1
É certeza que todos passam pelo Complexo de Édipo?
Não precisa que todos passem, sendo como qualquer fase que pode ser interrompida.
Pela psicanálise sim. O Complexo de Édipo é o processo na formação da personalidade pelo qual toda pessoa passa. O que ocorre, em algumas pessoas, é o entendimento do "amor do pai" ou "amor da mãe" pelo filho(a). (Chamado de complexo de Electra, por Jung, no caso da filha). Em muitos casos, há que ser trabalhado esse contexto, pois há dificuldades em relacionamentos amorosos por não terem sido muito bem elaborados na criança, gerando traumas que impedem o sentimento de prazer ou realização sentimental.
Isso inclui a percepção dos limites e regras com modo de se relacionar com pessoas na vida adulta.
De acordo com a Psicanálise o Complexo de Édipo não é uma etapa fundamental.
2
Para crises de identidade é aconselhável, Psicólogo ou Psicanalista?
Psicanalista.
Existem várias maneiras de se abordar esta condição, seja pela psicanálise, seja pela psicologia. O importante é que o paciente sinta-se à vontade com o profissional escolhido para que as questões que estão em jogo possam ser elaboradas com atenção e cuidado. Cada paciente se identifica com uma linha ou abordagem específica, de acordo com sua história de vida, sua relação com o mundo, etc. Dessa forma, pode ser interessante ouvir algumas indicações, ou pesquisar alguns profissionais diferentes antes de se engajar no tratamento de fato.
O Psicólogo e Psiquiatra também estudam a Psicanálise não de forma abrangente, mas cada um segue a sua linha de abordagem, sendo uma opção para o paciente.
Psicólogo.
3
Um Psicanalista apenas escuta ou aconselha?
Na psicanálise, em termos de fala dirigida ao paciente, o analista trabalha com a pontuação, a interpretação e o corte da sessão. Não irá discordar nem concordar com você e tampouco dar um direcionamento sugestivo para uma situação. Não te dirá o que fazer mas irá te ajudar a encontrar suas próprias respostas e possibilitará uma mudança de posição subjetiva que pode resultar num saber fazer diferente diante de situações aflitivas
Deve sempre opinar. Quem irá construir um bom percurso será você como Psicanalista e o seu desejo.
Existem orientações distintas e divergentes entre os Psicanalistas.
4
A Psicanálise auxilia na ansiedade?
A ansiedade auxilia em todos os sofrimentos menos na ansiedade.
A Psicanálise é uma teoria sobre o funcionamento psíquico e uma terapêutica para o sofrimento psíquico. Uma das formas em que temos conhecimento do sofrimento psíquico é a ansiedade.Inclusive a ansiedade se encontra como um dos primeiros sintomas de várias patologias psíquicas. A psicanálise como um tratamento vai se ocupar da linguagem que o inconsciente esta usando ,através do afeto da angústia e ansiedade para se manifestar . Assim ,a psicanálise vai tratar a ansiedade,sempre que o paciente a identificar como algo que prejudique a sua vida em qualidade.
Poderá ou não dependendo do paciente.
5
É possível fugir das pulsões?
Freud falava da "pulsão" como um "conceito fronteiriço, entre o anímico e o somático, como representante psíquico dos estímulos oriundos do interior do corpo que alcançam a alma, como uma medida da exigência de trabalho imposto ao anímico em decorrência de sua relação com o corporal".
Diante deste conceito é possível fugir das pulsões.
Podemos fugir e tentarmos ser melhores com o auxílio de um Profissional.
Em “As pulsões e seus destinos” de 1915, Freud sugere que “A pulsão, por sua vez, jamais atua como uma força momentânea de impacto, mas sempre como uma força constante. Como ela não ataca de fora, mas do interior do corpo, nenhuma fuga é eficaz contra ela.” Por isso, o autor sugere que os estímulos pulsionais seriam necessidades, e o que os suspenderia, satisfações. Tal satisfação só pode ser alcançada, segundo o autor, através de uma modificação adequada da fonte interna de estímulos.