1
Durante a idade média ocorreram diversos acontecimentos de suma importância para a história, e um deles foi a queda do Império Romano, sendo assim qual alternativa corresponde aos motivos que levaram a queda do império Romano?
A tentativa de conquistar mais terras, que acabou em derrota do Império Romano e problemas com a Igreja Católica, que era a principal instituição da maior religião da Europa o cristianismo.
A divisão entre ocidente e oriente, as invasões Germânicas e guerras com os Árabes.
Guerras internas, que acabaram deixando o Império em ruinas, após a tentativa de implementar a religião islã.
A desestruturação do exército romano, as crises econômicas ligadas ao escravismo romano e as invasões Germânicas.
2
Com a chegada dos povos germânicos em terras dominadas pelo império romano, eles levaram com si uma especialidade que os romanos não possuíam tanta proficiência. Qual especialidade foi essa?
Os povos germânicos eram povos extremamente engenhosos, e a produção de armas era o principal especialidade desses povos.
Os povos germânicos, eram extremamente superiores na agricultura e foram importantes pra revitalização da Europa.
Os povos germânicos, eram superior em política, e foram importantes para montar um sistema político diferente no império.
Os povos germânicos, eram um povo que focavam na arte e arquitetura superando por uma grande margem a arte e arquitetura romana.
3
Com a invasão dos povos germânicos a terras antes pertencentes ao Império Romano Ocidental e seu posterior estabelecimento nessas regiões, ocorreu o surgimento de novos reinos germânicos, marque a alternativa que contém alguns desses reinos.
Reino dos Francos, Reino dos Visigodos, Reino dos Ostrogodos e Reino dos Vândalos
Reino da França, Reino dos Visigodos, Reino dos Germânicos e Reino Italo-romano
Reino dos alemães, Reino dos Germânicos, Reino dos Ostrogodos e Reino da Italia
Reino dos Ostrogodos, Reino dos Germânicos, Reino dos Francos e Reino Polonês-Lituânio
4
As invasões germânicas durante os séculos IV e V precipitaram o processo de desagregação do Império Romano. Os povos germânicos saqueavam os territórios pelos quais passavam, eles utilizavam do saque para repor os recursos gastos durante a migração, esses saques ocorreram até esses povos chegarem em seus destinos finais, dentre as consequências desses saques está;
A fuga da população rural para os grandes centros urbanos os quais eram muito bem abastecidos de alimentos.
O militarismo, os saques germânicos geraram uma raiva dos romanos, raiva essa utilizada pelos cônsules para formar grandes legiões para combater os povos germânicos.
A construção de uma muralha de proporções colossais para manter esses povos germânicos fora do território romano.
A ruralização, com os centros de produção de alimentos atacados e as rotas comerciais fechadas, o abastecimento das cidades foi interrompido, gerando fome nas grandes cidades romanas.
5
O estabelecimento dos povos germânicos em terras antes pertencentes a romanos, trouxe mudanças profundas para esses povos, que acabaram assimilando parte da cultura romana, dentre essas mudanças podemos citar;
A mudança do sistema de governo dos povos germânicos de tribal para o sistema monárquico e a sua conversão ao cristianismos, abandonando suas crenças politeístas.
O estabelecimento de um sistema político tribal, no qual uma única família era responsável pelas tomadas de decisões dos povos.
Os povos germânicos abandonaram suas crenças e se converteram ao wicca, e a declararam a religião dos estados recém formados.
A conversão dos povos germânicos ao islamismo, religião predominante em territórios do império romano ocidental.
6
Com a queda do império romano, os germânicos eram divididos em clãs. Destaque os territórios do antigo império romano ocidental ocupado por cada clã respectivamente:
Vândalos na província da Polônia-Lituânia, Ostrogodos península Ibérica, Visigodos província Itálica, Francos na região da Suécia
Vândalos Província Franca, Ostrogodos província Inca, Visigodos província Itálica, Francos na região Ibérica
Vândalos Norte da Africa, Ostrogodos região Itálica, Visigodos península Ibérica e os Francos abrangiam a Europa inteira
Vândalos no Norte da África, Ostrogodos toda regi ão da Europa, Visigodos região norte da Itália, Francos península Ibérica
7
Com a ocupação germânica de territórios antes pertencente ao Império Romano ocidental, os povos germânicos começara a assimilar a cultura romana presente nesses locais. Um dos aspectos tratados nessa assimilação foi a linguagem, no qual os povos germânicos começaram a fundir sua língua de origem com a língua romana. Qual seria a língua falada pelos romanos?
Italiano
Grego
Latim
Romano
8
Um famoso historiador chamado Edward Gibbon, afirma que as possíveis causas da Igreja se tornar parte do Império romano, teve a principal causa sendo:
Invasões germânicas
Sobreposição da Igreja Católica sobre o paganismo
Crise da mão de obra escrava
Preocupação com a ruralização no Império Romano
9
Sobre as invasões germânicas, dois grandes historiadores relataram sobre elas, são eles:
Lucrécio e Julio Cesar
Horácio e Plauto
Tácito e Julio Cesar
Horácio e Seutônio
10
O império romano, utilizou da palavra "Barbaros" para definir os povos germanicos, qual o motivo da utilização dessa palavra pelos romanos?
Foi designada para chamar aqueles que eram descendentes da Bavária.
Foi utilizada de uma maneira equivocada, na tentativa de dizer que eram homens das cavernas.
Foi designada pois os romanos achavam os germânicos povos muito violento.
Para designar o povos que estavam fora dos limites do império romano e que por sua vez não tinham a mesma cultura e os mesmos costumes dos romanos.