1
Fernando Pessoa nasceu a 30 de novembro de 1935.
Falso
Verdadeiro
2
Uma das marcas da escrita de Fernando Pessoa foi a criação de heterónimos.
Verdadeiro
Falso
3
Ser poeta era a única ocupação de Fernando Pessoa.
Falso
Verdadeiro
4
Fernando Pessoa foi figura central do
Modernismo
Clasicismo
Romantismo
Realismo
5
Quais foram os principais autores do modernismo?
Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Luís de Camões
José Saramago, Fernando Pessoa, Almada Negreiros,
Mário de Sá Carneiro, José Saramago, Luís de Camões
Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros
6
Segundo o poeta, o sofrimento do povo ocorreu:
antes das conquistas portuguesas.
após as conquistas portuguesas
em virtude das conquistas portuguesas.
apesar das conquistas portuguesas.
7
A metáfora "Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal!" estabelece:
a profunda união entre as conquistas e o sofrimento do povo.
a inutilidade das conquistas portuguesas.
a força moral de portugal.
a incoerência do sofrimento diante das conquistas.
8
Além da metáfora, nos dois primeiros versos contém: (Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal!)
pleonasmo e hipérbole
apóstrofe e enumeração
antítese e pleonasmo
hipérbole e apóstrofe
9
As palavras que melhor definem o povo português, de acordo com as ideias contidas no texto, são:
inteligência e maturidade
grandeza e tenacidade.
preseverança e ambição
fé e competência
10
“Quantos filhos em vão rezaram!” Com este verso, entendemos que:
o sofrimento do povo foi inútil.
a religiosidade do povo português era inútil.
muita gente perdeu estes queridos por causa das conquistas portuguesas.
a força da fé contribuiu efetivamente para as conquistas do país.
11
Segundo o texto, para se ir sempre adiante é necessário:
objetivar sempre o progresso.
aceitar a dor.
crer no destino.
vencer o sofrimento.
12
O percurso do povo português na descoberta do mar foi caracterizado pela:
alegria e compaixão
dor e sofrimento
loucura e incômodo
alívio e calma
13
Qual é o esquema rimático do poema?
AABBCCDDEFEF
AABCBCDDEEFF
ABABCCDEDEFF
AABBCCDDEEFF
14
O poema pertence à:
4ª parte da mensagem
1ª parte da mensagem
2ª parte da mensagem
3ª parte da mensagem
15
A mensagem está dividida em:
5 partes.
4 partes.
2 partes.
3 partes.