QUIZ INDUTORES E INDUTÂNCIA.
Você sabe onde os indutores estão presentes no seu dia a dia? Neste quiz, vamos te desafiar a identificar as diversas aplicações dos indutores, desde os circuitos mais simples até os equipamentos eletrônicos mais complexos. Prepare-se para descobrir a importância desses componentes em filtros, transformadores e muito mais! Feito por: Eduardo Lima e Luís Octávio.
0
0
0
1
O que é um indutor?
Também chamado de bobina, são dispositivos formados por um fio esmaltado enrolado em volta de um núcleo, que ao passar uma corrente pelo fio cria ao seu redor um campo magnético.
Também chamado de enrolado, é um dispositivo que mantem uma corrente constante entre seus terminais independente da carga gerando energia que pode alimentar diversos componentes.
São componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica.
Formado por fios enrolados, é um dispositivo capaz de acumular cargas elétricas quando uma diferença de potencial é estabelecida entre seus terminais.
2
Quais são as utilidades de um indutor?
Serve para ligar componentes de um circuito fornecendo proteção contra campos eletromagnéticos.
Muitas vezes são usados para inverter a corrente de todo um circuito elétrico complexo. Impede também a fonte de queimar.
São usados para impedir (de forma reversível) a passagem de corrente em um circuito.
Podem ser usados em filtros e são utilizados para impedir variações bruscas da corrente elétrica nos circuitos em que estão inseridos. Também podem ser usados como eletroímãs.
3
Qual a importância do núcleo de um indutor e como diferentes materiais de núcleo afetam sua indutância?
Os indutores independem de núcleos e é usado apenas para segurar a bobina no lugar.
Os núcleos servem principalmente para diminuir a carga que passa pelo indutor, aumentando assim a tensão. Quanto mais denso for o material mais diminuí a carga.
Os materiais isolantes que separam as armaduras são chamados de núcleos e podem se tornar condutores, dependendo da sobrecarga nas armaduras. Existem indutores que utilizam diversos materiais dielétricos, como: ar, celulose, cerâmica, teflon e vidro.
O núcleo de um indutor ajuda a aumentar a indutância do componente, concentrando o campo magnético gerado pela bobina. Diferentes materiais têm características magnéticas distintas, afetando a eficiência e as propriedades do indutor.
4
Qual dos símbolos representa um indutor com núcleo de ferro?
Indutor de Ferro
Indutor de Ferro
Indutor de Ferro
Indutor de Ferro
5
Qual a formula para encontrar a indutância equivalente em indutores em série?
Leq = n . L
Leq = L1 + L2 + … + Ln
Leq = (L1 . L2) / (L1 + L2)
1/Leq = 1/L1 + 1/L2 + ... + 1/Ln
6
Qual a indutância equivalente do circuito?
1H
0.95H
11H
3.7H
7
Qual a indutância equivalente do circuito?
3.5H
10H
0.95H
11H
8
O que a unidade de medida weber (Wb) mede?
Mede a potência.
Mede a capacitância.
Mede a indutância.
Mede o fluxo magnético.
9
Qual a indutância equivalente dos indutores, considerando que eles estão com polaridades contrárias e coeficiente de acoplamento igual a 0,5.
7.5H
13H
6H
7H
10
O quê é indutância mútua?
A alteração da corrente no circuito quando tem 2 indutores em série.
Nenhuma das alternativas.
A capacidade de um indutor armazenar energia na forma de campo magnético
É a interferência causada pelo fluxo magnético de diferentes indutores, próximos uns dos outros, na indutância de cada um.