1
o que foi a guerra fria e durante quais anos se passa
uma guerra entre as potencias Eua e Urss que ocorreu entre 1957 e 1991
uma guerra entre as potencias Eua e Urss que ocorreu entre 1947 e 1981
uma guerra entre as potencias Eua e Urss que ocorreu entre 1947 e 1990
uma guerra entre as potencias Eua e Urss que ocorreu entre 1947 e 1992
uma guerra entre as potencias Eua e Urss que ocorreu entre 1947 e 1991
2
o que foi otan e o pacto de varsovia?em que anos foram assinados?
otan pacto entre paises capitalista 1955 e pacto de varsovia pacto entre paises comunitas em 1949
otan pacto entre paises capitalista 1949 e pacto de varsovia pacto entre paises comunitas em 1955
3
quais foram os países que a Alemanha foi dividida durante a guerra fria
França,Inglaterra,Eua,Urss
China,Inglaterre,Eua,Urss
Argélia,Inglaterra,Eua,Urss
4
o que foi o muro de Berlim?
muro que dividia a Alemanha ocidental[capitalista] da Alemanha oriental[comunista]
muro que dividia a Alemanha ocidental[comunista] da Alemanha oriental[capitalista]
5
em que ano o muro de berlim foi construido
1962
1961
1972
1971
1941
1951
1981
1861
6
A Guerra do Vietnã aconteceu entre...
1959 e 1975
1969 e 1975
7
O Muro de Berlim dividiu a cidade em duas partes durante 28 anos, separando famílias inteiras e, em última análise, um país. Para o mundo, ele se transformou num símbolo da Guerra Fria. Escolha a alternativa que explica a razão do Muro de Berlim ser um símbolo da Guerra Fria.
Como ocorreram milhares de fuzilamentos nas suas paredes por ambos os governos, o Muro acabou simbolizando a divisão mundial.
) Sem poder conter a fuga de pessoas entre as duas cidades, o governo de Berlim Ocidental, capitalista, decide construir uma barreira física na cidade berlinesa.
b) O Muro de Berlim foi edificado devido a uma das milhares de crises entre americanos e soviéticos que disputavam o território alemão.
a) A construção, realizada com o apoio dos soviéticos, separava não só a cidade, como duas maneiram bem distintas de pensar a política e a economia.
8
“A Cúpula da Islândia (1986) foi também um verdadeiro marco na superação da Guerra Fria. Pela primeira vez, os líderes das duas superpotências, Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchov, declararam publicamente a sua disposição de destruir armas já existentes. Tais medidas, negociadas e postas em prática mais tarde, foram o começo de um relacionamento de confiança entre as duas partes”. (https://www.dw.com/pt-br/1986-encontro-reagan-gorbatchov-marca-fim-da-guerra-fria/a-297464. Consultado em 9.12.2020). Em que medida a distensão nuclear cooperou para o fim da Guerra Fria?
Através do acordo de limitação de armas de médio alcance, as duas potências sinalizaram ao mundo uma postura diferente da que vinha sido tomada até então abrindo espaço para demais mudanças políticas.
O compromisso entre os dois países permitiu diminuir o poder bélico das duas potências e assim aumentar a confiança entre os dois líderes.
A destruição de armas nucleares de médio alcance acabou com vários empregos tanto nos Estados Unidos e União Soviética, onde a crise foi pior e acabou gerando o golpe de Estado que substituiu a Gorbatchov.
Esses acordos não tiveram nenhuma importância, pois a Guerra Fria terminou de maneira precipitada e descontrolada, com a Queda do Muro de Berlim e o desmoronamento da União Soviética.
9
Quais fatos são considerados como fim da Guerra Fria?
Queda do Muro de Berlim, em 1989 e fim da União Soviética, em 1991.
O fim da União Soviética, em 1991 e o final da ditadura de Pinochet, no Chile, em 1993.
Anúncio de eliminação de armas nucleares de médio alcance, em 1987, entre EUA e URSS e o fim da Guerra do Afeganistão, em 1992.
A Queda do Muro de Berlim, em 1989 e o anúncio da "perestroika" (reconstrução) da União Soviética, em 1986, que visava uma reforma no sistema socialista soviético.
10
"O Chile apresentava uma oportunidade única para demonstrar ao mundo que o socialismo era capaz de triunfar usando via eleitoral e pacífica. Nisto consistia sua atração e sua importância política para todo mundo, especialmente para as forças de esquerda." (Adaptado de “La Guerra Fría en America Latina”. Historia1Imagem. Publicado em 25.06.2007. Consultado em 30.11.2020). Quais foram as consequências da eleição de Salvador Allende, para a presidência no Chile, em 1970?
Nacionalização de empresas estrangeiras e apoio dos Estados Unidos às Forças Armadas chilenas.
Na América Latina, se verificam eleições de governantes de partidos de esquerda.
Instituição de um governo de caráter popular que seria reeleito em 1974.
Reconhecimento do governo Allende pelas forças conservadoras tanto interna como externamente.
11
A Corrida Espacial foi um dos acontecimentos mais espetaculares da Humanidade, no entanto, o objetivo não era apenas explorar o universo. Assinale a alternativa que expressa quais eram outros propósitos da Corrida Espacial:
Desenvolver mísseis intercontinentais e construir um escudo que protegesse cada nação dos mísseis do país inimigo.
Entender o funcionamento da Terra e de todo o Sistema Solar com o objetivo de colonizá-lo caso ocorresse uma guerra nuclear.
Criar uma central de inteligência e espionagem que permitisse conectar com todos os aliados e combater os inimigos das duas potências.
Canalizar o patriotismo e desviar a atenç ão dos cidadãos para os problemas que decorriam da Guerra Fria.
12
Dentre os conflitos que ocorreram por conta da disputa ideológica durante a Guerra Fria podemos citar:
Revolução Cubana
Revolução Francesa
Guerra Hispano-Americana
Guerra Russo-Japonesa
13
Duas organizações militares foram fundadas pela União Soviética e os Estados Unidos com o objetivo de garantir alianças dentro da lógica bipolar que o mundo vivia durante a Guerra Fria.
ONU e OEA
Pacto de Varsóvia e ONU
ONU e OTAN
Pacto de Varsóvia e OTAN
14
Por que o período histórico chamado “Guerra Fria” ganhou este nome?
A rivalidade entre EUA e URSS se deu apenas no campo cultural, comercial e político e não bélico.
As disputas do mundo bipolar passavam por fortalecer internamente o modelo político sem importar com a opinião exterior.
O arsenal de ambas as potências não era suficiente para garantir a destruição do adversário.
Não houve enfrentamentos de fogo direto entre os EUA e a URSS, apenas em zonas onde os dois países disputavam sua influência.
15
a otan e
Organização do Tratado do Atlântico Norte
Organização das Nações Unidas.
16
o que e a otan
Organização das Nações Unidas.
Organização do Tratado do Atlântico Norte
17
IFC - adaptado) Disputando áreas de influência em várias regiões do mundo, soviéticos e estadunidenses geraram um período de graves tensões políticas, que ficou conhecido como Guerra Fria. Entre os principais alvos dos governos dos Estados Unidos e da União Soviética, nesse período, estavam os países subdesenvolvidos, como eram então chamadas as nações mais pobres da América Latina, da Ásia e da África. O período foi marcado por guerras em algumas regiões do planeta, alianças militares supranacionais, corrida militar nuclear armamentista e corrida espacial. Fonte: COTRIM, G. História global. São Paulo: Saraiva, 2016, p.148. Sobre a guerra fria, analise as seguintes afirmativas: I. A Guerra da Coreia (1950-1953) determinou a seguinte divisão: Coreia do Norte socialista e Coreia do Sul capitalista. II. Os Estados Unidos foram os primeiros a produzir e utilizar armas nucleares. III. A corrida espacial foi marcada pelo pioneirismo soviético. A União Soviética foi o primeiro país a lançar um satélite artificial denominado Sputnik. IV. No período da Guerra Fria surgiu a Internet, que, no início, era restrita aos militares estadunidenses. V. Durante a Guerra Fria, ocorreu a Guerra do Vietnã. Os Estados Unidos, contando com o apoio do Vietnã do Sul, em 1975, conseguiram unificar o país por meio do socialismo, criando a República Democrática do Vietnã.Assinale a alternativa CORRETA referente às afirmativas anteriores.
Apenas a afirmativa IV está errada.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
18
(CPCON) A Guerra Fria, iniciada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), polarizou o contraste ideológico entre o capitalismo e socialismo, aprofundando um cenário de disputa internacional por novas tecnologias, armas nucleares, poder econômico, político e militar. Aqueda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética (1991) são fatos que simbolizaram o fim da Guerra Fria. Sobre o tema, é CORRETO afirmar:
Com o fim da bipolarização entre capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e sociais entre os países ricos e países pobres terminaram, havendo uma hegemonia do capitalismo, que busca desenvolver o princípio da igualdade
Após a Guerra Fria, surge uma nova lógica internacional, com novos blocos econômicos regionais; Japão, União Europeia e China destacam-se como centros políticos e econômicos de poder. Além disso, a nova divisão internacional evidencia, sob o crivo econômico, a distinção entre os países do Norte desenvolvido e do Sul subdesenvolvido.
A Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Unidos. Contudo, inicia-se uma nova guerra contra o terrorismo cujo principal objetivo é trazer a possibilidade de uma abertura de diálogo entre as grandes potências mundiais e os países periféricos.
O Brics apresenta, frente à Nova Ordem Mundial, a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria entre os países imperialistas e as nações neocoloniais.
19
Qual dos acontecimentos seguintes não teve relação com a Guerra Fria:
Ditaduras latino-americanas
Guerra da Coreia
Revolução Cubana
Guerra Civil Espanhola
Guerra do Afeganistão
20
A respeito da Guerra Fria, selecione a alternativa FALSA:
Depois da Crise dos Mísseis, os Estados Unidos não cumpriram sua parte no acordo e mantiveram os mísseis na Turquia.
Os Estados Unidos tiveram participação nos golpes militares que aconteceram no Brasil e Chile.
Em 1948, a União Soviética reconheceu a independência do Estado de Israel.
Os rebeldes afegãos que lutaram contra os soviéticos no Afeganistão foram treinados e armados com ajuda dos Estados Unidos.
21
Qual das nações seguintes NÃO possuiu um governo socialista durante os anos da Guerra Fria:
África do Sul
Camboja
Albânia
Polônia
22
A Guerra da Coreia, fruto da derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, proporcionou uma disputa da península coreana entre comunistas e capitalistas. Esse fato histórico tem relevância até os dias atuais, porque teve como resultado :I. O apoio da China e da União Soviética à península Sul-coreana, onde hoje fica a Coreia do Sul. II. A formação, em 1948, da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, ambas capitalistas até os dias atuais. III. O apoio dos norte-americanos ao governo sul-coreano consolidou o processo de desenvolvimento capitalista, integrando cada vez mais o regime capitalista e, como consequência, isolando a Coreia do Norte dos países chamados Tigres Asiáticos. Quais estão corretas?
Apenas III.
I, II e III.
Apenas I.
Apenas I e II.
23
Qual dos conflitos abaixo não teve relação com o contexto da Guerra Fria?
Guerra da Coreia
Segunda Guerra Ítalo-Etíope
Guerra do Vietnã
Guerra Civil Grega
Guerra do Afeganistão
24
Quando a Otan foi criada, em 1949, qual dos países abaixo não fazia parte dela?
Alemanha Ocidental
Estados Unidos
Noruega
Reino Unido
25
o que e a onu qundo foi criada
Organização do Tratado do Atlântico Norte 1945
Organização das Nações Unidas1945