1
01. Ardoroso defensor da liberdade do homem, lutou contra a escravização do índio e a desumanidade com que eram tratados os escravos. Considerado, pela crítica literária, o maior exemplo de conceptismo em Língua Portuguesa. Trata-se de:
Padre Antônio Vieira
Gregório de matos
Padre Eusébio de Matos
Padre José de Anchieta
Bento Teixeira
2
02. Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial. Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os governadores, os "falsos fidalgos". O fato é que seus poemas satíricos constituem um vasto painel ________, que ________ compôs com rancor e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.
da exploração do ouro em Minas - Cláudio Manuel da Costa.
do ciclo da cana-de-açúcar - Antônio Vieira.
da Bahia do século XVII - Gregório de Matos.
da sociedade mineira do século XVIII - Cláudio Manuel da Costa.
do Brasil do século XIX - Gregório de Matos.
3
03.Relacione este trecho ao seu respectivo estilo, de acordo com as informações contidas nas alternativas a seguir: Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te, Te lembra hoje Deus por sua igreja; De pó te fez espelho, em que se veja A vil matéria, de que quis formar-te.
ARCADISMO: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
MODERNISMO: Original e polêmico, o nacionalismo nele se manifesta pela busca de uma língua brasileira e informal, pelas paródias e pela valorização do índio verdadeiramente brasileiro.
BARROCO: O homem barroco é angustiado, vive entre religiosidade e paganismo, espírito e matéria, perdão e pecado. As obras refletem tal dualismo, permeado pela instabilidade das coisas.
PARNASIANISMO: A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas.
ROMANTISMO: A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional.
4
04. (UFRS) Com relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade nacional.
Os Sermões, do Padre Antônio Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupações do autor com problemas brasileiros da época, por exemplo, a escravidão.
Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.
Os conflitos éticos vividos pelo homem do Barroco corresponderam, na forma literária, ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas.
A escultura barroca teve no Brasil o nome de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do Barroco.
5
05. O barroco português teve início com a morte de ___ em 1580. No Brasil, ele teve início em ___ com a publicação da obra ___ de Bento Teixeira.
Bocage; 1598; Boca do inferno
Fernão Lopes; 1593; Música do Parnaso
Sá de Miranda; 1600; História da Custódia do Brasil
Gil Vicente; 1584; Eustáquios
Luís Vaz de Camões; 1601; Prosopopeia