1
1- A radioterapia conformacional está baseada no planejamento tridimensional, permitindo concentrar a radiação na área a ser tratada e reduzir a dose nos tecidos normais adjacentes. Dessa forma, o tratamento é mais eficaz, com poucos efeitos colaterais, diminuindo as complicações clínicas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Errada
Correta
2
Normalmente o câncer de pulmão apresenta sintomas em seu estágio inicial, o que facilita, o diagnóstico precoce.
Falso
Verdadeiro
3
O câncer de pulmão é o segundo tipo de câncer de maior incidência em mulheres, o quarto tipo de câncer de maior incidência em homens no país.
Verdadeiro
Falso
4
Os efeitos colaterais da radioterapia dependem do local que é irradiado e da dose administrada, podendo incluir: Fadiga, náuseas e vômitos, Perda de apetite e perda de peso.
Verdadeiro
Falso
5
A hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado.
Correta
Errada
6
A radioterapia na região do tórax pode danificar os pulmões e provocar tosse, problemas respiratórios , falta de ar e intestinal.
Falso
Verdadeiro
7
O tratamento de radioterapia é constituindo de radiação eletromagnética de alto comprimento de onda.
Falso
Verdadeiro
8
É um tipo de radioterapia estereotáxica que normalmente libera a dose de radiação total em apenas 4 sessões. A cirurgia estereotáxica ou radiocirurgia é outro meio de utilização da radioterapia para tratamento de tumores cerebrais. Não é uma cirurgia em si, mas uma aplicação precisa e muito bem focalizada da radiação. O tecido normal, que fica em volta do tumor, recebe pouca ou nenhuma radiação. A técnica mais utilizada é conhecida como gama knife, que usa um tipo de capacete especial, para manter a cabeça na posição correta durante o tratamento.
Verdadeiro
Falso
9
O câncer de pulmão é um dos tipos de câncer com menor incidência e uma das principais causas de cura por câncer no Brasil.
Verdadeiro
Falso
10
Radiocirurgia estereotáxica é uma forma de radioterapia tridimensional, no qual o equipamento se move em torno do paciente, enquanto libera a radiação. Essa técnica é usada na maioria das vezes, para tumores localizados próximos a estruturas importantes, como a medula espinhal.
Verdadeiro
Falso