1
Um grupo de compostos, denominado ácidos graxos, constitui a mais importante fonte de energia na dieta do homem. Um exemplo destes é o ácido linoleico, presente no leite humano. A sua fórmula estrutural simplificada é CH 3[CH2] 4[CH]2CH2[CH]2[CH2]7 COOH Sua cadeia carbônica é classificada como
Aberta, ramificada, saturada e homogênea
Aberta, normal, insaturada e heterogênea
Aberta, normal, insaturada e homogênea
Aberta, normal, saturada e homogênea
2
Um método para determinação do teor de etanol na gasolina consiste em mistura volumes conhecidos de água e de gasolina em um frasco específico. Após agitar o frasco e aguardar um período de tempo, medem-se os volumes das duas fases imiscíveis que são obtidas: uma orgânica e outra aquosa. O etanol, antes miscível com a gasolina, encontra-se agora miscível com a água. Para explicar o comportamento do etanol antes e depois da adição de água, é necessário conhecer
o ponto de ebulição dos líquidos
o tamanho das moléculas.
o tipo de interação entre as moléculas
a densidade dos líquidos.
3
O octano é um dos principais constituintes da gasolina, que é uma mistura de hidrocarbonetos. A fórmula molecular do octano é:
C18H38
C12H24
C8H14
C8H18
4
. Na fabricação de tecidos de algodão, a adição de compostos do tipo N-haloamina confere a eles propriedades biocidas, matando até bactérias que produzem mau cheiro. O grande responsável por tal efeito é o cloro presente nesses compostos. A cadeia carbônica da N-haloamina acima representada pode ser classificada como:
homogênea, insaturada, ramificada.
heterogênea, insaturada, normal.
homogênea, saturada, normal
heterogênea, saturada, ramificada
5
A combustão completa de um hidrocarboneto levou à formação do mesmo número de moles de CO2 e H2O. Quando esse composto foi colocado em presença de H2 e de um catalisador, observou-se o consumo de um mol de H2 por mol do composto orgânico. Em relação a esse composto, é correto afirmar que se trata de um hidrocarboneto:
Alifático acíclico insaturado
Aromático.
Alifático acíclico saturado.