1
Local onde habita?
Eles viviam em cavernas.
Na época da chegada dos europeus, viviam nas regiões entre rios Uruguai, Iguaçu e Paraná, atualmente sul do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraguai, norte da Argentina e Uruguai.
2
Sua população?
Atualmente sua população é de 67.000.
No Brasil, segundo dados da FUNASA e FUNAI, em 2008,aproximadamente 51.000 indivíduos, localizados principalmente no Mato Grosso do Sul.
3
Quais são suas principais características Culturais?
Tudo que o Guarani faz e constrói tem haver com espiritualidade, expressa através da música. Eles têm várias crenças, o Deus é considerado um herói. São silenciosos, mas suas palavras são ricas em imagens e expressão. O artesanato é sempre preocupado em retratar a mata e os seres vivos. Fazem tecelagens com pedaços de peles de cobras, onças e outros. Nas aldeias dos índios haviam chefes e caciques, que eram curadores, etc.
Suas principais características culturais, os homens cuidão das casas e as mulheres vão caçar.
4
Quais são os principais problemas enfrentados por eles e o encaminhamento das soluções?
Enfrentavam graves problemas fundiários. Entre 1910 e 2000 a intervenção do Estado brasileiro voltou-se para a criação de aldeamentos.
Muitas famílias guarani foram expulsas e despejadas de suas terras por colonos brancos que passaram a ocupá-las e a erigirem fazendas. Na maioria dos casos estas ações não foram, contudo, bem sucedidas, já que os Ñandeva e Kaiowa persistiram em suas características de distribuição espacial e mobilidade territorial, mesmo obrigados a considerar os limites impostos pela intervenção colonial.
Eles n ligavam para os seus problemas, deixavam de lado e iam fazer suas tarefas, caçar, cuidar de suas plantações e etc.
5
Oque é a antropofagia?
Antropofagia é um ato ritual de comer uma ou várias partes de um ser humano. Os povos que praticavam esse ritual faziam pensando que, assim iriam ter a vingança do seu povo morto pelo bando do prisioneiro
Antropofagia é o nome dado pelos Tupis a casa deles.