1
“No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana.” Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está:
A beleza das paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotógrafos para aquela região.
A existência de terras férteis que incentivaram a ida para o Oeste de agricultores que buscavam ampliar suas plantações de algodão.
O desejo de fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali desde o período da colonização.
A possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus.
2
Na Grécia Antiga, as principais cidades-estado foram:
Babilônia e Esparta
Babilônia e Atenas
Esparta e Roma
Atenas e Esparta
3
Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade começaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos séculos IV e V, a fragmentação territorial aprofundou-se ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germânicos. Quanto à desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta:
A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “povos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões.
O paganismo introduzido no Império Romano pelas tribos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encerrando o apoio da Igreja ao imperador e, consequentemente, fazendo ruir o império.
O êxodo rural causado pelos ataques dos povos germânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último imperador romano.
A língua oficial do Império Romano, o latim, ao fundir-se com os idiomas falados pelos invasores, deu origem às línguas germânicas, dificultando a administração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma.
4
Foi durante o período da Monarquia que a cidade de Roma foi constituída, dando origem posteriormente ao maior Império da Antiguidade. Sobre o mito de origem da cidade de Roma é correto afirmar que:
Foi fundada por Rômulo e Remo, abandonados no rio Tibre e amamentados por uma loba.
Foi fundada por César e Otávio Augusto, após as vitórias militares na Gália.
Foi fundada por Cícero e Tito Flávio, órfãos amamentados por uma cabra.
Foi fundada pelos irmãos Tibério e Caio Graco, criados por uma loba.
5
Gostou do quiz? (Vou ser sincera com você, coloquei essa pergunta só pra ter o número mínimo de questões e vou te ajudar falando que a opção certa é "Sim!").
Não!
Sim!