1
Analise a afirmação a seguir: A imagem da Terra vista da Lua é muito diferente daquela que temos da Lua a partir da Terra, e a diferença reside na atmosfera terrestre (RAMOS & LEITÃO, 1991) Com base na afirmação acima, julgue as asserções: I. Apenas possui atmosfera os astros que possuem campo gravitacional suficiente para a reter; II. A atmosfera não é igual em todos os astros, existindo diferenças na composição e na espessura, de acordo com sua origem; III. O Sol, a lua, Marte e Plutão são exemplos de as
II, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
2
As características abaixo descrevem uma camada da atmosfera terrestre: (1) Se estende do nível do mar até 15 quilômetro de altitude; (2) É a camada que se encontra mais próxima de nós, possui contato com a superfície da Terra; (3) Sua temperatura diminui conforme se o aumenta a altitude; (4) É a camada que mais sofre agressões antrópicas pela poluição do ar. Partindo da análise das características da atmosfera apresentadas, é possível concluir que elas descrevem a:
Estratosfera.
Mesosfera.
Termosfera.
Troposfera.
Exosfera.
3
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. No Brasil, a agropecuária é uma das líderes de emissões de gases do efeito estufa no país, junto com o manejo da terra e consumo de combustíveis. PORQUE II. Os altos índices de emissão no setor agrícola se devem à expansão do rebanho bovino e o aumento do uso de fertilizantes nitrogenados. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre as asserções:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4
De maneira geral, a atmosfera possui algumas funções que subsidiam nossa vida terrestre, dentre elas podemos citar:
Proteção, uma vez que a atmosfera impede que a maioria dos meteoros se aproxime da órbita da Terra.
Conservação da temperatura, uma vez que o calor acaba sendo reemitido para o espaço e parte dele fica retida na termosfera, permitindo a vida na Terra.
Conservação da temperatura, uma vez que alguns gases da atmosfera podem reter calor, evitando assim amplitudes térmicas muito variadas.
Impedimento da passagem de quaisquer raios ultravioleta, nocivos à vida, por meio da mesosfera.
Proteção, uma vez que os gases da atmosfera são capazes de absorver parte da poluição para que não se acumulem na superfície da Terra.
5
Com o surgimento dos seres aeróbios na Terra, ficou estabelecido então uma relação entre os seres aeróbios, a respiração e a fotossíntese. Sobre o surgimento do oxigênio na Atmosfera Terrestre, assinale a alternativa correta:
O processo de concentração de oxigênio na atmosfera aconteceu de maneira rápida, uma vez que os vegetais pioneiros foram eficientes no processo de respiração.
O oxigênio na Terra só é existente na atmosfera atual, que possui variedade de animais, diminuindo a concentração de gás carbônico e aumentando a concentração de oxigênio.
O gás carbônico se acumulou na atmosfera primitiva pois era um subproduto do processo de fotossíntese e não tinha função até então, uma vez que ainda não existiam organismos aeróbios.
O gás carbônico na atmosfera primitiva existiu em maior concentração somente até o aparecimento da água no estado líquido, que condensou liberando oxigênio.
Com o surgimento dos primeiros organismos vegetais, o oxigênio foi se acumulando na atmosfera terrestre, já que ainda não existiam organismos que faziam respiração para o consumir.
6
Atualmente a poluição atmosférica vem sendo uma das problemáticas ambientais mais complexas, sendo responsável por problemas de saúde em milhões de pessoas no mundo todo. Com base em seu conhecimento sobre poluição atmosférica é possível afirmar que:
Os danos ambientais e à saúde humana podem ultrapassar municípios, estados e até países, tornando o impacto global.
Apenas os gases provenientes de emissões atmosféricas de indústrias e automóveis são considerados poluentes.
A poluição associada às emissões de veículos não é mais preocupante devido ao desenvolvimento de veículos mais eficientes.
. A indústria têxtil possui grande responsabilidade na emissão de poluentes, uma vez que lida com produtos tóxicos.
A qualidade do ar é monitorada apenas a nível de país, uma vez que cada um possui sua própria regulamentação.
7
Poderá determinar o comportamento da água da chuva no solo, que pode ser infiltração, propiciando solos profundos, húmidos e a formação dos aquíferos; apenas escoamento pela superfície, ocasionando erosão; ou a acumulação, formando as áreas de várzea Assinale a alternativa que apresenta o fator de formação do solo apresentado no texto:
Tempo.
Precipitação.
Relevo.
Material de Origem.
Clima.
8
Ao conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que atuam sobre as rochas, desintegrando-as e decompondo-as, chamamos de:
Degradação
Formação do solo.
Erosão.
Horizontes.
Intemperismos.
9
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As atividades agrícolas são responsáveis por grande parte da contaminação do solo, uma vez que utilizam em larga escala agrotóxicos (herbicidas, inseticidas e fungicidas), adubos e calcários. PORQUE II. Os metais pesados encontrados nos agrotóxicos, em altas concentrações ou acumulados ao longo do tempo nos organismos, podem causar diferentes distúrbios no metabolismo dos seres vivos. Assinale a alternativa que contém a relação correta:
As asserções I e II são corretas, e a II justifica a I.
A asserção I é falsa e a asserção II é correta.
As asserções I e II são corretas, entretanto a II não justifica a I.
A asserção I é correta e a asserção II é falsa.
As asserções I e II são falsas.
10
Analise os acontecimentos abaixo: I. Diminuição da produtividade de uma certa lavoura; II. Contaminação da água por chumbo resultante de baterias mal descartadas III. Desmoronamento de encostas após chuvas recorrentes; IV. Assoreamento de um rio; Assinale a alternativa que apresenta o(s) acontecimento(s) decorrente(s) de impactos ambientais negativos ao solo:
I, III e IV, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
11
Leia a afirmação a seguir: O granito, maciço, não tem planos de fraqueza, podendo permanecer sem grandes alterações por séculos; enquanto o folhelho, que é uma rocha sedimentar, apresenta planos de acamamento e pode romper-se facilmente ao longo destes planos. Imagine o granito e o folhelho como materiais de origem para a formação de um solo. Agora, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta a correta relação entre o tipo de rocha e o tempo de formação do solo:
O granito levará um menor tempo para formação de um solo, uma vez que seu material será mais susceptível aos intemperismos.
Apesar de possuírem diferentes durezas, o folhelho poderá levar mais tempo para formar um solo, caso enfrente menos intemperismos climáticos que o granito.
O folhelho levará um maior tempo para formação de um solo pois, por ser rico em cálcio. não permite a ação de intemperismos.
O folhelho levará um menor tempo para formação de um solo pois, por ser material sedimentar já pulou uma etapa no processo de formação.
Apesar de possuírem diferentes durezas, tanto o granito quanto o folhelho levarão o mesmo tempo para formar um solo pois o que irá decidir o tempo de formação do solo é apenas o relevo.
12
A classificação dos solos pode ser obtida somente a partir da avaliação de diferentes dados (morfológicos, físicos, químicos e também dos perfis que eles apresentam). Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA, S/D), a classificação de um solo se inicia com a descrição morfológica do seu _____________ e com a coleta de amostra em campo. Assinale a alternativa que contém a palavra que completa corretamente a lacuna acima:
Perfil
Relevo
Clima
Material de origem
Horizonte
13
São territórios com identidade própria, tanto em seus aspectos físicos quanto naturais e socioculturais. Podem ser consideradas unidades de gestão de elementos tanto naturais quanto sociais, sendo possível observarmos mudanças ambientais ocasionadas pelo homem bem como as respostas dos ecossistemas. O texto está abordando o seguinte conceito:
Recursos Hídricos.
Aquíferos.
Bacias Hidrográficas
Unidades de Conservação.
Águas Subterrâneas.
14
Após cair no solo, a água das chuvas pode escoar superficialmente ou ser absorvida pelo solo. No subsolo possuímos reservas chamados ____________ e _______________. Apesar de ambos possuírem praticamente a mesma formação, decorrente de águas provenientes de infiltração de chuvas, um ______________ se encontra em um nível mais profundo e preenche poros e fissuras de rochas. Os termos que preenchem corretamente as lacunas, na sequência em que são apresentadas no texto são:
Aquíferos; Lençol Freático; Lençol Freático.
Bacias Hidrográficas; Aquífero; Aquífero.
Águas Subterrâneas; Lençol Freático; Aquífero.
Lençol Freático; Aquífero; Aquífero.
Bacias Hidrográficas; Lençol Freático; Lençol Freático.
15
Alguns fatores irão influenciar tanto na quantidade de água quanto na velocidade que ela irá circular na Terra. Dentre esses fatores, assinale a alternativa que contém apenas itens corretos:
vegetação, topografia, temperatura
tipo de solo, vegetação, densidade populacional.
tipo de solo; topografia; bacias hidrograficas.
topografia; vegetação; bacias hidrográficas.
temperatura; umidade; precipitação.
16
Analise as asserções abaixo e a relação entre elas: I. A análise sobre os impactos do ser humano aos recursos hídricos deve ser realizada com base no fator qualidade, mas também no fator disponibilidade PORQUE II. Países que são tidos com grande disponibilidade hídrica, como o Brasil, já vêm apresentando problemas com escassez de recursos hídricos em regiões que não eram consideradas secas no passado Assinale a alternativa que contém a correta relação entre as asserções:
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II são verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
17
O Brasil possui 13% de toda a água doce disponível no planeta, sendo que destes 81% estão concentrados na Região Amazônica, onde está o menor contingente populacional (cerca de 5% da população brasileira). As regiões do Brasil banhadas pelo Oceano Atlântico possuem apenas 2,7% dos recursos hídricos brasileiros e concentram 45,5% da população do País (ANA, 2015). Com base eu seus conhecimentos e nos dados contidos no texto acima, assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre as bacias hidrog
A Bacia Amazônica é a maior e representa também a maior concentração populacional do país
A Bacia Amazônica possui a maior disponibilidade de água enquanto as Bacias do Atlântico possuem a maior concentração populacional.
As Bacias Paraguai e Uruguai não podem ser analisadas em termos de disponibilidade de água pois não são bacias brasileiras.
A Bacia Atlântico NE Oriental passará a ser abastecida com a Bacia do São Francisco após o projeto de transposição e se tornará mais volumosa que as demais.
A Bacia Amazônica possui a maior concentração populacional enquanto as Bacias do Atlântico juntas somam a maior disponibilidade de água.
18
De acordo com a ANA (2015), considerando os pontos de monitoramento de qualidade da água, tanto no campo quanto nas cidades, 82% dos pontos avaliados em área rural possuem qualidade considerada boa e 6% ruim. Já para os pontos avaliados nas cidades, a água foi considerada boa em 48% deles, e ruim em 21%. O Índice de Qualidade da Água (IQA) considera parâmetros como:
Oxigênio dissolvido; Nitrogênio total; Fósforo total e Temperatura da água
Oxigênio total; Nitratos totais; Temperatura da água e Disponibilidade Regional.
Nitratos totais; Localização da bacia hidrográfica e Temperatura da água.
Localização da bacia hidrográfica; Oxigênio dissolvido e Nitrogênio total.
Disponibilidade Regional; Nitrogênio total e Oxigênio dissolvido.
19
Quatro novos projetos hidroambientais estão em andamento na bacia do rio São Francisco, beneficiando três municípios mineiros e um sergipano. Iniciativa do Comitê do São Francisco, as obras visam recuperar áreas degradadas e criar novas alternativas de preservação ambiental. Em comum, os projetos no Alto São Francisco apontam para medidas de preservação das águas do Velho Chico (ou seus afluentes), a exemplo da construção de curvas de nível para conter a velocidade da água da chuva e o assoreamento do rio.
O texto trata de projetos ambientais que visam recuperar áreas degradadas e preservar águas subterrâneas que se encontram mais próximas da superfície terrestre, diretamente afetadas pela vegetação do local que se encontra.
O texto trata de uma abordagem pouco usual para conservação do solo e da água, uma vez que para os projetos serem mais eficientes deviam estar focados em áreas subterrâneas e não águas superficiais.
O texto trata a importância da preservação das bacias hidrográficas, que são reservas de água continuamente abastecidas por meio da infiltração da chuva e de outras fontes subterrâneas.
O texto trata de projetos ambientais voltados para uso e conservação do solo, focando em recuperação de áreas degradadas e construção de curvas de nível para conter a erosão hídrica.
O texto trata de importantes projetos para recuperação de áreas degradadas, visando novas alternativas de preservação das bacias hidrográficas, que compõe as nascentes e os rios afluentes, chamados de águas superficiais
20
Há uma troca entre planta e microrganismos. Os fungos micorriza que vivem no solo contribuem no aumento da capacidade de absorção do fósforo (P) e da água, e conferem maior resistência às plantas nos casos de estresse. Um solo saudável é necessário para que as plantas e as pessoas sejam saudáveis. Mas por que insistimos em considera-lo como um mero substrato ao qual utilizamos desenfreadamente sem pensar nas consequências futuras? Todos querem solos saudáveis mais poucos se preocupam com o que degrada o so
I, II e III
II e III, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
21
Leia a notícia abaixo e analise a imagem que é apresentada em seguida: O pampa virou areia: agronegócio intensifica processos de erosão no bioma gaúcho. O agricultor Claudio Hamilton Pereira da Luz vê com desgosto a mancha de areia que se forma em meio à sua plantação de milho em Passo Novo, no Sudoeste do Rio Grande do Sul. “É por causa do mau uso da terra”, explica o pequeno produtor, que mora no assentamento Novo Alegrete, a 520 km de Porto Alegre. “Até maio de 2008, aqui era uma fazenda de soja. A afir
Pela retirada da cobertura vegetal natural, deixando o solo mais exposto ao vento e às tempestades.
Pela retirada da cobertura vegetal natural e o uso constante da terra para cultivo, chamada erosão geológica.
Pela utilização agrícola no relevo em declive, que possibilita que a água das chuvas degrade o solo.
Pelo esgotamento de nutrientes do solo que ocorre no cultivo de culturas perenes.
Pelo clima da região dos pampas que é propício ao maior intemperismo nas rochas e consequentemente à erosão geológica.
22
O projeto de nascente modelo foi implantado no ano de 2013 no Município de Pedranópolis e vem dando resultados positivos na preservação e manutenção da área. Esta nascente tem acesso fácil e pode ser visitada pela população que assim desejar, sendo possível após autorização, pois fica em área particular do Município. O Programa Municipal de recuperação de nascente, serve para receber visitas e ser demonstrada, bem como distribuímos mudas aos agricultores que tenham interesse em recuperar suas nascentes.
A conservação das nascentes é importante pois são elas que irão influenciar diretamente na quantidade de água que irá circular na Terra.
As nascentes são alimentadas pelas águas dos lençóis freáticos, decorrentes de águas provenientes de infiltração de chuvas, em um nível profundo nas rochas.
Entende-se por nascente o afloramento das águas provenientes das raízes das plantas, que vai alimentar as águas superficiais, formando nossos rios e oceanos e mantendo o ciclo hidrológico constante
Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático, que vai alimentar as águas superficiais, formando nossos rios e oceanos e mantendo o ciclo hidrológico constante
As nascentes são alimentadas pelos aquíferos, que são as águas subterrâneas mais próximas da superfície terrestre, diretamente afetado pela vegetação do local que se encontra.
23
Leia o trecho abaixo retirado de uma matéria publicada pela revista Veja no mês de abril de 2017: Cassini revela imagens inéditas da atmosfera de Saturno A sonda fará uma série de manobras entre os anéis do gigante gasoso, entrando em sua atmosfera e enviando informações à Terra até que pare de funcionar. Por seu valor científico, essa fase está sendo chamada de “Grand Finale” pelos astrônomos. Apenas possui atmosfera os astros que possuem campo gravitacional suficiente para a reter. Assim como o Planeta
Lua, Urano, Vênus.
Mercúrio, Urano, Netuno.
Vênus, Marte, Mercúrio.
Vênus, Marte, Júpiter.
Plutão, Marte, Lua.
24
A edição desta lei marca o inicio de uma nova fase da história da legislação ambiental no Brasil, denominada holística. Após esse marco outras políticas importantes foram editadas e são muito importantes para base legislativa do país. Assinale a alternativa que contém o nome da lei referida no trecho destacado em negrito.
Política Nacional do Meio Ambiente.
Sistema Nacional do Meio Ambiente.
Constituição Federal de 1988.
Política Nacional dos Recursos Hídricos.
Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
25
Em relação ao Direito Ambiental, leia as seguintes afirmativas: 1. Referente ao conjunto de técnicas, regras e instrumentos jurídicos estruturados, para assegurar um comportamento que não atente contra a sanidade mínima do meio ambiente. 2. É reconhecido atualmente como um direito fundamental. 3. É influenciado pelas teorias modernas de integralidade e visa a proteção não somente dos recursos naturais de uma forma unitária, mas todos os itens unitários em conjunto bem como as suas relações e interações. Em
1 – V; 2 – F; 3 – V.
1 – V; 2 – V; 3 – F.
1 – F; 2 – V; 3 – V
1 – F; 2 – V; 3 – F
1 – F; 2 – F; 3 – V.
26
Uma breve retrospectiva histórica da legislação ambiental pode demonstrar como é recente nossa percepção da proteção integral do meio ambiente. No passado não havia uma legislação concisa a respeito desta temática, somente leis isoladas e tecnicistas. No contexto histórico da legislação ambiental no Brasil assinale a alternativa que conter a denominação da fase em que a preocupação com o meio ambiente passou a ser integral.
Fase de responsabilidade.
Fase holística.
Fase fragmentária.
Fase democrática.
Fase da prevenção.
27
O princípio ___________ (1) refere-se à obrigação de arcar com os custos da reparação ou compensação ambiental pelos danos causados ao meio ambiente em decorrência de quaisquer atividades. Ele não deve ser confundido com o princípio _________________ (2), muito similar. Qual das alternativas a seguir denominam corretamente os princípios do Direito Ambiental 1 e 2 mencionados acima?
(1) Princípio de responsabilidade e (2) Principio de gestão democrática.
(1) Princípio de prevenção e (2) Principio de poluidor-pagador.
(1) Princípio poluidor-pagador e (2) Princípio de responsabilidade.
(1) Princípio de responsabilidade e (2) Princípio pagador-poluidor.
(1) Principio de gestão democrática e (2) Princípio de responsabilidade.
28
Em relação à Constituição Federal (CF) de 1988, leia as seguintes alternativas: I. É o documento onde está descrito um conjunto de regras de governo que rege o ordenamento jurídico do Brasil. II. Um capítulo da CF trata do tema meio ambiente e além de estabelecer seu conceito normativo, constitui uma complexa rede de direitos e deveres, sendo obrigação do Estado e da sociedade a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. III. Foi a primeira constituição Federal feita para o Brasil. Avalie as
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas
I e II, apenas
29
As teorias modernas de integralidade influenciaram mudanças significativas na base ____________ do Direito Ambiental que atualmente não visa somente a ___________ de recursos naturais ___________ e sim a proteção___________ do meio ambiente. Qual das alternativas a seguir possuem as palavras que preenchem adequadamente as lacunas apresentadas no parágrafo acima?
Pratica; degradação; isolados e integral, respectivamente.
Conceitual, degradação; isolados e integral, respectivamente.
Conceitual, proteção; isolados e parcial, respectivamente.
Conceitual; proteção; isolados e integral respectivamente
Pratica; proteção; isolados e integral, respectivamente.
30
“A imagem da Terra vista da Lua é muito diferente daquela que temos da Lua a partir da Terra, e a diferença reside na atmosfera terrestre”. (RAMOS; LEITÃO, 1991, p. 53) Com base na afirmação, julgue as asserções: I. Apenas possui atmosfera os astros que têm gravitacional suficiente para retê-la. II. A atmosfera não é igual em todos os astros, existindo diferenças na composição e na espessura, de acordo com sua origem. III. O Sol, a Lua, Marte e Plutão são exemplos de astros que apresentam massa pequena e p
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
31
. Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. No Brasil, a agropecuária é uma das líderes de emissões de gases do efeito estufa, junto com o manejo da terra e consumo de combustíveis PORQUE II. Os altos índices de emissão no setor agrícola se devem à expansão do rebanho bovino e ao aumento do uso de fertilizantes nitrogenados. (O DIA, [s.d.], [s.p.]) Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre as asserções: a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma pr
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
32
I. Diminuição da produtividade de uma certa lavoura. II. Contaminação da água por chumbo resultante de baterias mal descartadas III. Desmoronamento de encostas após chuvas recorrentes. IV. Assoreamento de um rio. Assinale a alternativa que apresenta o(s) acontecimento(s) decorrente(s) de impactos ambientais negativos ao solo:
I e II, apenas
I, III e IV, apenas
I e IV, apenas
I, II, III e IV
I, apenas.
33
“O granito, maciço, não tem planos de fraqueza, podendo permanecer sem grandes alterações por séculos; enquanto o folhelho, que é uma rocha sedimentar, apresenta planos de acamamento e pode romper-se facilmente ao longo destes planos. (Fonte: AÇÃO SONDAGENS. Rochas e Solos: Geologia. Disponível em: <http://www. acaoengenharia.com.br/rochas-e-solos/>. Acesso em: 6 jun. 2017). Imagine o granito e o folhelho como materiais de origem para a formação de um solo. Agora, dentre as alternativas a seguir, assina
a) Apesar de possuírem diferentes durezas, tanto o granito quanto o folhelho levarão o mesmo tempo para formar um solo, pois o que irá decidir o tempo de formação do solo é apenas o relevo.
O folhelho levará um maior tempo para formação de um solo, por ser rico em cálcio, e não permitir a ação de intemperismos.
Apesar de possuírem diferentes durezas, o folhelho poderá levar mais tempo para formar um solo, caso enfrente menos intemperismos climáticos que o granito.
O granito levará um menor tempo para formação de um solo, uma vez que seu material será mais suscetível aos intemperismos.
O folhelho levará um menor tempo para formação de um solo, por ser um material sedimentar que já pulou uma etapa no processo de formação.
34
A classificação dos solos pode ser obtida somente a partir da avaliação de diferentes dados (morfológicos, físicos, químicos e, também, dos perfis que eles apresentam). Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a classificação de um solo se inicia com a descrição morfológica do seu _____________ e com a coleta de amostras em campo. Assinale a alternativa com a palavra que completa corretamente a lacuna da frase anterior:
Perfil
Clima
Relevo
Horizonte
Material de origem
35
De acordo com a ANA (2015), considerando os pontos de monitoramento da qualidade da água no campo e nas cidades, 82% dos pontos avaliados em área rural possuem qualidade considerada boa e 6% ruim. Já para os pontos avaliados nas cidades, a água foi considerada boa em 48% deles e ruim em 21%. O Índice de Qualidade da Água (IQA) considera parâmetros como:
Oxigênio dissolvido; nitrogênio total; fósforo total e temperatura da água.
Oxigênio total; nitratos totais; temperatura da água e disponibilidade regional.
Disponibilidade regional; nitrogênio total e oxigênio dissolvido.
Nitratos totais; localização da bacia hidrográfica e temperatura da água
Localização da bacia hidrográfica; oxigênio dissolvido e nitrogênio total
36
Em relação à Constituição Federal de 1988, leia as seguintes afirmações: I. É o documento que descreve um conjunto de regras de governo que rege o ordenamento jurídico do Brasil. II. Um capítulo da CF trata do tema meio ambiente e, além de estabelecer seu conceito normativo, constitui uma complexa rede de direitos e deveres, sendo obrigação do Estado e da sociedade a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. III. Foi a primeira Constituição Federal feita para o Brasil
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
lI, apenas.
II e III, apenas.