Quiz de Geografia - Urbanização do Brasil
Lista de exercícios sobre conteúdos relacionados à geografia urbana do Brasil.
0
0
0
1
Questão 1 No início da segunda metade do século XX, o processo de urbanização do Brasil promoveu mudanças radicais na cidade. As ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde é o primeiro caso de vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não é muito diferente. O transporte público deve ser prejudicado. A relação entre transporte e urbanização é explicada no artigo da seguinte forma:
Retirada do investimento estatal para transporte público.
Presença da hegemônia do transporte alternativo nos periferias das
cidades.
Predominância do transporte rodoviário associado à penetração das
multinacionais automobilísticas.
Aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção
do transporte metroviário.
Demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha
urbana.
2
Questão 2 Dos estudos sobre a urbanização no Brasil sabemos que:
Os movimentos pendulares não ocorrem em nossos centros urbanos.
Se existe em nosso país o processo de conurbação, ele não é consequência do desenvolvimento industrial.
Não existe em nosso crescimento urbano o fenômeno da conurbação.
O crescimento urbano depende do crescimento rural.
São Paulo e Rio de Janeiro funcionam como metrópoles nacionais, pois exercem influência sobre todo o território brasileiro.
3
Questão 3 A urbanização no Brasil foi um fenômeno da segunda metade do século XX e pode ser considerada um fenômeno recente. As características desse fenômeno se refletem nas paisagens urbanas das cidades e metrópoles brasileiras pelos seguintes motivosSão considerados fatores da urbanização: I. O êxodo rural, que, por sua vez, está ligado ao excedente de mãode-obra do campo. II. A industrialização tardia e a modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades. III. O aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia. IV. A inovação tecnológica e o aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana. Eles estão corretos:
I, II, III, IV.
III, IV.
I, III, IV.
I, II.
II, III, IV.
4
Questao 4 Sobre o processo de metropolitização no Brasil, a afirmação correta é: 1. No início, a urbanização do Brasil caracterizou-se pelo desenvolvimento dos maiores centros urbanos, na maioria das vezes, esses centros correspondiam às capitais dos estados ou aos maiores centros industriais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, entre outros. 2. O forte incremento populacional urbano fez nascer as principais metrópoles de nosso país, cidades com mais de um milhão de habitantes, caracterizadas pela concentração de capitais e da produção e por uma diversificada infraestrutura de serviços como saúde, educação e lazer. 3. O grande afluxo de migrantes em direção às metrópoles brasileiras gerou um processo de crescimento exagerado e desordenado de suas áreas urbanas, que em muitos casos uniram-se às áreas urbanas de cidades próximas, criando grandes aglomerações. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
5
Questão 5 Em vários aspectos, pode-se dizer que a urbanização no Brasil ocorre em um nível significativo de intensidade e velocidade, o que difere regionalmente. Quanto ao processo de urbanização no Brasil é CORRETO afirmar que:
No Nordeste a rede urbana apresenta maior densidade na zona litorânea.
A cidade de São Paulo sempre comandou a rede urbana brasileira.
A megalópole brasileira é constituída por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A porção centro-ocidental do país iniciou os primeiros passos de uma acelerada urbanização, inclusive com grande densidade demográfica.