Quiz de Geografia ; assuntos do 9° ano
Quiz de Geografia com 10 questões e respostas de certo ou errado de múltiplas escolhas. Assuntos do 9°ano : O continente Europeu.
0
0
0
1
O território do continente europeu é considerado um prolongamento da Ásia, sendo comumente chamado, junto da Ásia, de Eurásia. Essa característica territorial culminou em questões políticas e econômicas, assim como na divisão política dos países localizados entre os continentes. Quais são os dois países que possuem seu território localizado na Europa e na Ásia?
Grécia e Macedônia
Tunísia e Itália
Turquia e Rússia
Espanha e Portugal
Bélgica e França
2
Questão 1 A Europa é um dos seis continentes do planeta. Ela é considerada o berço da civilização ocidental e, ainda, detém um grande poderio político e econômico. Qual dos países abaixo NÃO está localizado na Europa?
C) França
D) Itália
E) Países Baixos
B) Alemanha
A) Estados Unidos
3
A Primeira Revolução Industrial foi iniciada na ___________________, em meados do século XVIII, e provocou profundas transformações na sociedade europeia da época. O pioneirismo desse país enquanto percursor dessa revolução resultou no seu protagonismo econômico em nível mundial até o início do século XX. Qual o nome do país que completa corretamente a lacuna ?
Irlanda
Alemanha
Rússia
Inglaterra
Romênia
4
O continente europeu está localizado predominantemente da faixa temperada do planeta. Mesmo assim, por meio da influência dos elementos e fatores climáticos, possui diferentes tipos de clima. Qual o tipo climático que NÃO é encontrado na Europa? Temperado Continental
Frio de Montanha
Equatorial
Mediterrâneo
Temperado Continental
Polar
5
A __________________ é uma região separatista da Espanha. É considerada uma das regiões administrativas espanholas mais desenvolvidas, e sua população possui um forte sentimento de identidade nacional e o desejo de formar um país independente. O período faz referência à
Itália
Bósnia
Catalunha
Irlanda
Hungria
6
A população da Europa, nas últimas décadas, passou por importantes transformações estruturais que refletem na dinâmica política e econômica dos países europeus. São duas características gerais da população europeia a
alta natalidade e a alta taxa de mortalidade infantil.
baixa fecundidade nas áreas rurais e a baixa longevidade
grande concentração de renda e a baixa igualdade de gênero
elevada taxa de mortalidade infantil e o grande número de idosos.
baixa taxa de natalidade e a alta expectativa de vida.
7
A União Europeia é o principal bloco econômico da atualidade. É caracterizada pela elevada integração econômica e política dos países-membros, assim como pela adoção de uma moeda única — o euro — e pela livre circulação de bens, serviços e pessoas. Qual o nome do acordo que, assinado em 1992, deu origem à União Europeia?
Pacto de Varsóvia
Plano Marshall
Espaço Schengen
Acordo de Paris
Tratado de Maastricht
8
O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, entre outros. Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores
aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.
às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.
à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.
à difusão de SAFs, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.
às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao PRONAF no Brasil.
9
A crise econômica, na qual a Europa se encontra, suscita uma série de análises como a que se segue: A crise por que passa a Europa é quase sempre apresentada em termos dos países que ganham ou perdem: quais Estados endividados foram lançados para a periferia, com uma correspondente perda de soberania; e quais os “membros centrais” da UE que, liderados pela Alemanha, mostraram sua força. Mas uma cisão demográfica potencialmente mais perigosa começa a se abrir na União Europeia: é a linha que divide não as nações individualmente, mas sim gerações inteiras. O novo estopim é o espectro do desemprego juvenil, que tem o potencial desestabilizador de colocar os europeus jovens contra os velhos, ou os “ricos” de hoje contra os “pobres” de amanhã. Por toda a Europa, há a sensação inevitável de que as leis demográficas estão se voltando brutalmente contra os jovens. (Política Externa, março/abril/maio 2012.) Sobre a crise europeia, é correto afirmar:
As maiores consequências socioeconômicas dessa crise são vividas pelos alemães e ingleses.
O desemprego juvenil é conjuntural e reflete a queda do nível de escolaridade em países como Noruega, Suécia e Finlândia.
A crise envolve principalmente o futuro e tende a se transmitir para as próximas gerações, o que explica o fato de a maioria dos países da UE estabelecer leis para reduzir a natalidade.
A crise colocará frente à frente os jovens, cujas perspectivas são pouco promissoras, e os idosos, que se beneficiam do Estado de bem-estar social.
A crise envolve aquelas nações periféricas, de economias mais precárias, deixando de lado os demais países-membros da União Europeia.
10
A navegação oceânica ainda é o principal modo de transporte de carga no planeta Terra. No século XIX, com o intuito de estabelecer uma via de acesso rápido ligando a Europa à Ásia, foi construído o Canal de Suez, que faz a ligação entre os mares
Negro e Morto.
Cáspio e Aral.
Jônico e Tirreno.
Báltico e Adriático.
Mediterrâneo e Vermelho