quiz de conhecimento sobre seca em geral
Perguntas e respostas sobre seca em geral
0
0
0
1
O que é a seca?
é a extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbanos e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas das cidades, em decorrência de precipitações intensas. Ele pode afetar populações vulneráveis com mais frequência. Por isso, saiba o que fazer em casos de alagamento.
é um fenômeno natural que se caracteriza pela escassez de água, provocada pela deficiência de chuva por um período de tempo. No Semiárido brasileiro, a seca é recorrente e complexa, e resulta em repercussões negativas significativas tanto nos ecossistemas quanto nas atividades socioeconômicas e na qualidade de vida da população.
2
O que é o Semiárido?
regiões caracterizadas pelo escasso registro de chuvas. Eles estão situados em todos os continentes do planeta e são classificados como quentes ou frios
é uma região do país que tem influência do clima semiárido, ou seja, que apresenta altas temperaturas, chuvas escassas e irregulares, com longos períodos de estiagem. Sua delimitação é feita oficialmente pela Sudene (acesse aqui). Ao todo, a região é composta por 1.427 municípios de 11 estados, e ocupa cerca de 12% do território nacional, onde vivem cerca de 27 milhões de habitantes.
3
Quais são as consequências desse fenômeno?
A contaminação das águas nas áreas urbanas decorre, em geral, de vazamentos de sobras industriais sem tratamento, da penetração de chorume (líquido denso e altamente poluidor que se forma a partir de dejetos orgânicos) no lençol freático, da chuva ácida e também do lixo sólido acumulado em vias públicas que é levado pelas enxurradas durante o período das chuvas.
A seca é considerada um dos principais limitantes que afetam a segurança alimentar e a sobrevivência de mais de dois bilhões de pessoas em todo o planeta. A eficiência produtiva nas regiões mais suscetíveis às estiagens depende de uma série de medidas de monitoramento e mitigação dos efeitos negativos desse fenômeno, através do uso racional e sustentável dos recursos hídricos (água), edáficos (solo) e da biodiversidade.
4
É possível prever a ocorrência das secas?
Mesmo com todo o aparato moderno de equipamento e tecnologia, não há nada seguro que se possa prever além de 90 dias. No entanto, registros históricos apontam que as secas são cíclicas, repetindo-se fenômenos mais extremos a cada 10 anos, aproximadamente. Desta forma, elas não podem ser previstas com precisão, mas é possível que os governos e populações estejam preparados para minimizar seus efeitos.
não
5
Que medidas vêm sendo tomadas para mitigar os efeitos da seca?
Historicamente, o alívio dos efeitos da seca no Semiárido sempre foi feito por meio de medidas emergenciais e reativas. No ano de 1891, foi incluído na Constituição Brasileira um artigo que obrigava o Estado a socorrer áreas atingidas por desastres naturais, entre eles a seca
levantar muros mais altos>>>>>>>>>