Quiz da Terapia Ocupacional Social
Conteúdo do texto: Contexto social e atuação social
0
0
0
1
1- Em 1980, algumas autoras assinalam a inseparabilidade entre as dimensões técnica, política e ética do trabalho profissional do Terapeuta Ocupacional, sob qual influência de teóricos?
Kleinmas, Das e Lock
Sandra Galheigo, Maria Isabel Ghirardi e Denise Dias Barros
Antonio Gramsci, Basaglia e Ongario- Basaglia
2
2- Verdadeiro ou falso, o trabalho terapêutico ocupacional no campo social, trata-se de um recurso de trabalho de relevância, relacionado diretamente do cotidiano dos grupos com os quais o terapeuta ocupacional trabalha, destarte, grupos que apresentam dificuldades, para sua inserção social.
FALSO
VERDADEIRO
3
3- No Brasil, a terapia ocupacional social, implementa dois tipos de princípios para o trabalho. Quais são eles?
Perspectiva humanista e Perspectiva teórica
Perspectiva estrutural funcional e Perspectiva humanista
Perspectiva coletiva de apreensão da realidade dos grupos populacionais e a Articulação entre o micro e o macrossocial
4
4- Verdadeiro ou falso, o trabalho requer do profissional tecnologias próprias voltadas à dimensão social da vida, destacando também que os aspectos advindos do campo da saúde também podem ser adequados para a constituição de seu referencial.
FALSO
VERDADEIRO
5
5- Verdadeiro ou falso, defender a terapia ocupacional social como subárea da terapia ocupacional significa dizer que há uma especialidade própria, com ações que visam a inserção social, com foco aos fatores socioeconômico que impedem ou dificultam sua participação e inserção social.
FALSO
VERDADEIRO
6
6- Com base em projetos no campo social, Barros, Ghirardi, Lopes e Galheigo na década de 90 usava o termo terapia ocupacional social para designar:
Um campo geral de intervenções, com um recorte metodológico próprio, em populações inespecíficas, defendendo uma especialidade.
Um campo particular de intervenção, com um recorte metodológico próprio, em populações especificas, defendendo uma especialidade.
7
7- Como Pussetti descreveu o aumento de diagnósticos de problemas de saúde mental em imigrantes da Europa? E em qual país a problemática era mais notória?
Depressão de imigrante. Portugal.
Depressão de estrangeiro. Espanha.
8
8-A afirmação é verdadeira ou falsa? “ A temática de medicalização é consideravelmente recente e está em busca do interesse da academia em sua análise sobre a vida social. “
VERDADEIRA
FALSA
9
9-A partir de quais anos o desenvolvimento da Terapia Ocupacional social começou a ocupar algumas descrições de práticas profissionais?
1970 e 1980
1960 e 1970
1980 e 1990
10
10-Marque V para Verdadeiro ou F para Falso na afirmativa seguinte: “As políticas sociais representam a incorporação de “necessidades humanas”, segundo os “interesses” da sociedade.
VERDADEIRO
FALSO
11
11-O Terapeuta Ocupacional deve:
Realizar apenas uma atenção individualizada, com técnicas e abordagens restritas.
Trabalhar com enfoque na segregação entre as dimensões micro e macrossocial.
Atuar de forma que concilie e conecte as necessidades individuais, coletivas e institucionais.
12
12-A Terapia Ocupacional social volta-se para:
Desenvolvimento de ações pela busca de emancipação e autonomia para sujeitos com restrições no acesso aos seus direitos.
Desenvolvimento de ações no âmbito da Estratégia de Saúde da Família.
Desenvolvimento de ações pela busca de melhores condições de vida.
13
13-(VERDADEIRO OU FALSO). Os movimentos sociais intervêm na arena cultural e política como um ator que propõe a luta pelo alargamento e afastamento aos direitos sociais, ajudando a demarcar uma visão ampliada da democracia.
FALSO
VERDADEIRO
14
14-Segundo quais autores as inovações sociopolíticas no campo das políticas sociais serão implementadas na medida em que houver mudanças na forma de gerar, financiar e distribuir as prestações de serviços sociais pelos gestores do estado?
Offe e Lenhardt
Gramsci e Telles
15
15-Robert Castel propõe a interpretação dos processos de inserção social em dois eixos, são eles:
Materialista-Histórico e Zona de Vulnerabilidade
O da Relação de Trabalho e o da Inserção Social