QUIZ AVALIATIVO PROJETO POLVO E ESTHER MAHLANGU
SERÁ QUE VOCÊ PRESTOU ATENÇÃO A AULA? SERÁ QUE PROCUROU SE APROFUNDAR NO ASSUNTO? SERÁ QUE LEU O CADERNO DE APOIO?
0
0
0
1
1. A arte africana está representada quais linguagens as linguagens e formas?
Pinturas à mão livre, com linhas e ângulos geométricos coloridos, artesanatos manuais, pinturas o exterior das casas além de música e da própria indumentária.
Pinturas projetadas, meticulosamente criadas, usando tintas acrílicas brilhantes e pincéis bem diferenciados, buscando alcançar cada detalhe da arte final.
2
2. Quem é Esther Mahlangu e Adriana Varejão?
Artista de tribo sul africana, Esther Mahlangu, morou em Ndbele.
Artista da tribo Ndbele, no sul da África que projetou carros famosos.
3
3. Quem é Adriana Varejão e qual sua importância artística?
Adriana Varejão é uma artista plástica contemporânea que vem ganhando cada vez mais destaque no espaço nacional e internacional.
Adriana é uma antropóloga que estuda os padrões de cores da população brasileira.
4
4. O que Adriana Varejão propunha com a obra Projeto Polvo?
O projeto Polvo reitera que cor atua como linguagem e léxico, além de instigar o espectador a repensar suas próprias classificações cromáticas e os processos sociais que por meio delas se expressam.
O Projeto Polvo busca apresentar como as pessoas são diferentes e que instigam a repensar os processos dissociativos.
5
5.O que é a arte Ndebele?
A conhecida herança artística dos Ndebele foi passada de mãe para filha ao longo dos séculos e apenas as mulheres, meninos e meninas se dedicam aos grafismos e artesanatos. Uma casa bem pintada indica que a mulher da casa é uma boa esposa e mãe. Ela é responsável pela pintura das portas, paredes frontais, paredes laterais e geralmente, o interior de sua casa.
A conhecida herança artística dos Ndebele foi passada de mãe para filha ao longo dos séculos e apenas as mulheres se dedicam aos grafismos e artesanatos. Uma casa bem pintada indica que a mulher da casa é uma boa esposa e mãe. Ela é responsável pela pintura das portas, paredes frontais, paredes laterais e geralmente, o interior de sua casa.
6
6. Onde foi que a artista africana Esther Mahlangu estampou sua arte no Brasil?
Em sapatos brasileiros.
Em murais outdoors, paredes e viadutos.
7
7. De onde Adriana Varejão encontrou inspiração para elaborar o Projeto Polvo?
Ela se inspirou nas respostas dadas a uma pesquisa do IBOPE em 1976, Adriana Varejão, de 49 anos, onde ela decidiu comprar uma coleção de tintas de diferentes cores de pele.
Ela se inspirou nas respostas dadas a uma pesquisa do IBGE em 1976, Adriana Varejão, de 49 anos, desenvolveu uma coleção de tintas de diferentes cores de pele.
8
8. Em que tipo de veículo Esther Mahlangu pintou sua obra?
Em uma Lancha.
Em um carro.
9
9. As discussões a respeito dos estereótipos de cor, levaram Adriana Varejão refletiu e produziu sua obra pensando em possíveis estratégias pedagógicas para questionar o que?
O uso do "lápis cor de pele” em um único tom (rosa desbotado) e desenvolver reflexões sobre a naturalidade com que é eleito para pintar desenhos, como se o uso de outra cor fosse "proibido".
A proibição do uso do "lápis cor de pele” em um único tom (rosa desbotado) e desenvolver reflexões sobre a naturalidade com que é eleito para pintar desenhos.
10
10. Onde Esther Mahlangu, nasceu, a que povo pertence e com quantos anos começou a pintar?
Esther Mahlangu, nasceu em 1935, em Ndbele, África do Norte, começando a pintar com 9 anos de idade, seguindo os ensinamentos de sua mãe e avó, e desde então não parou.
Esther Mahlangu, nasceu em 1935, em Middelburg, Mpumalanga , África do Sul e pertence ao povo de Ndebele do Sul .Começou a pintar com apenas dez anos, seguindo os ensinamentos de sua mãe e avó, e desde então não parou.