1
Quanto ao campo de atuação artístico-literário, é correto afirmar que trata somente da fruição de produções literárias representativas da diversidade cultural.
Falso
Verdadeiro
2
Sobre os campos de atuação que retratam a esfera de circulação dos gêneros do discurso, sendo elementos organizadores do currículo, é correto afirmar que são:
Campo jornalístico/midiático, campo de atuação na vida individual, campo das práticas de estudo e pesquisa e dados, campo artístico-literário.
Campo jornalístico/midiático, campo de atuação na vida particular, campo das práticas de estudo e pesquisa e dados, campo artístico-literário.
Campo jornalístico/midiático, campo de atuação na vida pública, campo das práticas de estudo e pesquisa, campo artístico-literário.
3
Qual o campo de atuação trata-se da relação de ampliar e qualificar a participação das crianças, adolescentes e jovens nas práticas relativas ao trato com a informação e opinião?
Campo jornalístico/midiático
Campo de atuação na vida pública
Campo das práticas de estudo e pesquisa
4
Sobre o campo de atuação na vida pública, este trata-se de ampliar e qualificar a participação política e social.
Verdade
Falso
5
Qual o nível que a criança passa a fazer relações acerca de composições das sílabas?
Alfabético
Silábico-alfabético
Pré-silábico
6
Quais as fases da hipótese da escrita?
Pré-silábico indiferenciado, silábico-alfabético, alfabético.
Pré-silábico diferenciado, silábico e silábico-alfabético.
Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.
7
Qual o nível que as crianças não sabem diferenciar desenhos, símbolos ou letras?
Silábico
Pré-silábico diferenciado
Pré-silábico indiferenciado
8
О рrосеѕѕо dе аlfаbеtіzаçãо muіtаѕ vеzеѕ еѕtеvе аѕѕосіаdо а umа vіѕãо rеlасіоnаdа à аquіѕіçãо іndіvіduаl dа téсnіса dо аtо dе lеr е еѕсrеvеr, іѕtо é, а арrеndіzаgеm dо аlfаbеtо раrа а fоrmаçãо dе раlаvrаѕ е frаѕеѕ. Соntrárіоѕ àѕ іdеіаѕ асіmа, tеórісоѕ сrítісоѕ аfіrmаm quе:
Pеnѕаr nа lеіturа dе mundо аntеѕ dа lеіturа dа раlаvrа é um рrеѕѕuроѕtо fаlѕо, роіѕ é а lеіturа dа раlаvrа quе fоrnесе аѕ соndіçõеѕ раrа а іntеrрrеtаçãо dа rеаlіdаdе.
Uma alfabetização completa exige primeiramente trabalhar a prontidão do aluno para depois se dar a aprendizagem da escrita e da oralidade.
Não se trata de primeiro alfabetizar-se e depois aprender a ler o mundo; linguagem e realidade estão intimamente entrelaçadas.
9
А рrátіса реdаgógіса dоѕ рrоfеѕѕоrеѕ dо сісlо dе аlfаbеtіzаçãо dе umа еѕсоlа munісіраl еѕtá fundаmеntаdа nоѕ еѕtudоѕ е rеѕultаdоѕ dаѕ реѕquіѕаѕ dе Fеrrеіrо (2010). Соnѕіdеrаndо еѕѕа соnсерçãо, еѕѕеѕ dосеntеѕ аgеm соrrеtаmеntе quаndо:
Permitem às crianças experimentar escrever livremente e transformam a sala de aula em um ambiente rico de escritas diversas.
Aguardam que a criança apresente maturidade suficiente para a leitura e a escrita, para ensinar os alunos a escrever e a ler.
Oferecem oportunidades às crianças de exercitarem a coordenação motora, a discriminação visual e auditiva, antes de ensinar a leitura e a escrita.
10
Аlfаbеtіzаçãо é um рrосеѕѕо соmрlехо quе еnvоlvе nãо ареnаѕ hаbіlіdаdеѕ dе соdіfісаr е dесоdіfісаr, mаѕ ѕе саrасtеrіzа соmо um рrосеѕѕо аtіvо роr mеіо dо quаl а сrіаnçа соnѕtróі е rесоnѕtróі hірótеѕеѕ. Dеѕѕа fоrmа, аѕѕіnаlе а орçãо СОRRЕТА quе ехрrеѕѕа о соnсеіtо dе аlfаbеtіzаçãо numа реrѕресtіvа mаіѕ аmрlа.
Apropriação de hipóteses de codificar e decodificar os sons em sinais gráficos.
Domínio da relação grafemas/ fonemas, ou seja, decodificação e codificação.
Aprendizado da leitura e escrita, natureza e funcionamento do sistema de escrita.
11
Qual é a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem?
Fornecer informações sobre o processo de ensino e aprendizagem que permitam aos professores definir sobre as interferências necessárias a realização deste trabalho.
Somente para mensurar a evolução do aluno ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
12
Analise a afirmação: O processo avaliativo é constituído em etapas: analisar, refletir e agir.
Verdadeiro
Falso
13
Como a avaliação da aprendizagem pode causar o fracasso escolar?
Quando é aplicada o tipo de avaliação quantitativa.
Quando a avaliação acontece de forma descontextualizada e autoritária.
14
Quais os 3 objetivos da taxonomia de bloom?
A Taxonomia de Bloom propõe que os educadores devem proporcionar aos alunos três objetivos principais, classificados a partir dos domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.
Os domínios de ordem cognitiva, social e motora.
15
A Taxonomia de Bloom é um sistema de classificação usado para definir e distinguir diferentes níveis de cognição humana. São eles:
Organização, autonomia e compreensão leitora.
Pensamento, aprendizagem e compreensão.
16
A “Taxonomia de Bloom revisada”, como é comumente chamada, foi intencionalmente projetada para ser mais útil aos educadores e refletir as formas comuns como passou a ser usada nas escolas. As categorias da base para o topo são as seguintes:
Lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar, criar.
Conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese, avaliação.
17
É uma avaliação que possibilita identificar e mapear os saberes dos estudantes em relação a determinado objeto do conhecimento ou habilidade.
Diagnóstica
Formativa
Somativa
18
São provas realizadas em larga escala para avaliar o sistema educacional e auxiliam na construção de uma visão sistêmica sobre como está a aprendizagem no território.
Avaliação Somativa
Avaliação Externa
Avaliação Mediadora
19
A avaliação é processual e acontece ao longo do processo de aprendizagem, sempre a partir de um diagnóstico.
Externa
Somativa
Formativa
20
Trata-se daquele modelo mais tradicional de prova, com questões dissertativas ou de múltipla escolha, que mede o grau de domínio do aluno em relação a determinado conteúdo e resulta em uma nota ou um conceito.
Avaliação Externa
Avaliação Formativa
Avaliação Somativa