Questionário sobre Dengue
Questionário feito para trabalho de AI2 da matéria de Microbiologia II. Alunos: Bárbara Habib, Bernardo Tardin, João Pedro Murano, Mattheus Cabral, Sérgio Gonçalves e Sofia Borghezan.
0
0
0
1
1- Sobre a dengue, analise os itens a seguir. I. A infecção pelo vírus da dengue é sempre sintomática. II. Deve ser tratada, entre outros cuidados, por meio de hidratação adequada, considerando-se o estágio da doença e os sintomas apresentados. III. O vírus da dengue se replica dentro de células do sistema mononuclear fagocitário. IV. O teste do torniquete deve ser realizado em todo paciente com suspeita de dengue, mesmo que apresente sangramento espontâneo. As alternativas corretas são:
I, III e IV
II e III
I e II
Somente a II
II, III e IV
2
2- A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, variando desde formas assintomáticas até quadros graves. A respeito dessa patologia assinale a alternativa correta:
O sangramento de mucosas e hipertensão arterial não configuram sinais de alarme na infecção pelo vírus da dengue.
O tratamento da dengue consiste em grande ingestão de líquidos e uso de antimicrobianos específicos.
A febre nos casos de dengue é de forma geral baixa e não ultrapassa o valor de 38,5 °C.
Em crianças, a prova do laço é positiva quando após o quadro de febre, houver queda abrupta de plaquetas.
A dengue é causada por um arbovírus pertencente à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus, que inclui os sorotipos DENV-1, DENV-2, DENV-3, DENV-4 e DENV-5.
3
3- A dengue caracteriza-se por uma série de sintomas inespecíficos, os quais, em muitas vezes, são confundidos com outros quadros virais comuns. Diante disso, identifique a afirmativa correta:
Com base nos exames hematológicos, pode-se suspeitar de dengue, caso haja a ocorrência de leucopenia com trombocitopenia.
Doenças como gripe, rubéola e sarampo não podem ser consideradas no diagnóstico diferencial.
A forma clássica da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
A febre hemorrágica é um quadro comum da dengue, e não demanda acompanhamento médico, uma vez que não caracteriza sinal de alerta para infecção.
O isolamento do agente patogênico e os testes sorológicos compreendem os principais exames inespecíficos para a identificação da doença.
4
4- A respeito da dengue, correlacione a primeira coluna com a segunda: 1. Agente etiológico 2. Principais sintomas 3. Principal vetor 4. Tratamento 5. Profilaxia (vacinação) A. Aedes aegypti B. Só é possível tratar os sintomas da doença - terapêutica sintomática C. Não se deve realizar a não ser que o indivíduo já tenha sido vítima da doença anteriormente D. Arbovírus do gênero Flavivírus E. Febre alta, dor periorbital, petéquias no tórax e nos MMSS e náuseas
1 (D), 2 (C), 3 (A), 4 (B), 5 (E)
1 (D), 2 (E), 3 (A), 4 (B), 5 (C)
1 (A), 2 (E), 3 (D), 4 (B), 5 (C)
1 (B), 2 (D), 3 (A), 4 (C), 5 (E)
1 (A), 2 (E), 3 (D), 4 (C), 5 (B)
5
5- O termo Arbovírus se refere aos vírus que são transmitidos, em sua maioria, por vetores artrópodes. O gênero Flavivírus se enquadra nos arbovírus e é responsável por causar a arbovirose mais conhecida e de maior importância médica nos dias de hoje, a dengue. Sabendo disso, analise as afirmativas abaixo: I - A dengue possui, em seus sinais e sintomas, uma síndrome semelhante à da gripe. Porque II – Os flavivírus são bons indutores de citocinas e de interferon.
Ambas as afirmativas estão incorretas
Ambas as afirmativas estão corretas, mas a II não justifica a I
A afirmativa II está correta e a I está incorreta
A afirmativa I está correta e a II está incorreta.
Ambas as afirmativas estão corretas e a II justifica a I