QUESTÃO DO CONCURSO !!!
APENAS 5 PERGUNTAS, TODAS AS RESPOSTA TEM NOTA LEMBRANDO EM PORCENTAGEM ENTÃO SE SAIA BEM NAS QUESTÃO. #VOUPASSAREMMEDICINA.
0
0
0
1
As Regiões de Saúde foram definidas em legislação federal, em 2011. Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de: I. atenção primária. II. urgência e emergência. III. atenção psicossocial. IV. atenção ambulatorial especializada e hospitalar. V. vigilância em saúde. Assinale a alternativa CORRETA.
Todos Os Itens Estão Corretos.
Existem, apenas, dois itens corretos.
2
A portaria Nº 204/2016 do Ministério da Saúde dispõe acerca da notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, e dá outras providências. Com base na referida publicação, analise as afirmativas a seguir: I. A notificação compulsória deverá ser realizada após a confirmação de doença ou agravo de saúde. II. A notificação compulsória também deverá ser realizada pelos responsáveis por estabelecimentos públicos ou privados educacionais, de cuidado coletivo, além de serviços de hemoterapia, unidades laboratoriais e instituições de pesquisa. III. A notificação compulsória imediata deverá ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento. IV. A notificação compulsória mensal será feita à Secretaria de Saúde do Município do local de atendimento do paciente com suspeita ou confirmação de doença ou agravo de notificação compulsória. Assinale a alternativa correta.
Apenas II e III são verdadeiras.
Apenas I, II e III são verdadeiras.
3
O Estado é o responsável por determinar as Regiões de Saúde, sendo necessária a articulação junto aos municípios. Contudo, para que seja considerada uma Região de Saúde, é necessário que serviços básicos sejam oferecidos. Assinale a alternativa que não corresponde ao mínimo que uma Região de Saúde deve apresentar.
Centro de transplante.
Atenção hospitalar.
Atenção ambulatorial especializada.
4
O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010, estabelece diretrizes para:
Organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Reorganização da Política Nacional de Atenção Básica.
Instituição do Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Estratégias de organização da Vigilância da Saúde, nas esferas municipal e estadual.
5
A Atenção Primária à Saúde (APS), como modelo de organização para sistemas de saúde, surgiu em 1978, em uma conferência realizada em Alma-Ata. Entretanto, diversas interpretações sobre o que seria uma APS surgiram desde então. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. A Atenção Primária à Saúde Seletiva orienta-se a um número limitado de serviços de alto impacto para enfrentar alguns dos desafios de saúde mais prevalentes dos países em desenvolvimento. 2. A Atenção Primária se refere, em geral, à porta de entrada do sistema de saúde e ao local para atenção contínua da saúde da maioria da população. 3. A Atenção Primária à Saúde Ampliada é um primeiro nível amplo e integrado, que inclui elementos como participação comunitária e coordenação intersetorial e descansa em uma variedade de trabalhadores da saúde e praticantes das medicinas tradicionais. 4. A Atenção Primária à Saúde e Direitos Humanos concebe a saúde como um direito humano e prioriza a necessidade de responder aos seus determinantes sociais e políticos mais amplos. Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.