1
Assinale a alternativa correta quanto aos fatores associados a acidentes de trânsito.
O uso de drogas sedativas, anti-histamínicos, antidepressivos tricíclicos e maconha não está associado ao prejuízo na capacidade de conduzir veículos.
O estresse é necessariamente negativo para a condução porque aumenta o risco de acidentes.
A sonolência não está associada a acidentes de trânsito.
A depressão causa alterações no condutor tais como: diminuição da atenção, tendência suicida, alterações do sono, comprometimento da tomada de decisão ao volante e alterações sensoriais.
2
Em qual alternativa a atuação do psicólogo do trânsito para a promoção da saúde e a preservação da vida no trânsito não está coerente? O psicólogo do trânsito:
deve ser imparcial e ético, buscando avaliar os riscos para a sociedade.
pode atuar na proposição de medidas interventivas ao poder público para a promoção da saúde.
pode atuar de forma a orientar os atores no trânsito a comportamentos seguros e preventivos.
deve buscar estimular a aquisição da CNH pelos jovens.
3
Os elementos que caracterizam os processos de trânsito são bastante abrangentes, sendo fundamental refletir acerca das inter-relações entre psicologia, ambiente e trânsito. A respeito dessas inter-relações, julgue o item a seguir. A depressão, o uso de álcool e a apneia são fatores de risco na condução de veículos.
Errado
Certo
4
Com relação à atuação do profissional na psicologia do trânsito, julgue os itens a seguir. I. As intervenções, por mais simples que sejam, devem ser fundamentadas nos dados obtidos e no planejamento criterioso. Isso dará base para a avaliação e a interpretação da intervenção. Adicionalmente, os psicólogos devem preocupar-se também com questões de poder, liberdade e responsabilidade ética dos resultados de suas intervenções. II. A prática do psicólogo do trânsito e do transporte pode ser bastante variada a depender de fatores, tais como o foco, o setor (de educação de trânsito, de infraestrutura de transporte, da organização não governamental etc.) ou o tipo de serviço em que trabalha (clínica, gestão de pessoas, fiscalização de trânsito etc.). III. Entender as complexas relações que ocorrem no trânsito e no transporte é uma tarefa desafiadora por envolver mais do que o “simples” deslocamento. Isso porque o sistema trânsito e transporte é uma construção humana, social, portanto intencional. Como consequência, o sistema influenciará e será influenciado por aspectos individuais, ambientais, sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos que o psicólogo do trânsito deve considerar. Assinale a alternativa correta.
Todos os itens estão certos.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas os itens I e II estão corretos.
5
Assinale a alternativa que melhor exemplifica as funções do psicólogo do trânsito.
O Psicólogo do Trânsito é responsável por realizar a avaliação neuropsicológica, assim como desenvolver um plano de tratamento específico caso encontre alguma comorbidade no indivíduo.
Cabe ao Psicólogo do Trânsito avaliar o estado emocional do indivíduo, esclarecer dúvidas quanto ao diagnóstico e hospitalização, além de amenizar angústias.
o Psicólogo do Trânsito é o profissional responsável por tratar problemas relacionados ao trânsito, de desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores e de promover avaliações psicológicas em condutores e futuros motoristas
O Psicólogo do Trânsito desenvolve ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores, promove avaliações psicológicas em condutores e futuros motoristas e também pode aplicar multas em caso de necessidade.