1
1- Os estudos culturais atribuem à cultura um papel que não é meramente ligado às determinações da esfera econômica: uma sociologia das comunicações de massa deve ter como objetivo expor a discussão entre o sistema social, a continuidade e as transformações do sistema cultural e o controle social. Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo. I. Os efeitos culturais e ideológicos dos mas media analisados por meio da dinâmica econômica, mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais claras, visto que aos estudos culturais interessa apenas o aspecto mais geral da forma de mercadoria. II. Os estudos culturais rejeitam a ideia de uma audiência indiferenciável e passiva e consideramos destinatário um sujeito ativo nos processos comunicativos, visto que pode colocar em prática processos de interpretação com relativa autonomia. III. Analisados pelos estudos culturais sob a perspectiva da produção de sentido e da apropriação da cultura, os efeitos ideológicos dos mas media mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais evidentes entre grupos sociais e subculturas. É correto o que se afirmar em:
II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
2
2- A indústria cultural consiste na reprodução em série de elementos culturais, da arte e do entretenimento. Segundo Adorno e Horkheimer, "o cinema, o rádio e as revistas constituem um sistema. Cada setor é congruente em si mesmo, e todos o são em conjunto". Para Adorno, "a novidade que esta [indústria cultural] oferece continuamente é apenas a representação, em formas sempre diferentes, de algo igual". De acordo com o pensamento de Adorno e de Horkheimer expresso acima acerca da indústria cultural, assinale a opção correta.
O mercado de massa impõe padronização e organização na produção cultural.
O mercado de massa incorpora o novo e o diferencial de uma obra.
A indústria cultural não apresenta novidade entre a reprodução e a obra original.
A indústria cultural não exerce domínio sobre o público.
Os produtos culturais possuem alta qualidade e fogem aos estereótipos.
3
3- Leia os textos a seguir e marque a alternativa correta: I. A teoria funcionalista representa uma importante etapa na crescente e progressiva orientação sociológica da teoria da comunicação. PORQUE II. O modelo funcionalista consiste em definir a problemática do mass media a partir do ponto de vista do funcionamento da sociedade e da contribuição do mass media dão a esse funcionamento. Sobre essas asserções, marque a informação correta:
As duas são verdadeiras, sendo a II justificativa da I
A I é verdadeira e a II é falsa
As duas são falsas
As duas são verdadeiras, e a II não é justificativa da I
I é falsa e a II é verdadeira.
4
4- A literatura, dança, teatro, pintura, escultura e música, as seis belas artes, foram fortemente impactadas pelas tecnologias dos meios de comunicação. Antes essas artes tinham uma única função: o culto. Pois eram a arte única realizada pelo artista, que seria cultuada com toda sua aura. De acordo com o que estudamos sobre o texto “A obra de Arte na era sua Reprodutibilidade Técnica” do Walter Benjamin, se posicionara adiante desse acontecimento, de que forma?
Benjamin explica a arte passa a ser refuncionalizada, adquirindo uma nova função além do culto, a função de exposição.
Benjamin continuará defendendo uma obra única, ainda que pouco acessível a maioria da sociedade.
O papel dele era criticar qualquer acontecimento independente de qualquer coisa, pois assim estaria em sintonia com sua escala de pensamento.
Walter Benjamin se une aos críticos, como Adorno e Horkheimer, e realiza uma grande crítica a indústria cultural.
5
5- A partir do que estudamos sobre comunicação, analise as proposições a seguir e marque a alternativa correta correspondente. I. O ser humano é um ser social, ele não vive de forma isolada e se comunica desde o passado mais remoto para ter suas necessidades básicas atendidas. II. Em sua acepção mais fundamental o termo comunicação refere-se ao processo de compartilhar um mesmo objeto de consciência, ele exprime relação de consciências. III. A comunicação nos dias de hoje é unilateral. Ou seja, a emissão da mensagem cabe apenas a uma fonte, de forma geral não preocupada com o receptor ou com o que o receptor irá receber.
Apenas o que se afirma em III.
Apenas o que se afirma em I e II.
Apenas o que se afirma em II e III.
Apenas o que se afirma em I.
Apenas o que se afirma em II.
6
6- Leia e analise o texto a seguir: A corrente funcionalista sofreu uma forte influência de uma determinada escola fundada por Augusto Conte, na primeira metade do século XIX (funcionalistas). Para Augusto Conte, a experiência humana poderia ser dividida em três fases ao longo da história: teológica, metafísica e positiva, sendo que essa última estaria voltada para o progresso da humanidade por meio das ciências naturais. A que escola o texto se refere?
Determinismo
Positivismo
Racionalismo
Markatismo
Empirismo
7
Estudamos que segundo Berlo, Aristóteles definiu o estudo da retórica comunicação como “A procura de todos os meios disponíveis de persuasão”. Discutiu outros possíveis objetos de quem fala, mas deixou nitidamente fixado de que a meta principal da comunicação é:
A tentativa de transformar o meio em mensagem e o emissor em receptor, ou seja, a persuasão
A tentativa de levar as pessoas aos pontos de vista de quem fala, ou seja, a persuasão.
A tentativa da escuta ativa, ouvir mais que falar, ou seja, a persuasão auditiva.
A tentativa de calar quem consente, ou seja, a persuasão.
A tentativa de trabalhar com a comunicação não verbal ao invés da verbal, ou seja, a persuasão visual.