1
Qual é o dinossauro mais antigo já encontrado?
Eoraptor
Mbiresaurus raathi
Herrerasaurus
2
Qual das imagens a seguir representa o dinossauro sauropode Mokele-mbembe?
Ele nunca existiu
esse daqui
esse
3
Como funciona a datação por carbono-14?
Essa técnica é tão precisa que é possível determinar a idade de objetos com mais de um milhão de anos de idade. Na verdade, a datação por carbono-14 é tão precisa que foi usada para determinar a idade do próprio planeta Terra, que tem cerca de 4,5 bilhões de anos.
A datação por carbono-14 é um processo bastante simples que consiste em apenas dois passos: primeiro, o objeto a ser datado é colocado em um banho químico especial que o transforma em uma forma líquida. Em seguida, essa solução é misturada com um líquido contendo um corante especial que muda de cor de acordo com a idade do objeto. A partir da cor da solução, é possível determinar a idade do objeto com grande precisão.
A quantidade de carbono-14 em objetos orgânicos é sempre a mesma, e quando um ser vivo morre ele para de ingerir carbono-14, e como leva 5730 anos para metade desse carbono desaparecer, é só a gente saber a quantidade de carbono-14 nesse objetos orgânicos tipo 1/4 e depois fazer uma multiplicação 5730x4, então já sabemos que esse ser vivo morreu a 22.920 a.c
4
Qual é a mordida mais forte do reino animal (atualmente).
Crocodilo de agua salgada
Urso polar
Tubarão branco
5
Como a preservação excepcional de fósseis de dinossauros com penas foi possível, considerando que as penas geralmente se decompõem rapidamente?
As penas não se decompõe.
Os dinossauros tinham algum tipo de substância em suas penas que as protegia da decomposição, ou havia algum processo especial de fossilização que permitia a preservação de tecidos moles como as penas.
"Apesar de as penas serem conhecidas por se decompor rapidamente, fósseis de dinossauros com penas foram preservados devido a um processo de fossilização incomum que permitiu a preservação de tecidos moles.