Assunto de Microbiologia do 1 Bimestre
Objetivo desse quiz é passsar na prova de microbiologia do 3* periodo
0
0
0
1
Questão 1: TEXTO I O crescimento microbiano é definido não em termos de tamanho celular, mas como o aumento do número de células, que ocorre por divisão celular. TEXTO II Os fatores de crescimento microbiano quando retratados didaticamente, são classificados em físicos e químicos. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir. I. Quando se fala em fator de crescimento físico, inclui-se a temperatura, o tipo microbiano, o pH e a umidade e relacionado aos químicos temos todos os nutrientes básicos ao desenvolvimento microbiano. II. Os fatores de crescimento que corroboram para o desenvolvimento microbiano compreendem a temperatura, a umidade, a pressão osmótica, o pH e os gases. III. O desenvolvimento microbiano requer determinada quantidade, de acordo com o microrganismo estudado, de agentes químicos capazes de auxiliar no seu crescimento como por exemplo o carbono e o nitrogênio. É correto apenas o que se afirma em:
II e III
I e II
I e III
2
Questão 2: Os tubos de ensaio da imagem nos mostram o efeito do oxigênio no crescimento microbiano, e neles as colônias bacterianas são representadas pelos pontos em preto, os quais tomamos como base para averiguar o crescimento microbiano de acordo com a exigência destes Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. Na ordem: I, II, III, IV e V I. Encontramos nos tubos de ensaio apresentados bactérias aeróbias, anaeróbias estritas ou anaeróbias, anaeróbias facultativas, microaerófilas e aerotolerantes. PORQUE II. em I as bactérias só crescem em presença de oxigénio, em II só crescem na ausência de oxigênio, em III crescem melhor em aerobiose, mas também o fazem em anaerobiose, em IV crescem em reduzido teor de oxigênio, devido suas enzimas serem fortemente sensíveis às condições oxidativas e em V suportam apreseça do oxigênio apesar de não o ultilizar. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção II é proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3
Questão 3: Todos os microrganismos apresentam uma faixa de temperatura onde se desenvolvem. Nesta faixa de temperatura pode-se determinar a T° mínima, a T ótima e a T° máxima (temperaturas cardeais), para cada microrganismo. Considerando que a temperatura influencia metabolismo e na fisiologia microbiana. I. No processo de acondicionamento dos microrganismos relacionando a temperatura de armazenamento ou não, classificam-se os microrganismos condicionantes de temperaturas próxima ao resfriamento, os que suportam entre 20 a 40 °C, aqueles que toleram acima de 45 °C e alguns que ficam próximo à fervura. PORQUE II. Para qualquer tolerância relacionada a temperatura estes microrganismos recebem uma classificação para caracterização e identificação, onde se tem os microrganismos caracterizados em psicrófilos, mesófilos, termófilos e termodúricos.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma oposição verdadeira
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a Il é ma proposição falsa.
4
Questão 4: Em sua aula de microbiologia, Gabriela, estudante do 3º período de veterinária foi escolhida para explicar aos seus colegas o porquê da diferença entre tempo e temperatura quando são utilizados para esterilização o calor seco (estufa) e o calor úmido (autoclave). Qual das alternativas a seguir contém a explicação correta utilizada pela aluna?
No calor seco (estufa), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com maior rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo (maiores).
No calor úmido (autoclave), a transferência de temperatura entre os materiais ocorre com (menor) rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo menores.
No calor seco (estufa), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com maior rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo (menores).
No calor úmido (autoclave), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com (maior) rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo menores.
5
Questão 5: Muitas vezes o termo patogênico é empregado de forma errada para dizer que determinado microrganismo 'faz mais mal' que outro. Nem sempre o fato de um microrganismo conseguir infectar um organismo significa que ele vai causar uma doença nele. Um exemplo que pode-se citar na veterinária é o coronavírus felino. Este virus geralmente não é muito virulento causando uma leve diarreia nos gatos e nem todo gato chega a ter sintomas, então também não é muito patogênico. Mas, quando ele sofre uma determinada mutação passa a causar uma doença chamada de peritonite infecciosa felina ocorre o óbito em 100% dos gatos infectados, portanto, ele passa a ser extremamente virulento. Com isso, marque a alternativa que afirma os conceitos adequados para PATOGENICIDADE e VIRULÊNCIA, respectivamente:
Patogenicidade é a capacidade de um determinado microrganismos causar doença e a virulência vem a ser o grau da capacidade de um patógeno, sendo ele primário ou oportunista, em causar uma doença
Patogenicidade é quando o patógeno causa uma doença e a virulência é quando ocorre a ação do vírus
Patogenicidade é quando um microrganismo atinge o indivíduo com alto grau de infecção e a virulência é a ação do virus por se tem uma causa oportunista
6
Questão 6: A filtração, como mostra a imagem abaixo, é um processo físico e existem diversas técnicas de filtração. Estes processos de filtração por membrana são realizados através de uma membrana semipermeável. À medida que a solução passa através da membrana, as substâncias sólidas ficam retidas. Assim os tipos de contaminantes que serão filtrados da amostra dependem diretamente do tamanho dos poros da membrana. A) Explique em que consiste o processo por membrana filtrante
Podemos definir a filtração por membrana como qualquer método que se baseia em uma barreira de membrana para filtrar ou remover partículas de uma determinada substância
O processo consiste em fazer o fluido atravessar a membrana, enquanto que os sólidos muito grandes para passar pelos poros são acumulados em sua superfície, dando origem à separação e purificação da amostra.
Na duvida leia a questão pois a resposta estava na questão
7
Questão 7: A filtração, como mostra a imagem abaixo, é um processo físico e existem diversas técnicas de filtração. Estes processos de filtração por membrana são realizados através de uma membrana semipermeável. À medida que a solução passa através da membrana, as substâncias sólidas ficam retidas. Assim os tipos de contaminantes que serão filtrados da amostra dependem diretamente do tamanho dos poros da membrana. b) Justifique, indicando se o processo de filtragem pode ser considerado um método de esterilização de substancias.
Utilizada para soluções e gases termolábeis, quando atravessam superfícies filtrantes com poros bem pequenos, como velas porosas, discos de amianto, filtros de vidro poroso, de celulose, e filtros “millipore” (membranas de acetato de celulose ou de policarbonato).
Provoca a oxidação dos constituintes celulares orgânicos. Penetra nas substâncias de uma forma mais lenta que o calor úmido e por isso exige temperaturas mais elevadas e tempos mais longos. Não pode ser utilizado para materiais termossensíveis.
Sim, pode sim
8
Questão 8: A coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microrganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia. De acordo com as informações descritas, indique: a) o PROCEDIMENTO a ser realizado para execução do teste de coloração de Gram.
Decore dessa 1. FIXAÇÃO, 2. COLORAÇÃO VIOLETA, 3. APLICAÇÃO LUGOL, 4. DESCOLORAÇÃO ACETONA E 5. TINGIR COM SAFRANINA OU FUCCINA
Apos realizar o procedimento podemos saber qual são bacterias gram positivas (apresentará cor azul) e gram negativas (apresentará cor vermelha ou rosa)
O procedimento é realizado em 5 fases: 1. Fixação na Lâmnina, 2. Coloração com Cristal Violeta, 3. Aplicação do Iodo (Lugol), 4. Descoloração com Alcool e Acetona e 5. Tingir com Fuccina
9
O FUNDAMENTO DA TÉCNICA de coloração de Gram.
Decore IODO PARA R ROSALINAAAAA
IODO PARA RROSALINA
O principal fundamento da técnica de coloração de gram é a formação da matéria escura chamada de iodopararrosalina
10
A. Descreva qual o mecanismo de ação de calor úmido quando utilizado nos preocessos microbiológicos? B. Dê exemplo de agente que emprega o calor úmido durante os processamentos laboratoriais em microbiologia ?
Só relacione tudo que tem calor, exemplo: Fervura: Calor úmido
A. Congelamento e B. Estufa
A. Fervura e vaporização e B. Autoclave