1
1. O corpo é uma "máquina" fantástica, muito superior a todas as invenções, em qualquer época. A partir no nascimento, o corpo se desenvolve, passa por mudanças, cresce, realiza ajustes e reparo em si mesmo... e isso tudo acontece de um modo automático. Diante disso, o que é possível concluir sobre o corpo humano?
É superior a qualquer equipamento inventado pela humanidade.
Não apresenta vantagem sobre as invenções tecnológicas.
É uma máquina impossível de se desenvolver automaticamente.
Precisa constantemente ser atualizado por um novo sistema.
Não apresenta mudanças ao longo do seu desenvolvimento.
2
2. As glândulas salivares produzem a saliva, que, além de amolecer a comida, facilita a deglutição e a digestão dos alimentos ricos em carboidratos. Tanto na saliva quanto em outros sucos digestórios existem substâncias que ajudam a ingerir os alimentos. Qual o nome dessas substâncias?
Enzimas.
Salivas.
Ácidos.
Vitaminas.
Lipídios.
3
3. Os alimentos apresentam substâncias importantes para o fortalecimento do nosso corpo e manutenção de nossa saúde. O conjunto de substâncias é chamado de:
Vitaminas.
Proteínas.
Lipídeos.
Nutrientes.
Carboidratos.
4
4. Ao serem ingeridos, os alimentos passam por um processo chamado de "quebra". São transformados em pequenos pedaços, a fim de que o corpo aproveite os nutrientes neles contidos. Qual o nome desse processo?
Insalivação.
Digestão.
Alimentação.
Nutrição.
Diminuição.
5
5. O processo de digestão é formado por vários órgãos, como: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Por qual órgão começa a digestão?
Pela boca.
pelo estõmago.
Pela faringe.
Pelo esôfago.
Pelo intestino delgado.
6
6. A digestão é o conjunto das transformações químicas e físicas que os alimentos sofrem ao longo do sistema digestivo. A importância da digestão para o nosso corpo é:
Produzir a saliva para amolecer a comida.
Transformar os alimentos em em nutrientes e absorvê-lo.
Transformar os nutrientes em alimentos para o nosso corpo.
Desenvolver nosso organismo.
Ativar as glândulas anexas.
7
7. Quando diferentes órgãos se unem para desempenhar uma função em benefício do corpo, eles formam um sistema. Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:
Estruturas anexas e tubo digestório.
Tubo digestório e estruturas isoladas.
Enzimas e glândulas salivares.
Glândulas anexas e estômago.
Instestino delgado e intestino grosso.
8
8. Leia o texto abaixo. Natação, respirando corretamente. Quando você aprende a nadar, umas das maiores dificuldades é a respiração. A partir do momento em que você melhora a técnica, a respiração se torna mecânica e fácil de ser realizada, além de aumentar o rendimento do nadador (se for feita de maneira correta). Umas das dúvidas é se devemos respirar pela boca ou pelo nariz e quando devemos inspirar e expirar. Na natação, você pode usar tanto a boca quanto o nariz. Normalmente se torna mais fácil respirar pela boca, inspirando pela boca e e expirando pela boca e pelo nariz, pois as resistências aéreas são menores, mas você deve respirar como for mais cômodo, podendo usar a boca e o nariz juntos. Você irá puxar o ar quando a boca estiver fora da água e expulsá-lo quando ela estiver dentro da mesma. Disponível em: https://www.maisequilibrio.com.br/fitness/natacao-respirando-corretamente-3-1-2-72.html Como vimos a respiração é muito importante para o bom desempenho dos atletas nadadores. Segundo o que vimos sobre a respiração assinale a alternativa correta.
A entrada de ar nos pulmões é chamada de inspiração e a saída, de expiração.
O diafragma é um órgão muito importante na respiração. Ele se movimenta apenas para baixo fazendo o ar entrar.
O diafragma localiza-se abaixo da traqueia.
A entrada de ar nos pulmões é chamada de expiração e a saída, de inspiração.
O músculo da respiração é chamado de faringe.
9
9. Os vários órgãos que compõe o sistema respiratório trabalham para obter o oxigênio que precisamos. Assinale a alternativa correta com os órgãos presentes nesse sistema.
Narinas, boca, faringe, esôfago, brônquios, pulmões.
Boca, narinas, estômago, faringe e laringe.
Traqueia, brônquios, pulmões.
Coração, boca, faringe, fígado, laringe e pulmões.
Narinas, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões e alvéolos.
10
10. O cigarro possui mais de 4 700 substâncias em sua composição. Não existe nenhuma comprovação de que qualquer uma delas possam fazer bem a saúde. Qual o órgão mais prejudicado com o uso do cigarro?
Brônquios.
Faringe.
Laringe.
Boca.
Pulmões.