1
1.Com relação à avaliação psicológica, diga quais das afirmativas abaixo são verdadeiras e quais são falsas. deiras e quais são falsas. ( ) A avaliação psicológica é um processo que envolve apenas a aplicação de testes psicológicos. ( ) O SATEPSI é um sistema desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia para avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos. ( ) A avaliação psicológica é uma etapa eliminatória em alguns concursos públicos. ( ) A avaliação psicológica é um processo que deve ser realizado apenas em contextos clínicos. ( ) A aplicação de testes psicológicos deve ser feita sempre de forma individual.
F,V,V,F,F
F,V,F,F,V
V,F,V,V,F
2
Os métodos, técnicas e instrumentos considerados fontes fundamentais de informação são: Marque (C) para correto e (I) para incorreto ( ) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo; ( ) Entrevistas psicológicas e anamneses; ( ) Testes realizados pelo avaliando em sites da internet. ( ) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
c,c,I,,c
c,c,c,I
c,I,I,c
3
Sobre as fontes complementares de informação considere as assertivas abaixo e diga quais são verdadeiras e quais são falsas. ( ) São consideradas fontes complementares de informação técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área, que respeitem o Código de Ética Profissional do Psicólogo e as garantias da legislação da profissão; ( ) Se a psicóloga ou o psicólogo encontrarem na literatura científica psicológica um instrumento internacional que avalia exatamente uma característica que ele gostaria de avaliar em um contexto de avaliação psicológica, mas que está validado apenas para uma população estrangeira, o psicólogo ainda assim pode usar este instrumento como fonte de informação complementar, mesmo que ele não esteja validado para a população brasileira. ( ) São consideradas fontes complementares de informação documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais. ( ) A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que fundamentados na literatura científica psicológica e nas normas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
f,v,f,f
v,f,v,v
v,v,v,v
4
Em qual contexto a avaliação do tipo psicodiagnóstica não é a mais indicada?
Para identificar a presença e assim conceder diagnóstico de Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Para a confirmação ou refutamento da hipótese de presença do Transtorno do Espectro Autista.
Para identificar se os sintomas de ansiedade e tristeza de uma paciente são não patológicos ou decorrentes de um quadro depressivo e/ou ansioso.
Para a avaliação de possível transtorno de personalidade.
Para atestar a aptidão ou inaptidão de um candidato a ser piloto de avião.
5
De acordo com a resolução nº 31, de 15 de dezembro de 2022 do Conselho Federal de Psicologia, os testes psicológicos abarcam os seguintes instrumentos:
escalas; testes de inteligência; anamnese; inventários; PMK.
testes; escalas de atenção; inventários; formulários de anamnese, métodos expressivos gráficos.
testes; escalas; inventários; questionários; métodos projetivos e expressivos.
testes projetivos; escalas psicométricas; questionários; inventários de interesse; medidas.
testes de atenção; escalas; inventários de maturidade; questionários, métodos de anamnese.
6
É um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.
Testagem Psicológica
Avaliação Psicológica
Avaliação Diagnóstica
Psicodiagnóstico
Diagnóstico
7
Relacione cada conceito com suas respectivas descrições corretamente. Conceitos 1. Entrevista 2. Testes psicométricos 3. Testes projetivos 4. Observação Descrições ( ) Envolve observar o comportamento do indivíduo em situações naturais ou estruturadas. ( ) Os indivíduos são apresentados a estímulos vagos e ambíguos e são solicitados a projetar seus próprios sentimentos e pensamentos na interpretação desses estímulos. ( ) Pode ser feita de maneira direta (presencial) ou indireta (através de gravações, por exemplo). ( )São conversas estruturadas ou semiestruturadas com o indivíduo. ( )São padronizados e validados estatisticamente para medir características psicológicas.
1,3,4,3,2
4,1,3,4,2
4,3,4,1,2
8
Considere os tipos de entrevista listados e combine com as suas respectivas descrições. Tipos de entrevista 1. Entrevista de triagem 2. Entrevista de anamnese 3. Entrevista diagnóstica 4. Entrevista sistêmica 5. Entrevista de devolução Descrições ( ) Utilizada para avaliar casais e famílias, fortemente associada a demandas de crianças e adolescentes. Foca na avaliação da estrutura e história das relações ou da família. ( ) Avalia a demanda do sujeito e possibilita fazer encaminhamentos. (5) Tem o objetivo de apresentar ao sujeito os resultados de qualquer tipo de avaliação psicológica e também dar espaço para que o avaliado comunique seus sentimentos e impressões sobre o processo. Geralmente ocorre no final de um processo de avaliação. ( ) Faz um levantamento detalhado da história do desenvolvimento do entrevistado, principalmente sobre a infância e geralmente se organiza de forma cronológica. ( ) É uma análise cuidadosa de uma condição, para compreendê-la. Tem o objetivo de descrever, avaliar, relacionar e inferir. Muitas vezes ela prioriza aspectos sindrômicos e psicodinâmicos, descrever sinais e sintomas buscando uma classificação nos quadros diagnósticos
4,1,2,3
4,2,3,1
2,1,3,4
9
Sobre as características esperadas de um entrevistador, considere as afirmativas abaixo e indique quais são verdadeiras e quais são falsas. ( ) Estar presente, no sentido de estar inteiramente disponível para o outro naquele momento, e poder ouvi-lo sem a interferência de questões pessoais; ( ) Ajudar o entrevistado a se sentir à vontade e a desenvolver uma aliança de trabalho; ( ) Facilitar a expressão dos motivos que levaram a pessoa a ser encaminhada ou a buscar ajuda; ( ) Buscar esclarecimento para colocações vagas ou incompletas; ( ) Gentilmente, confrontar esquivas e contradições; ( ) Tolerar a ansiedade relacionada aos temas evocados na entrevista; ( ) Reconhecer defesas e modos de estruturação do sujeito, especialmente quando elas atuam diretamente na relação com o entrevistador (transferência); ( ) Compreender seus processos contratransferenciais; ( ) Assumir a iniciativa em momentos de impasse; ( ) Dominar as técnicas que utiliza.
v,v,v,v,v,v,v,v,v,v
f,f,f,f,f,f,f,f,f,f
v,f,f,v,f,v,v,f,f,v