Processo de Cuidar II - Respiratório

Processo de Cuidar II - Respiratório

Aulas sobre as principais doenças do Aparelho Respiratório

Imagem de perfil user: Ricardo Finotti
Ricardo Finotti
1

O trato respiratório representa uma opção ideal para a administração de medicamentos. O fármaco que dissolve as secreções do aparelho respiratório facilitando sua eliminação é chamado de:

antibiótico
broncodilatador.
broncoconstrictor
2

É importante o reconhecimento das alterações que ocorrem em diferentes transtornos respiratórios, com a finalidade de propor uma assistência adequada e de qualidade. O enfisema é caracterizado por:

Doença inflamatória aguda de causa infecciosa, que acomete os espaços aéreos e é causada por vírus, bactérias ou fungos
Distensão anormal dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, com destruição das paredes alveolares.
Processo inflamatório crônico das vias aéreas, que geralmente cursa com dispneia, sibilo e tosse seca.
3

Dentre os fatores predisponentes, o que exerce maior risco para a deflagração de uma crise de asma é

infecções respiratórias.
esforço físico .
exposição a alérgenos.
4

A DPOC é definida como “uma enfermidade respiratória prevenível e tratável, que se caracteriza pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo, que não é totalmente reversível”. Considerando o assunto, acerca da terapia com oxigênio, é CORRETO afirmar que:

Tem sido considerada uma intervenção não farmacológica ineficaz no aumento da sobrevida dos portadores da doença.
O uso da oxigenoterapia não se faz necessário porque a dispneia inicialmente pode ocorrer aos grandes esforços sem progredir até os mínimos esforços
É necessária a gasometria arterial para a triagem de candidatos à oxigenoterapia.
5

A DPOC caracteriza-se por uma limitação do fluxo de ar, habitualmente progressiva e que está associada a uma resposta inflamatória do pulmão. Esta doença é um conjunto de:

Pneumonia, Bronquite aguda.
Bronquite crônica, Enfisema
Enfisema, Pneumonia
6

Com relação às patologias das vias respiratórias, assinale a alternativa incorreta.

A bronquite crônica, uma doença das vias aéreas, é definida como um acúmulo de secreção levando a uma distensão anormal dos espaços aéreos com destruição das paredes dos alvéolos.
Na DPOC, a limitação do fluxo aéreo é progressivo e está associado a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões, tendo relação com o contato com partículas ou gases nocivos.
A DPOC pode incluir doenças que causam obstrução do fluxo aéreo (enfisema, bronquite crônica) ou uma combinação desses distúrbios.
7

Tendo em vista a assistência de enfermagem a pacientes portadores de afecções respiratórias, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

A crise asmática característica, manifesta-se por dispneia e tosse seca, sibilos (chiados) e sensação de opressão torácica. Faz parte do controle do aparecimento da crise identificar os produtos alergênicos no domicílio, abandono do fumo e, ainda, manter um tratamento adequado intercrises.
A hemoptise (escarro sanguinolento) é uma manifestação comum em muitas doenças do trato respiratório. Na presença dessa manifestação, o técnico de enfermagem deverá observar a sua quantidade, a coloração e a duração da eliminação do escarro.
Em caso de restrição respiratória do paciente acamado no leito, uma recomendação para melhorar o padrão respiratório é manter a cabeceira da cama abaixada em 180º, melhorando inclusive o conforto do paciente.
8

O edema pulmonar é um evento agudo, que consiste no acúmulo anormal de líquido nos pulmões. Entre os cuidados de enfermagem, deve-se

Fornecer suporte psicológico, tranquilizando o paciente, pois a diminuição da capacidade de respirar causa extrema ansiedade piorando o processo ventilatório do paciente
Promover aumento do retorno venoso sentando o paciente à beira do leito com as pernas pendentes
Posicionar o paciente em decúbito dorsal para favorecer o retorno venoso ao coração.
9

São cuidados de enfermagem ao paciente com Enfisema Pulmonar, EXCETO:

Auxiliar o paciente em atividades que causem aumento da necessidade respiratória estimulando a troca gasosa
Desestimular o fumo.
Incentivar a realizar os exercícios respiratórios.
10

Sobre a Pneumonia marque a alternativa INCORRETA:

Como complicação da pneumonia temos a Asma e a DPOC
Nos cuidados de enfermagem podemos estimular a ingestão de líquidos
Entre os sintomas está dispneia, tosse e escarro ferruginoso
11

A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns, tendo como principais características a dificuldade de respirar, o chiado e o aperto no peito, respiração curta e rápida. Analise as afirmativas abaixo acerca da asma e depois marque a alternativa INCORRETA:

Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã.
A asma tem diferentes graus de gravidade, que podem evoluir
Entre os fatores responsáveis pelo desencadeamento de uma crise asmática um dos principais são os medicamentos como corticosteroides e betabloqueadores
12

Sobre os cuidados de enfermagem nas disfunções respiratórias, assinale a alternativa correta.

É importante manter o repouso do paciente no leito a maior parte do tempo, respeitando a posição de Sim's para facilitar a drenagem de secreções.
O técnico de enfermagem delibera, de forma efetiva, a necessidade de se administrar e ajustar a terapia com oxigênio.
O uso de máscara facial com nebulização libera o ar quente e umidificado para a árvore brônquica, ajuda a liquefazer as secreções e alivia a irritação traqueal.
13

Acerca da DPOC, analise as proposições: ( )a DPOC é um estado patológico caracterizado por limitação do fluxo de ar, que não é totalmente reversível, ( )Na DPOC, a limitação do fluxo de ar é progressiva e está associada a uma resposta inflamatória normal nos pulmões para partículas ou gases nocivos.( )No enfisema pulmonar, o comprometimento da troca de gases resulta da destruição das paredes hiperdistendidas dos alvéolos

V F V
V V V
F V V
14

Entre as prescrições de cuidados de enfermagem para pacientes com pneumonia, podem estar: 1 Melhora da permeabilidade das vias respiratórias. 2 Promoção de atividade física para queima de energia. 3 Promoção de aporte de líquidos. Está(ão) CORRETA(S):

1 e 3
1 e 2
2 e 3
15

Relativo ao processo respiratório é CORRETO afirmar:

A administração de oxigênio à pessoa com enfisema é feita sempre que necessária, quando o paciente demonstra comprometimento respiratório.
A tosse é um mecanismo fisiológico de limpeza das vias aéreas mas deve ser abolida para não irritar a traquéia e causar dor ao paciente
No nariz o ar é purificado e aquecido, depois passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos onde é realizada a troca gasosa entre o oxigênio e gás carbônico.
16

A asma brônquica é definida como diminuição da função pulmonar devido a broncoespasmos, edema da mucosa e produção excessiva de muco. Pode ser conseqüência de infecções respiratórias e fatores alérgicos, mas é pouco provável que esteja associada ao estresse.

CERTA
ERRADA
17

O bloqueio e / ou estreitamento das vias aéreas pode ser causado devido à perda de elasticidade das vias aéreas, dano ou inflamação nas paredes das vias aéreas, secreção do muco nas vias aéreas superiores e diminuição da área de superfície para a troca do ar. O texto se refere:

DPOC
Asma
Pneumonia
18

A Acrocianose que aparece na bronquite está relacionado a:

Condição dolor que acontece nas articulações das mãos com presença de nódulos
Condição indolor que deixa a pele das mãos e, menos frequentemente, a dos pés, com coloração azulada
Condição que o tórax se expande de forma anormal na tentativa de colocar mais oxigênio para dentro dos pulmões
19

O processo fisiopatológico da asma acarreta em:

O bloqueio e / ou estreitamento das vias aéreas pode ser causado devido à perda de elasticidade das vias aéreas, dano ou inflamação nas paredes das vias aéreas, secreção do muco nas vias aéreas superiores e diminuição da área de superfície para a troca do ar.
Inflamação induz a produção de neutrófilos, macrófagos e linfócitos → Neutrófilos + Macrófagos + Linfócitos + Espécies reativas de oxigénio + Enzimas proteases = Danos nas vias aéreas (alvéolos).
Ocorre a diminuição do calibre dos brônquios e bronquíolos, devido ao bronco-espamo, edema e produção de muco espesso dificultando a passagem do ar
20

O edema agudo de pulmão (EAP) é uma das causas mais freqüentes de insuficiência respiratória atendidas em um serviço de emergência. Desta forma entende-se como EAP:

Processo patológico secundário, caracterizado por acúmulo excessivo de líquido nos espaços intersticiais e alveolares. Esse processo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e C O2), o que a acarreta desconforto respiratório.
Processo patológico secundário, caracterizado único e exclusivamente pelo acúmulo de pus nos espaços intersticiais e alveolares. Esse acúmulo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2e C O2). Também denominado de pneumonia alveolar.
Processo patológico primário, caracterizado por acúmulo excessivo de líquido seroso nos espaços intersticiais e alveolares. Esse processo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e C O2) e a única causa conhecida é a de origem cardíaca.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.