Problemas ambientais no cotidiano das cidades
Geralmente, os problemas ambientais nas cidades estão relacionados ao crescimento urbano acelerado, à concentração populacional e à falta de infraestrutura.
0
0
0
1
São exemplos de problemas ambientais urbanos:
Lixo nas calçadas, ruas pavimentadas, retirada da vegetação das encostas dos morros, construção de moradias em locais irregulares, ausência de saneamento básico com esgotos lançados nos rios, gestão pública ineficaz.
Coleta de lixo periódica, esgotos direcionados para uma estação de tratamento, preservação da vegetação das encostas dos morros, gestão pública eficiente.
Bueiros com a tubulação limpa, muitas áreas verdes preservadas, lixos descartados em locais adequados.
2
O fenômeno climático chamado ilha de calor ocorre:
Quando há concentração urbana (pessoas, construções e veículos) associada a pavimentação do solo e poucas áreas verdes. Isso provoca uma maior retenção de calor, tornando os centros urbanos mais quentes.
Quando há pouca concentração de pessoas, moradias e veículos, muitas áreas verdes, tornando a temperatura ambiente mais fresca.
3
As "ilhas de plástico" ou "ilhas de lixo" são:
Amontoado de lixo flutuante com alta concentração de plástico, vindo dos continentes. São levadas pelas águas dos rios que desembocam nos oceanos, trazendo consequências catastróficas para a vida marinha.
Grandes lixões formados nos continentes devido a grande quantidade de lixo produzida diariamente.
4
Os oceanos e mares são importantes para a manutenção da vida no planeta. Infelizmente, mesmo sendo tão importantes recebem diariamente grande quantidade de lixo produzidos nos continentes.
A importância dos oceanos e mares é devido a sua influência sobre o clima da terra, porque regulam a temperatura do planeta, são ricos em sais minerais, produzem oxigênio, além de abrigar inúmeras riquezas da flora e da fauna.
A importância dos oceanos e mares é devido a sua grande quantidade de água potável, que abastece diversas populações que vivem próximas ao litoral.
5
São atitudes simples que podem ajudar a evitar que os poluentes cheguem nos mares e oceanos:
Ter consciência ecológica e usar sacolas plásticas em abundância, assim como copos e talheres de plástico.
Não ter atitude ecológica e descartar o lixo em qualquer lugar.
Não usar copos e talheres de plástico, evitar sacolas plásticas, descartar o lixo em lugares adequados.