1
A idade mínima de aposentadoria passa a ser de 65 anos para todos.
FALSO
VERDADEIRO
2
Apenas homens acima de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos poderão participar da transição.
VERDADEIRO
FALSO
3
A acumulação de benefícios passará a ser totalmente proibida. Não será mais possível receber pensão por morte e aposentadoria.
VERDADEIRO
FALSO
4
O aposentado rural poderá se aposentar com 15 anos de contribuição, mesmo tempo exigido hoje.
VERDADEIRO
FALSO
5
Serão necessários 49 anos de contribuição para se aposentar.
VERDADEIRO
FALSO
6
Os militares não serão afetados pela reforma da previdência.
VERDADEIRO
FALSO
7
Servidores estaduais e municipais estão fora da reforma, mas os estados devem realizar seus próprios ajustes dentro de seis meses.
VERDADEIRO
FALSO
8
A Previdência Social é um seguro patrocinado pelo Governo Federal que garante a aposentadoria para o contribuinte quando ele parar de trabalhar ou, ainda, outros benefícios em caso de invalidez, morte, doença, desemprego, entre outros.
FALSO
VERDADEIRO
9
A previdência privada é um plano de aposentadoria que depende do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
VERDADEIRO
FALSO
10
Existem dois tipos de fornecimento de Previdência Privada: Pode ser fechado, que são oferecidos pela empresa apenas a seus funcionários por meio de uma fundação. Ou aberto, que são disponíveis para qualquer pessoa em bancos ou corretoras.
VERDADEIRO
FALSO
11
Quando o banco oferece um plano de previdência, surgem essas duas siglas. Elas são os tipos de previdência privada: PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres); VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres).
FALSO
VERDADEIRO
12
O regime de previdência social utilizado no Brasil é o de “Repartição Simples”, em que os mais novos aportam dinheiro na previdência e as pessoas aposentadas que já contribuíram quando jovens retiram sua parte do benefício.
FALSO
VERDADEIRO
13
RPPS (Regimes de Poderes da Previdência Social)
FALSO
VERDADEIRO
14
RGPS (Regime Geral de Previdência Social)
FALSO
VERDADEIRO
15
Aposentadoria Especial, Pensão por Morte e Salário Maternidade são uns dos benefícios garantidos pela previdência social.
FALSO
VERDADEIRO
16
Tempo de Contribuição com Pedágio de 100% Esta é a única regra que serve também para o servidor público (RPPS). Ela funciona de forma parecida com o pedágio de 50%, porém foi feita para quem faltam mais de 2 anos para se aposentar.
VERDADEIRO
FALSO
17
A Nova Previdência entrou em vigor na data de publicação da emenda constitucional nº 103 no Diário Oficial da União, em 01 de maio de 2019.
VERDADEIRO
FALSO
18
A Nova Previdência prevê regras diferentes para algumas categorias profissionais. Para os professores, por exemplo, são 25 anos de contribuição e idade mínima de 57 anos, para as mulheres, e de 60 anos para os homens.
FALSO
VERDADEIRO
19
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 103, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2019 Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias.
FALSO
VERDADEIRO
20
A emenda é o meio pelo qual é possível alterar a forma ou o conteúdo de um projeto de lei (ou de outra proposição normativa), no todo ou em parte.
FALSO
VERDADEIRO