Prescrição medicamentosa em Odontologia

Prescrição medicamentosa em Odontologia

Farmacologia 3º período Odontologia

Imagem de perfil user: Sabrina Julie
Sabrina Julie
1

As infecções pós-operatórias das feridas podem ter um efeito significativo no sucesso dos implantes dentais e nos procedimentos de enxerto ósseo. O uso dos antimicrobianos de forma profilática mostrou reduzir de forma significativa as infecções pós-operatórias. Antibiótico de escolha para a profilaxia deve incluir, em seu espectro de ação, eficácia contra a bactéria mais conhecida por ser responsável pelo tipo de infecção encontrada no procedimento cirúrgico. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome genérico e a dose profilática para Endocardite bacteriana de um dos antibióticos comumente usados na implantodontia.

Clindamicina 600mg 1h antes da cirurgia
Amoxicilina 500mg 1h antes da cirurgia
Azitromicina 1g 1h antes da cirurgia
2

Ao prescrever dois gramas de amoxicilina uma hora antes do procedimento cirúrgico de extração do dente 48, em que será necessário realizar odontosecção e osteotomia, o cirurgião dentista tem o intuito de:

prevenir a colonização de bactéria realizando a profilaxia antibiótica
tratar uma infecção já pré-existente
reduzir o edema pós cirúrgico
3

Qual o AINE mais recomendado para crianças?

Ibuprofeno
Paracetamol
Diclofenaco de potassio
Diclofenaco sódico
4

Uma das características importantes do digluconato de clorexidina é a alta substantividade. As moléculas se ligam aos tecidos moles, superfície dentária, película adquirida e, então, é liberada de forma ativa com efetividade de:

2 a 4 h após a aplicação
6 a 8 h após a aplicação
12 a 48 h após a aplicação
5

A duração do tratamento com AINEs na clínica odontológica é quase sempre restrita. Por isso, é necessário conhecer a dose usuais e o intervalo entre as doses de manutenção. Analise as alternativas abaixo e assinale a que traz a dose e o intervalo de forma correta

O Tenoxicam possui dose usual de 50 mg, e o intervalo entre as doses de manutenção deve ser de 24 horas.
O Cetoprofeno possui dose usual de 150 mg, e o intervalo entre as doses de manutenção deve ser de 12 horas
O Meloxicam possui dose usual de 15 mg, e o intervalo entre as doses de manutenção deve ser de 12 horas.
O Piroxicam possui dose usual de 20 mg, e o intervalo entre as doses de manutenção deve ser de 24 horas.
6

O paracetamol é uma das drogas mais comumente usadas. Sobre o paracetamol, assinalar a alternativa CORRETA:

A principal classe de drogas para o controle da dor endodôntica é a dos analgésicos não esteroidais, como o paracetamol.
O paracetamol não gera hepatotoxicidade em qualquer dose.
A combinação de paracetamol com opioides é uma alternativa para pacientes impossibilitados de tomar AINEs.
7

A formulação tópica indicada para o controle do biofilme bacteriano em um paciente com dificuldade motora por astenia é:

cloridrato de benzidamina.
cloreto de cetilpiridíneo.
Clorexidina
8

Uma mulher de vinte e seis anos de idade foi submetida à cirurgia bucal. Inadvertidamente, não utilizou o medicamento prescrito pelo profissional no pós-cirúrgico, tendo optado por utilizar um analgésico que já tinha em casa. Após dois dias da intervenção, a paciente entrou em contato com o profissional, relatando que, embora não estivesse sentindo dor, havia percebido um sangramento constante na região onde havia sido feita a cirurgia. Considerando os efeitos adversos provocados na paciente do caso clínico, assinale a opção que apresenta um medicamento contraindicado para o controle da dor no pós-operatório de cirurgia bucal.

cetorolaco
diclofenaco
meloxicam
piroxicam
9

Em exame odontológico de rotina de um paciente de 83 anos de idade, desdentado total há 50 anos e portador de prótese total superior apenas, identificou-se a presença de diversos pontos eritematosos no palato duro, sob a área coberta pela prótese. O paciente referiu que não retira a prótese para dormir, a qual apresenta 25 anos de uso e encontra-se bastante desgastada e trincada. Foi diagnosticada a estomatite protética associada à infecção pelo fungo Candida albicans. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles associado, julgue os itens a seguir. O uso de antifúngicos tópicos, a exemplo da suspensão oral nistatina e do gel de miconazol, é considerado eficaz e seguro. A suspensão de nistatina pode ser deglutida, uma vez que a droga não é absorvida por via oral.

errado
certo
10

Em exame odontológico de rotina de um paciente de 83 anos de idade, desdentado total há 50 anos e portador de prótese total superior apenas, identificou-se a presença de diversos pontos eritematosos no palato duro, sob a área coberta pela prótese. O paciente referiu que não retira a prótese para dormir, a qual apresenta 25 anos de uso e encontra-se bastante desgastada e trincada. Foi diagnosticada a estomatite protética associada à infecção pelo fungo Candida albicans. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles associado, julgue os itens a seguir. O uso do fluconazol por via oral é o tratamento de primeira escolha.

certo
errado
11

Paciente de 78 anos de idade apresenta diabetes tipo II, hipertensão arterial e nefropatia diabética, cujo controle é feito por uso diário de insulina NPH e enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina). Ele procurou atendimento odontológico em função de dor associada a músculos mastigatórios e refere dificuldade para dormir. Ao exame físico da região de cabeça e pescoço, notou-se contratura de diversos músculos. O paciente é desdentado total superior e inferior e usa as mesmas próteses há mais de 20 anos. Possui rebordos volumosos. Diagnosticou-se dor miofacial, associada à disfunção temporomandibular aguda. A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir. Recomenda-se o uso de anti-inflamatórios não esteroidais por 15 dias, pois apresentam eficácia e segurança de uso

errado
certo
12

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O tempo de duração prescrito para o ibuprofeno foi adequado.

certo
errado
13

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O aumento da dose de ibuprofeno para 600 mg e a diminuição do intervalo entre as administrações para seis horas é recomendado, com o intuito de se alcançar o efeito analgésico

errado
certo
14

Criança com três anos de idade apresenta febre, irritabilidade, dificuldade de alimentação, halitose, faringite, linfadenopatia submandibular e mal-estar geral. Ao exame físico intrabucal, notou-se a presença de pequenas vesículas em toda a boca, hiperemia, edema e pontos hemorrágicos gengivais generalizados. Há envolvimento da região oral e perioral. Quanto ao quadro descrito, julgue os itens a seguir. O uso de antibióticos está sempre indicado nesses casos.

errado
certo
15

Julgue os itens subsecutivos, no que diz respeito aos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). O uso de AINEs em associação com ácido acetilsalicílico (AAS) deve ser evitado em decorrência do aumento do risco de efeitos gastrointestinais indesejáveis, independentemente da concentração de AAS que esteja sendo administrada.

errado
certo
16

Em pacientes gestantes e com anemia, quando necessário o uso analgésico, devemos ter cuidado com o risco de metahemoglobinemia, portanto devemos evitar o uso de:

paracetamol
Dipirona
ibuprofeno
17

Dentre as opções terapêuticas com que contam os profissionais da odontologia para o controle de quadros clínicos de periodontite agressiva incluem-se, prioritariamente,

administração de metronidazol e amoxicilina e o debridamento mecânico.
o debridamento mecânico e a terapia de acesso com retalho.
a raspagem e alisamento radicular das lesões.
a raspagem subgengival e supragengival com emprego de raspadores ultrassônicos.
18

Paciente com 63 anos de idade, sexo feminino, relata o uso contínuo de AAS (ácido acetilsalicílico), seguindo prescrição médica, após um acidente vascular encefálico. Diante da indicação de uma cirurgia eletiva para apicectomia no dente 45, e da necessidade de controle da dor no período pós-operatório, NÃO é indicado o uso de

celecoxibe
ibuprofeno
tenoxicam
19

Paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, tem histórico clínico de úlcera péptica e relata dor aguda espontânea na região do dente 24, não conseguindo dormir à noite, devido a esta dor. O exame clínico mostra uma restauração fraturada no dente 24, que apresenta a lâmina dura intacta, ao exame radiográfico. Os testes de sensibilidade ao frio e ao calor mostram vitalidade pulpar. A duração do tratamento farmacológico

deve contemplar um período máximo de 72 horas, tendo em vista a possibilidade de efeitos adversos.
requer a redução do edema inflamatório, o que ocorre após 5 dias de uso contínuo do medicamento.
depende da resposta da microbiota, o que ocorre com um mínimo de 6 dias de uso contínuo do medicamento.
20

Paciente portador de válvula cardíaca protética metálica e há necessidade de realizar procedimento odontológico invasivo, as medicações de escolha podem ser todas abaixo, EXCETO:

Metronidazol 500 mg - 30 − 60 minutos antes do procedimento.
Amoxicilina 2 g para adultos - 30 − 60 minutos antes do procedimento.
Azitromicina 500 mg para adultos - 30 − 60 minutos antes do procedimento.
21

Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, com massa corporal de 20 kg e 1,05 m de altura, tem indicação para a realização de frenectomia lingual. A mãe da criança relata, durante a anamnese, que este paciente é alérgico a suco de frutas industrializado e outros alimentos que contêm sulfitos. Após a cirurgia, deve-se efetuar a prescrição, com a orientação de uma dosagem de 20 gotas, do analgésico

ibuprofeno, com intervalos de 6h entre as doses.
paracetamol associado a codeína, com intervalos de 6h entre as doses.
ácido acetilsalicílico, com intervalos de 4h entre as doses.
tramadol, com intervalos de 4h entre as doses.
22

São os corticoides de escolha para uso odontológico:

predisona e predisalona
predinisolona e dexametasona
dexametasona e betametasona
23

Para a terapêutica medicamentosa de abscessos dentoalveolares que não responderam favoravelmente à amoxicilina, a associação mais indicada é:

metronidazol 250 mg a cada 8 horas, até 48 horas após o desaparecimento de sinais e sintomas.
dose de ataque 1 g de clindamicina, seguida da dose de manutenção de 500 mg a cada 8 horas, até 48 horas após o desaparecimento de sinais e sintomas.
dose de ataque 1 g de Tetraciclina, seguida da dose de manutenção de 500 mg a cada 6 horas, até 48 horas após o desaparecimento de sinais e sintomas.
24

Pacientes adultos portadores de valva cardíaca protética possuem risco aumentado para o desenvolvimento de endocardite infecciosa. Atualmente, a profilaxia antibiótica está indicada a estes pacientes através da administração de 2 g de amoxicilina, por via oral, antes de procedimentos odontológicos, como a manipulação da gengiva e da região periapical. Em situações em que estes pacientes fazem uso de amoxicilina para erradicação de uma infecção (p. ex. sinusite) antes do procedimento odontológico a ser realizado, é correto airmar que estes pacientes:

têm maior probabilidade de possuir estreptococos do grupo viridans resistentes à amoxicilina e, portanto, a proilaxia deve ser realizada com o uso de clindamicina, azitromicina ou claritromicina.
não necessitam de proilaxia antibiótica para prevenir a endocardite infecciosa.
têm maior probabilidade de possuir estreptococos do grupo viridans resistentes à amoxicilina e, portanto, a proilaxia deve ser realizada com o uso de cefalosporinas.
25

Qual o medicamento indicado para o tratamento de infecções avançadas na presença de celulite pericoronarites em Adultos?

Claritromicina 500mg 12/12h
Amoxicilina + metronidazol 500mg 8/8h
Clindamicina 300mg 8/8h
26

Quando não se tem resposta ao tratamento com amoxicilina + metronidazol qual deve ser a indicação?

Amoxicilina associada a cluvulanato de potássio 500mg 8/8h
Tramadol 50mg 8/8h
Ibuprofeno 200mg 6/6h
27

Qual antibiótico não deve ser administrado em mulheres grávidas?

tetraciclinas
Amoxicilina
azitromicina
28

Qual o tratamento adequado para o sapinho?

clorexidina bochechos e deglutição 4x ao dia por uma semana, em casos de não melhorar fluconazol 200mg no 1º dia e depois aumentar 100mg na dose por 7a 14 dias
nistatina bochechos e deglutição 4x ao dia por uma semana, em casos de não melhorar fluconazol 200mg no 1º dia e depois aumentar 100mg na dose por 7a 14 dias
29

Qual a concentração correta para a prescrição do paracetamol associado a codeína?

500-750mg 4/4h
50mg 8/8h
500mg de paracetamol+30mg de codeina 6/6h
30

Qual a posologia correta para o tramadol?

750mg 4/4h
500mg 6/6h
50mg 8/8h
31

Qual a posologia da nimesulida?

100mg 12/12h por 3 dias
750mg 6/6h por 10 dias
50mg 1 vez ao dia por 3 dias
32

Qual a posologia correta para a azitromicina?

50mg 1 vez ao dia por 10 dias
500mg 2x ao dia por 10 dias
500mg 1 vez ao dia por 10 dias
33

Qual dos medicamentos a seguir não são considerados AIES?

Prednizona Prednisolona
Triamcinolona Dexametazona
Hidrocortizona, betametazona
Ibuprofeno e Nimesulida
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.