ADOLESCÊNCIA POSITIVA, PARA FORMAÇÃO DA AUTOIMAGEM E DA AUTOESTIMA

ADOLESCÊNCIA POSITIVA, PARA FORMAÇÃO DA AUTOIMAGEM E DA AUTOESTIMA

Caracteriza-se por alterações em diversos níveis — físico, mental e social — e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

Imagem de perfil user: Cornelio Raimundo Mucache
1

O ato de prestar uma colaboração, fazer um favor e até mesmo auxiliar alguém, corresponde a pratica da:

Generosidade
Autoridade
2

Qual atitude atesta uma pessoa generosa?

Alguém mesquinho não compartilha o que tem e é inconveniente na hora de convidar as pessoas para o seu convívio, pois só pensa nele mesmo.
Alguém que gosta de compartilhar o que tem. É movido por um sentimento de empatia, de tal forma que entende as necessidades do outro.
3

Qual ação demonstra ser generoso?

Reunir amigos para uma festa.
Alimentar pessoas em situação de rua e animais abandonados.
4

Em que situação a generosidade se torna fundamental?

Ao ver algum idoso, grávida ou deficiente, mesmo que não esteja no banco preferencial de um transporte ou local público, ofereça seu lugar para a pessoa.
Ao limpar seu guarda-roupa retire roupas que estão rasgadas, sapatos sem solado e faça doações. Não importa o dos objetos, o importante é fazer doações.
5

É muito comum entrarmos nas redes sociais e ver comentários cheios de ódio e preconceito. Este tipo de mensagem:

É ruim e poderá causar danos na vida emocional e psicológica de alguém.
Provoca alegria na maioria das pessoas que têm acesso ao post.
6

Um simples sorriso, falar “bom dia” ao entrar no elevador, ser simpático (a) com o moço que atendeu na padaria ou elogiar o serviço do garçom são atitudes:

Singelas que podem melhorar o dia de alguém que está sofrendo.
Que promovem o conflito entre as pessoas.
7

Adolescência Positiva é:

Agressividade para com os outros.
Bom Senso; autocontrole; autoconhecimento.
8

Autoestima é:

Reconhecer sem examinar como verdade tudo que dizem a meu respeito.
Avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz de si mesma em algum grau a partir de emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer outro tipo de conhecimento de si próprio.
9

Para promover a minha autoimagem é preciso:

Que eu faça bastante publicações de minhas fotos nas redes sociais para saber a opiniões dos outros sobre mim.
Aceitar minha imagem tal como ela é. Boa índole; controlar minhas atitudes.
10

Para a formação de uma adolescência positiva:

A escola desempenha um papel indispensável. Todas as atividades pedagógicas despertam o interesse sobre o bem para conosco em relação aos outros.
A escola não tem nada a ver com a formação humana.
11

Adolescência é uma fase que corresponde a:

12 a 19 anos
12 a 16 anos
12

Adolescência Positiva? Existe?

Não existe, adolescência é sempre adolescência.
Sim, quando a autoconhecimento de si.
13

Uma pessoa pessimista de si, pode ser considerada de:

Uma pessoa de boa estima.
uma pessoa de baixa-estima
14

Quais são as causas da baixa Autoestima?

Apenas quando as pessoas tem inveja de suas conquistas.
Lar disfuncional, traumas, abusos, relacionamentos abusivos, fracassos, negligência, educação parental rígida, estresse, bullying, objetivos irrealistas, autoimagem negativa, culpa, arrependimento, crítico interno severo, pensamentos negativos, crenças limitantes, distorções cognitivas, identidade social, etc.
15

Quais são os sinais que demonstram que uma pessoa tem baixa Autoestima?

Apenas, quando fala bem sempre de si.
Crítico Interno severo, não conseguir enxergar as próprias qualidades e pontos fortes, se depreciar, aceitar relacionamentos abusivos, pessimismo (copo sempre meio vazio), necessidade de agradar, dificuldade em falar não, dificuldade para expressar opinião (tem medo de falar besteira e ser julgado), gastos acima do padrão, tem dificuldades em receber elogios. Estes comportamentos são indicativos e não uma sentença.
16

O que eu devo observar para saber se uma pessoa tem baixa Autoestima? Quais são os sintomas de uma pessoa com baixa Autoestima?

Se existe uma constante busca pela perfeição, necessidade de ser o melhor; Se desistem sem tentar, por medo de fracasso; Se fazem comentários negativos e depreciativos sobre si mesmo; Se fazem sacrifícios pessoais para agradar outras pessoas; Se acreditam que outras pessoas estão sempre pensando ou falando o pior delas; Se ficam excessivamente ansiosos quando conhecem alguém.
Se não ficam extremamente defensivos quando provocados; e se não estão sempre tentando mostrar que são especiais.
17

O que sente uma pessoa que tem baixa Autoestima?

Entre diversos sentimentos possíveis, é comum a pessoa que tem baixa Autoestima não sentir-se “boa” o bastante. Seja para um relacionamento, carreira ou um desafio a encarar. Comumente sentem que as pessoas à sua volta são melhores ou mais capazes.
Comumente não se sentem que as pessoas à sua volta são melhores ou mais capazes.
18

Como se comportam as pessoas que têm baixa Autoestima?

Não existe um comportamento padrão. Alguns podem ser introvertidos e fazem o possível para não serem percebidos (acreditam que não se encaixam, não são bons o bastante, etc), enquanto outros podem fazer de tudo para serem o centro das atenções (querem validação externa daquilo que não acreditam ou não veem em si mesmas). Podem até ferir ou magoar pessoas para sentirem-se melhores a respeito de si mesmas, mas o maior mal que causam é sempre a si mesmas.
Existe um comportamento padrão. Ser sempre quieto com todas as pessoas.
19

Como ajudar uma pessoa que tem baixa Autoestima?

Se você não souber o que falar, apenas demonstre que você a aceita como é, e que sempre a apoiará. Em casos mais graves, incentive a pessoa a buscar ajuda profissional. Se a pessoa em questão não identifica ou não aceita que tem uma baixa Autoestima, sutilmente ofereça oportunidade de conhecimento como livros, textos, vídeos, etc. Tudo começa com o autoconhecimento.
Se dirigir em um tom alto, para que a pessoa se toque, e toque atitude, porque de preferência todos devem se comportar de igual forma.
20

O que falar para uma pessoa com baixa Autoestima?

Não faça elogios vagos e genéricos como “Você é bonito” ou “Você é inteligente” pois é provável que a pessoa não acredite e ainda se sinta incompreendido. Se for falar algo, aponte as evidências de qualidades ou características, como ser uma pessoa comprometida, por X evidência. Ofereça os indicativos.
Ignorar simplesmente.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.