Planejamento Estratégico
Não existe uma fórmula ou padrão para criar uma organização bem-sucedida e de elevado desempenho. Não há receita para o bolo. O processo de planejamento estratégico a ser criado e recriado é o que vai conduzi-la no desenvolvimento e formulação de estratégias que assegurem sua evolução continuada e sustentável.
0
0
0
1
Tendo por base a obra “Planejamento Estratégico: da Intenção aos Resultados: Conhecendo e aplicando o processo proativo de alcançar os objetivos estratégicos desejados” de Chiavenato, responda as questões que se seguem identificando a alternativa falsa: O planejamento estratégico:
Deixou de ser um plano do tipo “empurrar sempre para a frente” para se tornar o tipo “puxar com retroação em tempo real”.
Deixou de ser uma evitação da incerteza para se tornar a melhor convivência com ela.
Deixou de ser um plano permanente para se tornar uma jornada definitiva.
Deixou de alongar o seu horizonte temporal para tornar o tempo um forte aliado.
Deixou de prever o futuro para se ajustar rapidamente a ele.
2
O processo estratégico:
Quanto mais empurra para a frente, tanto mais o sistema empurra de volta como forma de Autocorreção de rumos em direção aos seus objetivos, tendo em vista o ambiente mutável e variável que o envolve. Ponha feedback positivo ou negativo nisso a todo momento ao criar um processo altamente flexível e adaptável ao longo de todo o seu andamento.
Deixou de observar o passado para se ajustar rapidamente a ele no sentido de se autorreplicar e se autoajustar para se adaptar automaticamente e em tempo real às mudanças internas e externas, na medida em que se defronta com a realidade.
Deixou de prever o futuro para se ajustar rapidamente a ele no sentido de se autorreplicar e se autoajustar para se adaptar automaticamente e em tempo real às mudanças internas e externas, na medida em que se defronta com a realidade.
O processo estratégico é dotado da homeostasia necessária, isto é, avança e retroage sempre quando se afasta da realidade.
O processo estratégico precisa também puxar para trás, retroagindo de acordo com seus avanços para autocorrigir essas etapas e adequá-las às novas realidades que surgem.
3
A estratégia – fruto do processo estratégico:
Ela deixou de ser estática e extremamente formalizada para se tornar ágil e dinâmica.
Ela deixou de ser dinâmica e extremamente formalizada para se tornar estática.
Foi o caminho utilizado para alcançar de maneira bem-sucedida os objetivos previamente definidos pelas organizações.
É ao mesmo tempo arte e ciência, é reflexão e ação, ou simplesmente pensar para agir e não simplesmente pensar antes de agir.
Ela é basicamente um poderoso curso de ação escolhido pela empresa a partir da premissa de que uma futura e diferente posição poderá oferecer ganhos e vantagens em relação à situação.
4
Etapas-chave do Planejamento estratégico:
Definir metas organizacionais amplas.
Compreender o ambiente (mediante monitoramento e análise preditiva).
Fazer e implementar decisões abrangentes.
Avaliar o desempenho real e ajustar.
Identificar opções até impossíveis de rotas de ação.
5
O propósito do processo estratégico é responder a estas perguntas:
Onde ela esteve?
Aonde ela quer chegar?
O que deve ser feito para mudar para a direção certa e desejada?
Onde está a organização agora?
Para onde ela está indo?