Pesquisa de Opinião e de Mercado - FACHA
Quiz da disciplina Pesquisa de Opinião e de Mercado da FACHA.
0
0
0
1
A COI - Comunicação Organizacional Integrada é composta de:
Comunicação Interna/Administrativa, comunicação Institucional/Corporativa. comunicação Mercadológica
Endomarketing, comunicação Interna/Administrativa, comunicação Institucional/Corporativa. comunicação Mercadológica
Comunicação não violenta, endomarketing, comunicação Interna/Administrativa, comunicação Institucional/Corporativa. comunicação Mercadológica
Comunicação eficaz, comunicação não violenta, endomarketing, comunicação Interna/Administrativa, comunicação Institucional/Corporativa. comunicação Mercadológica
2
Qual das assertivas não faz parte da Comunicação Administrativa Interna
“Vender” os produtos da empresa primeiro para seus públicos internos.
Disseminar eficiente e eficazmente informações, decisões e fatos relacionados à gestão da empresa junto aos stakeholders externos em planejamentos e ações em comum.
Melhorar o relacionamento entre pessoas e setores, horizontal e verticalmente, formal e informalmente.
Promover motivação, envolvimento e comprometimentos dos públicos internos na realização de tarefas.
3
Qual das assertivas não faz parte da Comunicação Mercadológica Externa
Compartilhar com os fornecedores informações, decisões e fatos da empresa com o objetivo de motivá-los a oferecer condições de oferta atraentes.
Tornar comum aos públicos consumidores os diferenciais competitivos da empresa em relação ao produto, preço e distribuição.
Melhorar o relacionamento administrativo da empresa com seus públicos externos.
Tornar comum a percepção de que a relação remuneração/trabalho é adequada e justa.
4
Qual das assertivas não faz parte da Comunicação Institucional
Disseminar eficiente e eficazmente informações, decisões e fatos relacionados à gestão da empresa junto aos stakeholders externos em planejamentos e ações em comum
Aumentar o nível de admiração e de empatia dos stakeholders e da opinião pública, incrementando o valor percebido da empresa e da sua marca.
Propiciar relações institucionais positivas que evitem ou minimizem conflitos e crises envolvendo a empresa e seus diferentes públicos
Promover boa vontade dos públicos externos em relação à empresa.
5
TV Aberta, revistas, jornais pertence a que nível de comunicação
Massa/Não Segmentada
Grupo/Específica/Dirigida
Público/Segmentada
Multidão e fluxo de pessoas
6
Marketing social pertence a:
Multidão/Fluxo de Pessoas
Grupo/Específica/Dirigida
Massa/Não Segmentada
Público/Segmentada
7
Qual das métricas tem como premissa o investimento corporativo?
ROL - Learning
ROI
ROE - Experience
ROE - Engagement
8
Contextualizar o problema ou oportunidade no briefing é de responsabilidade:
Cliente
Atendimento
Criação
Planejamento
9
Escolha estratégica de como a comunicação pode ajudar a resolver este problema ou oportunidade é de responsabilidade
Cliente
Agência
Planejamento
Criação
10
Uma vodka destilada 3 vezes e filtrada 5 vezes é
Business Insight
Brand Insight
Consumer Insight
Product Insight
11
"Não é uma Brastemp é
Product Insight
Brand Insight
Consumer Insight
Culture Insight
12
Um estudo sobre a Opinião Pública afirma, em 1922, que conhecer os efeitos da mídia na sociedade é uma maneira de proteger a democracia. Sobre o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
Não é possível atingir a objetividade no relato jornalístico, pois esse é sempre conscientemente manipulado em prol dos governantes.
A maneira como a notícia é construída corresponde integralmente à realidade e, por isso, funciona como elemento protetor da democracia.
A seleção das notícias feita pelos jornais, por conta das rotinas produtivas do jornalismo, é responsável por definir aquilo que as pessoas saberão sobre a realidade.
A seletividade na produção noticiosa é responsável pela criação de arquétipos, que serão apreendidos por pouco tempo pela audiência.
13
Acerca da comunicação como produto do processo social, julgue os itens subsequentes. A sociedade se expressa por meio da opinião pública, tendo vista que essa é a opinião que representa todos os segmentos da sociedade.
Errado
Certo
14
Acerca da formação da opinião pública, julgue os itens que se seguem. A opinião pública substituiu as intensas demonstrações das multidões instadas por oradores brilhantes, que, por meio da retórica e de símbolos, determinavam o comportamento coletivo.
Errado
Certo
15
Acerca da formação da opinião pública, julgue os itens que se seguem. O poder da opinião pública afeta as decisões gerenciais, e é função do relações-públicas identificar essa opinião e solucioná-la perante a sociedade.
Errado
Certo
16
Acerca da formação da opinião pública, julgue os itens que se seguem. A opinião pública decorre das massas que, tendo um objetivo de observação, expressam seu apoio ou sua discordância durante a análise das proposições controvertidas.
Certo
Errado
17
A respeito de imparcialidade, objetividade e veracidade enquanto princípios da imprensa, julgue os itens subsequentes. No jornalismo, imparcialidade é a capacidade de refletir a opinião do público a que se dirige a reportagem.
Errado
Certo
18
Julgue os itens a seguir, referentes à opinião pública e seus conceitos. É difícil conceituar opinião pública, tendo em vista que existem dezenas de conceitos e muitos deles já se popularizaram. Entretanto, o conceito de opinião pública está frequentemente relacionado aos resultados de pesquisas. Dessa forma, opinião pública seria a somatória do conjunto de opiniões individuais.
Errado
Certo
19
Julgue os itens a seguir, referentes à opinião pública e seus conceitos. A opinião pública tem sua origem no debate público, tendo em vista que, dificilmente, uma pessoa, isoladamente, conceba uma opinião. Diversas fontes são levadas em conta na formação da opinião de uma pessoa, tais como as pessoas com que ela se relaciona e as informações que recebe diariamente das diversas mídias com que convive.
Certo
Errado
20
Há um tipo de pesquisa que tem a finalidade de identificar percepções, sentimentos, atitudes e ideias dos participantes a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a abordagem de pesquisa. Em pesquisas exploratórias, seu propósito é gerar novas ideias ou hipóteses e estimular o pensamento do pesquisador, enquanto que, em pesquisas fenomenológicas ou de orientação, é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências. O conceito refere-se a
Grupos focais
Brainstorm
Etnografia
Técnicas projetivas
Entrevistas não estruturadas
21
Regina Villela, em seu livro Profissão: Jornalista de TV − Telejornalismo Aplicado na Era Digital (Rio de Janeiro: Ciência Moderna), aponta que na televisão há vários tipos de entrevistas, utilizadas de acordo com a situação ou necessidade de se dar a informação. A entrevista que visa a registrar a opinião de pessoas de várias camadas sociais é chamada de
Enquete
Noticiosa
Opinativa
Denunciativa
Opinião
22
Baseia-se em enquetes rápidas, que visam identificar normalmente o grau de satisfação e algumas preferências do consumidor.
Experimental
Por focus group
Etnografia
Por observação
Por Survey
23
Baseia-se na relação de causa e efeito, através da alteração de alguma variável e observação dos resultados.
Por Survey
Etnografia
Por focus group
Por observação
Experimental
24
Baseia-se na discussão de um assunto de interesse por um grupo pequeno de pessoas pré-selecionadas com base em critérios específicos.
Por focus group
Etnografia
Por observação
Experimental
Por Survey
25
No que se refere à técnica de pesquisa de opinião pública, julgue os próximos itens. Na área da comunicação, na busca por canais de interação com o público, a pesquisa junto à opinião pública tem caráter quantitativo e tratamento estatístico, ficando impossibilitada de uma análise qualitativa.
Errado
Certo
26
Grupo focal é a metodologia utilizada em pesquisas sociais de opinião, principalmente na área de comunicação, políticas públicas e marketing. Acerca dessa metodologia, julgue os itens subsequentes. Os grupos focais são utilizados em pesquisas de exploração e de avaliação, com um tema predeterminado, e, geralmente, estão associados a outras formas de pesquisa de opinião qualitativas e quantitativas.
Errado
Certo
27
Grupo focal é a metodologia utilizada em pesquisas sociais de opinião, principalmente na área de comunicação, políticas públicas e marketing. Acerca dessa metodologia, julgue os itens subsequentes. O tema de pesquisa deve ser o principal critério de escolha dos participantes do grupo focal, o que significa que o grupo precisa ser homogêneo em relação ao tema pesquisado e avaliado.
Certo
Errado
28
O pesquisador Carlos Eduardo Lins da Silva realizou uma investigação de cunho científico sobre a recepção de um telejornal em diferentes comunidades. Para fazer sua pesquisa, o autor incentivou as pessoas interrogadas a raciocinar sobre a informação recebida do telejornal, interferindo no diálogo dos participantes para que tivessem ativo papel crítico a respeito das matérias escolhidas. Isto é, o pesquisador teve participação ativa no embate de ideias sugeridas pela recepção do noticiário. Essa metodologia é chamada de
Investigação incentivada
Grupo de pesquisa
Estudo de caso
Pesquisa Comunitária
Pesquisa-ação
29
Alguns pesquisadores da comunicação no interior das organizações entendem que ela se opera por meio de quatro fluxos principais: ascendente, descendente, horizontal e transversal. Este último
corresponde às determinações oriundas da alta administração para o corpo de funcionários, por meio de publicações oficiais dirigidas a todo o universo funcional da organização.
é representado pela comunicação informal entre os vários segmentos da organização e não respeita os limites hierárquicos criados pela burocracia organizacional.
evidencia a existência de uma cultura subjacente à cultura oficialmente estruturada pela organização para atingir as suas metas e acontece, principalmente, nos eventos extraexpediente.
se caracteriza pela circulação de críticas, apelos e sugestões por meios oficiais mantidos pela organização, como jornais e boletins, ou por cartas pessoais dos funcionários para a direção da organização.
acontece por meio de canais tecnológicos como intranet e e-mail e tem o poder de subverter as hierarquias, por permitir mensagens entre funcionários de diversos setores.
30
A área de Relações Públicas, segundo Jorge Pedro Sousa (2004) vale-se de vários métodos de pesquisa, importados das Ciências Sociais e Humanas, para investigar públicos e organizações. Sobre as diferentes técnicas de pesquisa aplicadas às Relações Públicas é correto afirmar:
no campo das Relações Públicas, as histórias de vida são usadas para aferir a contribuição individual de uma pessoa a uma determinada entidade
os grupos focais e entrevistas em grupo tem como função ouvir os púlicos-líderes.
os dois procedimentos essenciais da análise do discurso são: a definição do universo de análise o diferencial semântico.
as auditorias têm como função maximizar o tempo, o volume de investimentos e os recursos humanos necessários para o sucesso de um programa integrado de comunicação.
a análise documental para fins de Relações Públicas consiste exclusivamente na avaliação de documentos em suporte midiático, através da análise do discurso complementada com uma análise de conteúdo.
31
Na pesquisa de mercado, levantar o perfil psicográfico do consumidor equivale ao levantamento de que tipo de informações?
Dados sobre estilo de vida
Traços psicológicos
Hábitos de consumo
Hábitos de mídia
Comportamento de compra
32
A Pesquisa de Mercado pode ser classificada, em relação à sua natureza, como sendo qualitativa ou quantitativa. São características da pesquisa de Mercado de natureza qualitativa:
estabelecer o primeiro contato com a situação e questionário estruturado.
abordagem aprofundada e roteiro não estruturado.
análise de conteúdo e amostra representativa.
amostra representativa e análise estatística.
amostra probabilística e análise de conteúdo.
33
Quando trabalhamos com pesquisas em comunicação nos deparamos com diversas formas de coleta de dados e análise.Apesquisa quantitativa é uma delas. Seus dados são colhidos através de:
reunião e abstração de dados.
observação e métodos interpretativos.
questionário e análise descritiva do objeto.
síntese de fenômenos redundantes.
método MCM.
34
Como técnicas de investigação, a Pesquisa de Mercado e a Pesquisa de Opinião têm muitos aspectos em comum. É correto afirmar que:
a Pesquisa de Mercado e a Pesquisa de Opinião só investigam produtos.
a Pesquisa de Mercado tem o foco no consumidor e a Pesquisa de Opinião tem o foco no cidadão.
a Pesquisa de Mercado só trabalha com formulários estruturados e a Pesquisa de Opinião só trabalha com formulários não estruturados.
a Pesquisa de Mercado e a Pesquisa de Opinião são sempre exploratórias.
a Pesquisa de Mercado e a Pesquisa de Opinião usam somente amostras probabilísticas.
35
I. A montagem da amostra é mais difícil ao se considerar o baixo índice de respostas. II. O entrevistador pode introduzir algum viés na entrevista, mesmo sem querer. III. O custo das entrevistas é o mais alto entre todos os métodos. IV. A entrevista pode ser interrompida a qualquer momento pelo entrevistado. As definições colocadas anteriormente dizem respeito aos aspectos negativos das seguintes técnicas de coletas de dados em pesquisas de opinião:
I – entrevista por telefone; II – entrevista pessoal; III – entrevista pessoal; IV – entrevista por telefone.
I – questionário por correio; II – entrevista pessoal; III – entrevista por telefone; IV – entrevista por telefone.
I – entrevista por telefone; II – entrevista por telefone; III – entrevista pessoal; IV – entrevista pessoal.
I – questionário por correio; II – entrevista por telefone; III – entrevista pessoal; IV – entrevista por telefone.
I – questionário por correio; II – entrevista pessoal; III – entrevista pessoal; IV – entrevista por telefone.
36
O cenário de expansão de fake news tem retomado um debate em torno da própria definição de notícia e das técnicas de construção, que podem estar nas mãos de qualquer pessoa. As fake news são textos que assumem a estrutura, e com a isso a aparência, de notícia para, intencionalmente, espalhar uma inverdade, levando à desinformação. Considerando essas informações, é correto afirmar que
notícias falsas são publicações nas quais o autor assume mais o lado subjetivo para a apresentação dos fatos, o que poderia ser evitado com a técnica do lide.
as notícias tanto podem ser falsas como verdadeiras, cabendo ao leitor discernir entre elas, pois o que as caracteriza é a técnica de redação e a objetividade.
notícias falsas tratam da defesa de ideias e posicionamentos, o que é característico do gênero opinativo, no qual elas podem ser incluídas.
notícia se define como um relato verdadeiro e atual sobre algo, com caráter informativo e apresentado de modo objetivo, por meio de técnicas que levam a isso.
37
Um jornalista solicita a uma empresa privada informações sem classificação sigilosa e decorrentes de contratos com um órgão do poder executivo. Neste caso, I. A empresa deve fornecer tais informações PORQUE II. São decorrentes de vínculos com entidades públicas. A partir das asserções acima, é correto afirmar que
ambas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
a proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira.
ambas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
ambas são proposições falsas.
a proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa
38
Um jornalista que cobre a editoria de política de um grande portal de notícias regularmente mantém uma relação estreita com fontes importantes na área. Uma delas passou‐lhe uma informação com exclusividade: uma denúncia de desvio de dinheiro. Por esse motivo, ela pediu para não ser revelada, uma vez que corria riscos. O jornalista tem uma relação de confiança com essa fonte, mas ela não tem nenhuma prova concreta do que denunciou. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o comportamento mais adequado para o jornalista.
Ele deverá receber a informação e investigar o caso, buscando outros dados e fontes, para checar a veracidade da denúncia, além de ouvir as partes envolvidas, antes de publicar.
Ele deverá publicar a denúncia e dar o furo, pois, na Internet, o mais importante é a velocidade da informação. Depois, quando checar as informações, ele poderá fazer atualizações e completar a notícia.
Ele não deve dar a notícia e deve esperar que a fonte forneça uma prova ou um dado concreto, uma vez que o assunto não é de extremo interesse público e, portanto, não tem pressa.
Ele deverá dar a notícia, atribuindo a responsabilidade sobre as informações à fonte em questão, que, ao ter nome e cargo informados, oferecerá a credibilidade do que está revelando.
Ele deverá publicar a informação, sem revelar a fonte, e aguardar que o denunciado se posicione publicamente e apresente a sua versão dos fatos.