1
Qual o conceito de pesquisa bibliografica?
De acordo com Marconi e Lakatos (2015), a pesquisa bibliográfica é aquela que identifica algo, ou seja, um possível objeto de estudo ou problematização que poderá ser alvo de futuras pesquisas.
De acordo com Gil (2016), a pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado, sendo eles: livros, revistas, jornais, teses, dissertações, anais de eventos científicos, discos, fitas magnéticas, CDs e também na internet.
2
Qual a diferença entre pesquisa bibliográfica e documental?
A pesquisa documental utiliza-se de dados já existentes e diferentemente da pesquisa bibliográfica,
Fundamenta-se em documentos elaborados com finalidade diversas, tais como assentamento, autorização, comunicação e etc.
A pesquisa bibliográfica estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses. Já a pesquisa documental, utiliza-se de dados já existentes.
3
Quais os passos da pesquisa bibliográfica a partir do trabalho apresentado?
1 – Escolha do Tema + Levantamento Bibliográfico Preliminar
2 – Identificação / Delimitação
3 – Localização das Fontes e Elaboração do Plano Provisório de Assunto
4 – Leitura do Material e Compilação
5 – Fichamento + Análise e Interpretação
6 – Redação do Texto
1_Escolha do tema
2_ Elaboração do plano de trabalho
3_ Identificação
4_ Compilação
5_ Fichamento
6_ análise e interpretação
7_ Redação
4
Como se da escolha do tema + levantamento bibliográfico?
A escolha do tema + levantamento bibliográfico se configura no estudo do tema indicado por um orientador, que será o objeto de estudo. Baseando-se na indicação do objeto, se debruçando apenas nele.
A escolha do tema, onde o pesquisador deve partir de suas áreas de interesse, contato e seus conhecimentos preexistentes para auxiliar-se. Ainda na primeira etapa o pesquisador deverá fazer um levantamento bibliográfico para explorar o conhecimento existente.
5
De acordo com a apresentação, como é caracterizado a identificação?
No processo de identificação do problema devem ser identificados o sujeito e o objeto, relacionando-se como uma dupla inseparável.
O pesquisador apresenta o resumo da busca empreendida para localizar as obras a serem pesquisadas, assim como apresenta a forma que o material selecionado foi adquirido. À medida que o pesquisador tem em mãos as fontes de referências deve transcreve-las.
6
Como é feita a localização das Fontes e a Elaboração do Plano Provisório de Assunto?
Para esse passo é necessária uma revisão da bibliografia e uma organização desta de acordo com os novos elementos dispostos a delimitação do tema. Identificação da obra, caracterização da obra, contribuições da obra para o estudo proposto.
Para Marina de A. Marconi e Eva M. Lakatos a localização das fontes e a elaboração do plano provisório de assunto, caracteriza-se pela forma que se é feita a coleta de dados, que deverá ser restrita a documentos, escritos ou não.
7
Sobre a Leitura do Material e Compilação, qual a sua importância na pesquisa bibliográfica ?
Após a elaboração do plano, é necessária uma nova leitura minuciosa para dar inicio a compilação, que consiste na reunião de todo o material selecionado para elaboração e redação da pesquisa. Essa leitura é extremamente necessária para que o pesquisador siga com a elaboração e redação da pesquisa de maneira clara e objetiva.
Essa etapa, possui base na junção de todos os textos lidos para fazer a referência da pesquisa, sua importância consiste na referência adequada que deve ser utilizada pelo pesquisador.
8
Qual o objetivo do fichamento da pesquisa bibliográfica?
À medida que o pesquisador tem em mãos as fontes de referências deve transcreve-las em fichas com exatidão e cuidado, para que possa consulta-las da melhor forma possível.
Consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação desenvolvida no decorrer da pesquisa.
9
De acordo com a apresentação, aponte a alternativa correta sobre as fases da elaboração da redação da pesquisa bibliográfica:
As seguintes fases de produção textual: pré-textuais (identificação e utilização), textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão) e pós-textuais (informações complementares).
A redação da pesquisa bibliográfica, consiste na elaboração de um texto, a partir da visão do pesquisador. Deve conter a seguinte estrutura: cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, o título, e o ano do inicio da pesquisa.