1
São funções do auxiliar de navegação/plotador, quando for disseminado "Homem ao Mar por BE/BB"
verificar as bombas de incêndio portáteis e tocar preparar o navio para fundear.
acionar a tecla MOB (‘MAN OVERBOARD™) do GPS e plotar a posição da carta náutica.
tocar preparar o navio para mau tempo e verificar as bombas de aguada.
tocar guarnecer Detalhe especial para o mar e guarnecer máscaras de incêndio.
içar a bandeira de faina e tocar 3 apitos curtos.
2
Que nome é dado ao navio onde está embarcado o Comandante da Força Tarefa?
Navio Principal.
Navio Auxiliar
Navio Capitânia.
Navio Assistente.
Navio Coletor
3
A chegada do mau tempo deve exigir um mínimo de providências complementares se a preparação para o suspender foi bem feita Quem é o oficial de bordo responsável pelo acompanhamento dos boletins meteorológicos e sua divulgação a bordo, instruindo os oficiais de quarto do passadiço quanto às alterações de pressão, temperatura, vento e visibilidade?
Encarregado de navegação.
Comandante.
Oficial de serviço.
Imediato.
Sinaleiro de serviço.
4
O navio tem sua vida marcada por fases. Qual o nome do primeiro evento dessa vida, em que ocorre uma cerimônia no estaleiro, na qual a primeira peça estrutural que integrará o navio é posicionada no local da construção?
Mostra de armamento
Mostra de desarmamento.
Lançamento.
Batimento da quilha.
Incorporação
5
Como é denominado o grupo que tem como propósito prestar auxílio de pessoal e/ou material para o combate a quaisquer avarias em outros navios, no porto ou no mar, e em instalações de terra?
Grupo Externo de Socorro.
Grupo de Assistência.
Grupo de Socorro de Apoio.
Grupo de Apoio Externo.
Grupo de Socorro Externo.
6
Quando o Comandante é recebido no seu próprio navio, que militar e responsável por executar os apitos do cerimonial?
Cabo auxiliar.
Sargento polícia.
Mestre do navio.
Oficial de serviço.
Imediato
7
O Fiel de Controle de Avarias do navio é o auxiliar direto do Encarregado do CAV e exerce, dentre outras, as seguintes tarefas:
conduzir inspeções diárias pelo navio e treinar o pessoal de bordo nos assuntos do Controle de Avarias (CAV).
manter o comandante informado do estado de prontificação do CAV e conduzir o cumprimento das decisões do comandante, com relação á instrução e ao adestramento.
Tocar guarnecer postos de voo e plotar a posição no GPS.
Informar ao CIC o tipo de manobra que será executada por ocasião de homem ao mar e plotar a posição na carta náutica.
Tocar guarnecer detalhe especial para o mar por ocasião do suspender e verificar o guarnecimento dos postos de abandono.
8
Um navio esta pronto para fazer frente aos trabalhos que envolvem toda a gente de bordo ao mesmo tempo, ou parte dela, para um fim especifico. Esses trabalhos são chamados de fainas, as quais são classificadas como gerais, comuns, especiais ou de emergência. Marque a opção correta, referente as fainas de emergência.
Recebimento de mantimentos e recebimento de munição.
lncendio e colisão.
Navegação em águas restritas e fundear (amarrar ou atracar).
inspeção de material e pintura geral.
Suspender e preparar para fundear.
9
Assinale a opção que apresenta os quatro elementos essenciais do fogo que compõem o tetraedro do logo.
Transmissão de calor, combustível, comburente e pressão.
Temperatura de ignição, combustível!, comburente e reação química em cadeia.
Comburente, calor, temperatura e combustível.
Reação química em cadeia, pressão, irradiação e combustível.
Combustível!, comburente, pressão e condução.
10
As batidas do sino são uma tradição naval a ser preservada pela rotina de bordo, no período entre o toque de alvorada e de silencio. Que batida do sino corresponde a 4° meia hora do quarto?
Uma batida dupla.
Quatro batidas duplas.
Duas batidas duplas.
Uma batida singela.
Uma batida dupla e uma singela.
11
As embarcações miudas são içadas e arriadas por meio de turcos, lanças ou guindastes. Os turcos são aparelhos montados aos pares, servindo apenas as embarcaçoes por eles sustentadas. Assinale a opção que apresenta dois tipos de turcos usados na Marinha do Brasil.
Opaco e atrição.
Móvel e divergente.
De rebater e quadrantal.
Laborar e patente.
Fixo e estabilizado.
12
No fundeio de precisão do Navio Patrulha Macau, o Sr. mestre informou a manobra o comprimento da amarra fora do escovem da seguinte forma: - Marca do sexto quartel na coroa. Qual a cor do elo patente estacionado na coroa de barbotin?
Vermelha.
Branca.
Azul.
Verde.
Amarela.
13
Em um Navio todas as vozes de manobras para o timoneiro devem ser concisas e enunciadas com clareza. 0 timoneiro acusara o recebimento da ordem, repetindo o que escutou, ao iniciar a execução e depois, comunicando como ficou a leme. 0 Oficial de Quarto determina ao timoneiro "Leme a bombordo 30°" durante a manobra o Oficial de Quarto vê a necessidade de reduzir a angulo de guinada e determina ao timoneiro "alivia a leme". Com quantos graus de leme o navio realizara a guinada ap6s essa ordem?
15°
50°
10°
25°
20°
14
Como e chamada a parte do casco abaixo do piano de flutuação em plena carga?
costado.
obras mortas.
amura.
linha d'água.
obras vivas.
15
Correlacione os tipos de poleames de laborar as suas descrições e assinale a opção correta: POLEAMES DE LABORAR I - Catarina II - Cadernal III - Patesca IV - Pole V - Moitão Descrição ( ) Consiste em uma caixa de madeira ou de metal, de forma oval, dentro da qual trabalha uma roldana; ( ) Consiste em uma caixa de madeira ou de metal, de forma oval, dentro da qual trabalham duas ou mais roldanas em um mesmo eixo; ( ) Consiste em uma caixa de madeira ou de metal, porem mais comprida e aberta de um lado, sem a charneira para fechar a caixa; ( ) Consiste em uma caixa de madeira ou de metal, porem mais comprida e aberta de um lado, a fim de se poder gurnir ou desgurnir um cabo pelo seio. A ferragem é adaptada com charneira, de modo que se pode fechar depois de se colocar o cabo que se vai alar; ( ) E um aparelho constituído por dois ou mais moit6es ligados par um mesmo estropo; ( ) Consiste em uma caixa de aço, para trabalhos de grande peso a roldana têm a bucha de bronze e e autolubrificada.
(V) (II) (IV) (III) (-) (I)
(I) (-) (III) (IV) (V) (II)
(I) (III) (-) (II) (V) (IV)
(V) (IV) (III) (-) (I) (II)
(V) (IV) (-) (III) (II) (I)
16
Observe a figura a seguir. Diz-se que um navio esta atracado quando esta encostado a um cais ou a outro navio. Os cabos que amarram o navio e que também servem para auxiliar a manobra de atracação chamam-se espias a manobra de passar as espias e a amarração do navio. Na figura acima, podem se observar as espias usualmente empregadas num navio atracado. Sendo assim, assinale a opção correta.
As espias 2 e 5 são espringues (do Ingles spring).
As espias 5 e 7 são lançantes.
1 e 3 são espringues (do Ingles spring).
As espias 3 e 6 silo lançantes.
As espias 2 e 6 são lançantes.
17
Sempre que e cortado um cabo para qualquer serviço, e necessário realizar um trabalho marinheiro para não permitir descochar o chicote do cabo. Esse trabalho consiste em dar em torno dos cord6es um certo numero de voltas redondas, com fio de vela ou merlim. Esse trabalho marinheiro e denominado
Falcaçar.
Engaiar.
Percintar.
Trincafiar.
Farrar.