Passo a passo da contação de história
Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves 1° Festival das Tecnologias Educacionais - CEDAG 2018 Tema: Games Educacionais. Equipe: Alaís, Aliene, Gabrieli, Maria Eduarda e Natali Milena. Objetivos: Compartilhar informações sobre a Literatura Infantil. - Abranger os conhecimentos de como realizar uma contação de histórias. - Estimular o interesse pela leitura. - Trabalhar a literatura de uma forma lúdica. - Desempenhar a capacidade de interpretação. Nome do jogo: Passo a passo da contação de histórias. Faixa etária: 9 a 11 anos. O game aborda a literatura, mais especificamente o passo a passo de uma contação de histórias. O jogador deverá responder as questões sobre o tema escolhido. Regras 1- Joga-se individualmente. 2- Avança para a próxima questão se acertar. 3- Serão 10 questões. 4- O jogo acaba quando todas as questões forem respondidas.
0
0
0
1
Para realizar uma contação de histórias, é preciso escolher o livro conforme o público. Diante dessa afirmação, podemos dizer que...
a história deve estar de acordo com a faixa etária do público ouvinte.
a história não precisa estar adequada com a faixa etária do público.
2
A utilização de recursos visuais é indispensável no momento da contação de histórias com cenários. Sabendo disso, é importante...
nunca deixar o cenário sem personagem.
poluir o cenário com vários personagens, dificultando a compreensão da história.
3
Quando contamos uma história para as crianças queremos sempre prender a atenção delas para nós, desta forma podemos improvisar da seguinte maneira...
variar sempre a entonação de voz.
Fazer com que o aluno participe.
4
Para que a contação de uma história não seja interrompida é preciso...
deixar a porta aberta.
colocar uma placa na porta ( não incomode), para que os alunos não sejam dispersados.
5
Quais são as principais dicas para contar uma história?
Não despertar a curiosidade nos alunos, usar a entonação de voz sempre baixa e não utilizar cenário.
Mudar a entonação de voz, chamar atenção, utilizar cenário, despertar a curiosidade do público ouvinte.
6
A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura. Os principais escritores são:
Monteiro Lobato, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.
João Pessoa, Chico Marques e José Sampaio.
7
Conto é uma narrativa de ficção que cria um cenário de seres, de fantasia ou acontecimentos. E suas principais características são:
Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Tempo, espaço e personagens.
8
Qual a importância da contação de histórias na educação Infantil e séries inicias do ensino fundamental?
Ao ter contato com o mundo imaginário, a criança desenvolve a oralidade, a fantasia, a interação, a imaginação, espontaneidade e a criatividade.
Ao ter contato com o mundo imaginário, a criança não desenvolve a oralidade, a fantasia, a interação, a imaginação, espontaneidade e a criatividade.
9
Um dos momentos mais divertidos e essenciais da pré-escola é a contação de histórias. É nesta atividade que os educadores apoiam a imaginação das crianças, auxiliam os pequenos na construção de narrativas consistentes e, especialmente, na formação e desenvolvimento da linguagem. Quando escolher um ambiente é necessário que ele seja agradável, tranquilo e bem aconchegante. O que podemos usar para arrumar a sala?
Música, tapete e televisão.
Tapetes, almofadas e uma música.
10
A voz é um ingrediente muito importante, pois ela materializa não só as sucessivas fases do conto (momentos de alegria, tristeza, euforia, suspense, tranquilidade, entre outros) como também os personagens, uma vez que cada um possui uma voz típica e fácil de ser identificada. Os elementos que a voz precisa ter são...
Sonoridade, timbre, intensidade, velocidade.
Tonalidade, velocidade, intensidade e duração.