1
Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:
Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.
Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
Os hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.
2
Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou: Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2) Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8) Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorreu:
a=o domínio persa, como Ciro, o Grande, que massacrou milhares de camponeses hebreus.
a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.
a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.
a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.
a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.
3
Diáspora é o termo que designa a dispersão dos hebreus por várias regiões do mundo, após serem expulsos de seu território no século II. Somente depois de 1948, com a criação do Estado de Israel, esse povo pôde voltar a se reunir num mesmo país. Entretanto, essa reconquista vem sendo, há quase meio século, motivo de contendas entre os israelenses e o povo ocupante daquela região. O ano de 1995, talvez, seja o marco do apaziguamento desses conflitos, uma vez que acordos têm sido realizados pelos seus líderes, sob a chancela da diplomacia internacional – o que, infelizmente, não impediu o assassinato do primeiro-ministro de Israel. O povo que provocou a dispersão dos hebreus no século II e o povo que manteve o confronto com os israelenses desde 1948 são, respectivamente:
os romanos e os palestinos.
os romanos e os iranianos
os palestinos e os egípcios
4
A história da civilização hebraica é marcada por diversos movimentos migratórios, bem como por conflitos internos e externos ao seu próprio povo na região do Oriente Médio. A partir de seus conhecimentos sobre a história dos hebreus, indique a alternativa que relaciona corretamente as afirmativas abaixo com os eventos apresentados: Saída gloriosa dos hebreus do Egito, guiados por Moisés. Dispersão do povo hebreu provocada pelos romanos. Divisão das tribos hebraicas em dois reinos: Israel e Judá. Movimento feito pelos judeus espalhados pelo mundo inteiro para a volta à Terra Prometida.
Êxodo – Diáspora – Cisma – Sionismo.
Êxodo – Cisma – Diáspora – Sionismo.
Diáspora – Êxodo – Cisma – Sionismo.
Cisma – Diáspora – Êxodo – Sionismo.
5
Os judeus foram dominados por diversos povos da Antiguidade, após seu estabelecimento na região da Palestina, no Oriente Médio. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a um povo que dominou os judeus
Macedônios
Fenícios
Babilônios
Romanos
6
Analise as afirmativas abaixo: I - A crise política atingiu seu auge em 935 a.C., momento em que o rei Salomão faleceu, situação que causou a separação dos hebreus em dois diferentes Estados: o Reino de Judá e o Reino de Israel. II - No século I a.C., os romanos dominaram os judeus depois de subjugar os territórios anteriormente controlados pelos macedônicos. III - O conhecido Cativeiro Babilônico, que durou meio século, foi interrompido quando o rei persa Ciro I conquistou a Babilônia e libertou os judeus. IV - Os intensos conflitos entre judeus e romanos resultaram na violenta destruição da cidade de Jerusalém no ano de 70 d. C. Depois de destruírem a capital judaica, o povo judeu foi proibido de retornar à Palestina, no episódio conhecido como Diáspora. Indique a alternativa correta:
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Nenhuma das afirmativas é correta.
Todas as alternativas estão corretas.
7
Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
A civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo
A antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.
A importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
A importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado