Os diferentes tipos de linguagens nas sociedades antigas
Revisão do Material do Estado de SP 2024, da origem das linguagens, as primeiras civilizações, povos da mesoamérica, povos originários, e ocidente clássico.
0
0
0
1
A imagem mostra uma placa com escrita cuneiforme, com símbolos em formato de cone. As alternativas A, B e C identificam outros tipos de linguagem.
escrita cuneiforme.
quipu.
hieróglifo.
pintura rupestre.
2
Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O historiador na atualidade, e o griot, na Antiguidade, desempenham as mesmas funções. II. Os griots disseminavam a história e a cultura de seu povo por meio da escrita. III. A oralidade era o principal meio de compartilhamento de histórias dos griots. IV. Os griots eram funcionários contratados para a contação de histórias para as crianças de seu povoado.
II.
I.
III.
IV.
3
Leia o texto abaixo e responda: O rio, em si, [...] ao mesmo tempo que fertilizava, inundava. A cheia atingia de modo violento as regiões mais ribeirinhas e parcialmente as mais distantes. Era necessário organizar a distribuição da água de forma mais ampla, para se poderem evitar alagados ou pântanos em algumas áreas e terrenos secos em outras. A solução foi o trabalho coletivo e solidário, intenso e organizado.
a irrigação.
o sarcófago.
o escriba.
o papiro.
4
Leia o texto para responder à questão. Segundo a religião do Egito Antigo, o corpo humano era dividido em partes físicas e não físicas. No momento da morte, essas partes se separavam e voltavam a se reunir num outro mundo. De acordo com a religião egípcia, para que o ser humano pudesse alcançar a vida eterna, seu corpo deveria passar pelo processo de:
mumificação.
decomposição.
hierarquização.
construção de pirâmides.
5
Leia o texto para responder à questão. A mumificação era um processo que levava 70 dias. O tempo estava relacionado com o comportamento da estrela Sírius, que por setenta dias desaparece do céu, e quando retorna indica o início de um novo ano. Ao mesmo tempo, acontecia a cheia do único rio do Egito, o Nilo. Para os egípcios, este acontecimento natural significava a renovação da vida. O processo de mumificação descrito no texto relaciona-se à crença egípcia:
na vida após a morte.
na origem divina dos faraós.
de que alguns deuses eram parte humanos e parte animais.
de que uma entidade vivia no rio Nilo.
6
eia o texto para responder à questão: O zigurate é um dos monumentos mais característicos e mais espetaculares da arquitetura religiosa mesopotâmica. O seu nome deriva do verbo zaqâru que significa construir em altura. Além da arquitetura, os zigurates, as pirâmides construídas pelos mesopotâmicos, são exemplos do conhecimento que possuíam sobre:
matemática.
biologia.
astronomia.
metalurgia.
7
Leia a notícia abaixo e responda à questão: Pesquisadores descobrem antigas áreas de cultivo de cacau dos maias; Considerado sagrado para a civilização mesoamericana, o fruto era produzido em buracos no solo e usado como moeda.
agricultura
arquitetura
pecuária.
navegação.
8
Leia o texto para responder à questão. O Inti Raymi que ocorre nos dias de hoje é uma grande performance teatral que envolve mais de 800 pessoas no elenco, devidamente caracterizadas com as vestimentas típicas dos Incas. A celebração é dividida em três atos. O primeiro ato apresenta uma oferenda ao deus-sol por meio de danças e cantos na esplanada do Qorikancha (também conhecido como Templo do Sol), que fica localizado na Avenida El Sol, que é a principal avenida da cidade de Cusco. Em seguida, no segundo ato, a encenação se dirige para a Praça de Armas, para reverências e agradecimentos, onde o Imperador Inca desfila entre os presentes. Por fim, o terceiro ato, na esplanada de Sacsayhuamán, considerado o mais importante, consiste em orações na língua quéchua que demonstram respeito e admiração ao deus-sol.
a restauração da figura do Sapa Inca como soberano político peruano.
a destruição da cultura inca pelos colonizadores espanhóis.
a continuidade da organização política inca atualmente.
a preservação da cultura inca.
9
Da oralidade até os livros: conheça as formas e expressões da literatura indígena no Brasil Já são mais de 60 autores indígenas produzindo de forma individual e coletiva no país Na literatura indígena cabe ainda uma outra forma de autoria, a autoria coletiva da oralidade. [...] essa forma de literatura está ligada aos saberes imemoriais, patrimônios coletivos e imemoriais de um povo.
Da literatura colonial.
Da venda de livros.
Dos autores não indígenas.
Da oralidade indígena.
10
Leia o texto para responder à questão. O Tahuantinsuyu inca constituía-se por quatro suyus, ou cantões administrativos regionais, que partiam de um centro comum, em Cusco. Assinale a alternativa que apresenta a definição de Tahuantinsuyu.
Um dos deuses do panteão inca.
A prática de sacrifícios humanos.
A mais alta classe social inca.
As regiões sob domínio do Sapa Inca.
11
Acima, vemos imagens de cestarias e outros objetos produzidos por indígenas. A partir de seus conhecimentos sobre as populações indígenas do Brasil, podemos afirmar que eles:
compram objetos prontos pois não sabem produzir.
desconhecem técnicas de artesanato e arte.
usam técnicas que não valorizam a beleza dos objetos.
enfeitam e embelezam objetos ligados ao cotidiano.
12
A partir da imagem e de seus conhecimentos sobre os povos indígenas do Brasil, podemos afirmar que:
os indígenas que moram nas cidades, não podem ser considerados mais indígenas porque mudaram de hábitos.
estamos como São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro não tem populações indígenas.
os indígenas estão em todos os estados do Brasil e moram em áreas de florestas ou nas cidades.
os indígenas só moram em áreas de florestas, por isso se concentram na região da Amazônia.
13
A partir de seus conhecimentos, podemos dizer que essa construção é um exemplo da arquitetura:
Barroca.
Colonial.
Modernista.
Clássica.
14
Leia atentamente as afirmativas abaixo: I – Na cultura clássica, os seres humanos não têm poder de decisão, pois os deuses controlam tudo. II – A política no mundo greco-romano era vista como uma ação dos seres humanos. III – Na arte clássica, não há representação de seres humanos, pois apenas deuses e animais podem ser representados. IV – Comédia e tragédia são modalidades do teatro grego que existem até hoje. Avalie quais afirmativas são verdadeiras e falsas e indique a sequência correta abaixo:
V – F – V – F
F – F – V – F
V – V – F – F
F – V – F – V
15
Leia atentamente o documento abaixo: A relação entre o nascimento do filósofo e o aparecimento do cidadão não é para nos surpreender [...] a Cidade aparece como resultado de um constante questionamento e reflexão, de uma discussão apaixonada e, ao mesmo tempo, argumentada”.
Filosofia e cidadania.
Mitologia e cidadania.
Política e religião.
Mitologia e cidadania.
16
Leia o texto para responder à questão: A “Lei das doze tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante, pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.
continua influenciando as leis em muitos países, inclusive no Brasil.
se perdeu completamente, com o fim do Império Romano.
hoje em dia, influencia somente a cidade de Roma.
é incompreensível para nós pois está escrito em latim, uma língua morta.
17
A ideia central da questão é destacar a fragmentação política do mundo grego, apesar da unidade cultural. A alternativa A está errada, pois fala de unificação. A alternativa C está errada, pois fala de “culturas distintas” e “política centralizada”. A alternativa D nega a fragmentação e atribui à Esparta um controle político.
o mundo grego permaneceu fragmentado em várias cidades-Estado, apesar da cultura comum.
a Grécia antiga era um país unificado e muito poderoso, com uma cultura comum.
os gregos tinham culturas muito distintas entre si, apesar de a política ser centralizada.
o mundo grego nunca foi fragmentado, pois a cidade de Esparta controlava todo o mundo grego.
18
Observe atentamente o documento abaixo: “Art. 1o A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito”. O Brasil, atualmente, é uma república, a mesma forma de governo que a Roma antiga. A palavra república vem do latim e significa “coisa pública”. Podemos afirmar que república é uma forma de governo em que:
os governantes são eleitos por um período específico de tempo.
um rei toma as principais decisões, pois é o mais sábio.
o poder passa de pai para filho de forma hereditária e vitalícia.
o interesse privado está acima do interesse público.