1
Questão 1 Classifique as orações subordinadas substantivas abaixo: a) É preciso que cada um assuma suas responsabilidades. b) Confesso que sua visita me surpreendeu. c ) Ele se convenceu de que tudo foi em vão. d) Não existe prova conclusiva de que ele seja o culpado.
a) Oração Subordinada Substantiva Subijetiva.
b) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Derita.
c) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Imdireta
d) Oração Subordinada Substantiva Completiva Verbal.
a) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
b) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
c) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.
d) Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal.
2
Questão 2 (Advise-2013) Todos os enunciados abaixo correspondem a orações subordinadas substantivas, exceto: a) ( ) Espero sinceramente isto: que vocês não faltem mais. b) ( ) Desejo que ela volte. c) ( ) Gostaria de que todos me apoiassem. d) ( ) Tenho medo de que esses assessores me traiam. e) ( ) Os jogadores que foram convocados apresentaram-se ontem.
LETRA (E)
LETRA (A)
LETRA (D)
LETRA (B)
LETRA (C)
3
Questão 3 (IBFC-2013) Leia as sentenças: É preciso que ela se encante por mim! Chegou à conclusão de que saiu no prejuízo. Assinale abaixo a alternativa que classifica, correta e respectivamente, as orações subordinadas substantivas (O.S.S.) destacadas: a) ( ) O.S.S. objetiva direta e O.S.S. objetiva indireta. b) ( ) O.S.S. subjetiva e O.S.S. completiva nominal c) ( ) O.S.S. subjetiva e O.S.S. objetiva indireta. d) ( ) O.S.S. objetiva direta e O.S.S. completiva nominal.
LETRA B
LETRA A
LETRA D
LETRA C
4
Leia o texto abaixo: O macaco perante o juiz de direito Andavam um bando de macacos em troça, pulando de árvore em árvore, nas bordas de uma grota. Eis senão quando um deles vê no fundo uma onça que lá caíra. Os macacos se enternecem e resolvem salvá-la. Para isso, arrancaram cipos, emendaram-nos bem, amarraram a corda assim feita à cintura de cada um deles e atiraram uma das pontas à onça. Com o esforço reunido de todos, conseguiram içá-la e logo se desamarraram, fugindo. Um deles, porém, não o pôde fazer
D-repetição de ideias.
A-gradação de ideias.
B-oposição de ideias.
C-redução de ideias.
5
Reconhecer o efeito de sentido decorrente dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos (Descritor 19) Magia das Árvores 5 — Eu já lhe disse que as árvores fazem frutos do nada e isso é a mais pura magia. Pense agora como as árvores são grandes e fortes, velhas e generosas e só pedem em troca um pouquinho de luz, água, ar e terra. É tanto por tão pouco! Quase toda a magia da árvore vem da raiz. Sob a terra, todas as árvores se unem. É como se estivessem de mãos dadas. 10 Você pode aprender muito
(D ) hesitação.
(B ) dúvida.
(A ) continuidade.
(C ) ênfase.