O que você sabe sobre o Budismo?
Você realmente entende a origem e prática do Budismo. Essa é uma oportunidade perfeita de testar sua sabedoria, mas de qualquer forma, aprimorar seu conhecimento sobre.
0
0
0
1
O que é Budismo.
Budismo é uma filosofia desenvolvida por Buda.
Budismo é uma religião desenvolvida por Buda.
Budismo é uma religião e filosofia desenvolvida por Buda.
Budismo é uma religião e filosofia desenvolvida por Nichirien.
2
Existe apenas um Buda?
Sim!
Não!
3
Quem é Buda?
Buda foi apenas uma pessoa que existiu, assim como Jesus Cristo, e ensinou à seus discípulos e seguidores suas crenças, que permaneceram por toda história.
Buda não é um deus, mas uma entidade espiritual que protege seus seguidores e auxilia-os a alcançar seus sonhos.
Buda é o deus da religião budista, sendo realizado oferenda e orações a ele.
Buda é um monge que alcançou a iluminação, adquirindo a total sabedoria. Ele auxilia os seus discípulos a estabelecerem a paz interior e alcançar a iluminação.
4
O que é Sangha?
É o estado de compreensão do universo.
Sangha é a comunidade do budismo, marcada pelos monges, monjas e seus seguidores.
É a primeira denominação do budismo que foi alterada após o Buda atingir a iluminação.
É o nome do primeiro grupo formado por Buda.
5
Quem foi o primeiro Buda?
Siddhartha Gautama. Ele foi o primeiro Buda que alcançou a iluminação após 6 anos de meditação. Nasceu no Nepal, por volta de 563 a.C.
Seu pai o protegeu dos males do mundo até seus 29 anos, quando fugiu de casa e se angustiou com a pobreza e fome do país. Para compreender o mundo, se submeteu ao ascetismo extremo com rigorosos jejuns e privação de suas necessidades.
Insatisfeito com o ascetismo, desenvolveu sua própria forma de alcançar a iluminação através do Caminho do Meio, se tornando o primeiro Buda com 35 anos debaixo de uma árvore de Bodhi. Ele compreendeu todo o sofrimento humano e começou a propagar suas crenças para lidar com ele.
Nichiren Daishōnin foi o primeiro Buda. Nascido no Japão, tinha o desejo de se tornar o homem mais sábio do país após abandonar seu lar de pescadores para se dedicar ao budismo. Após muito estudo, alcançou a iluminação.
Em 1237, se tornou um sacerdote budista do Japão. Se dedicou sua vida inteira à escrita de sermões, cartas de orientações para seus discípulos alcançarem a iluminação, além de ensina-los.
No final de sua vida, com muitos problemas de saúde, seus discípulos o encorajou e o acompanhou a ir para um lugar com águas termais, mas de qualquer forma, Nichiren compreendia seu breve fim, dando seu último sermão em 25 de setembro de 1282, nomeu um dos seus discípulos para continuar os ensinamentos em 8 de outubro e faleceu no dia 13 do mesmo mês na presença de muitos discípulos. Ele foi cremado no dia seguinte.
Qiang Tao foi o primeiro Buda, nascendo na China por volta de 534 a.C. Muito curioso sobre o mundo, se dedicou a estudos e longas meditações para alcançar a iluminação e compreender todo o sofrimento.
Sua vida social foi pouca em dedicação ao Budismo. Por volta de seus 45 anos alcanço a total sabedoria do mundo e universo, assim fundando o primeiro templo budista onde ele ensinava seus discípulos.
Raj Shankar foi o primeiro Buda, nasceu na Índia e abandonou sua famíliar secretamente para se dedicar ao ascetismo, tendo grandes privações e rigorosos jejuns. Tinha grande interesse em compreender o mundo e o sofrimento humano e se juntou à um grupo de ascetas.
Alcançou a iluminação com seus 28 anos durante uma longa meditação. Ele escreveu suas conclusões em uma livro, na qual após sua morte foi encontrado dando origem ao Budismo, ou também conhecido como Budismo de Shankar.
6
Você sabia que a palavra Karma veio do Budismo? O que significa?
O Karma, no budismo, determina que uma pessoa irá para o paraíso ou inferno em bases nas suas ações.
Karma é um fenômeno no qual suas ações trarão consequências na mesma proporção. Uma ação boa terá boas consequências e o contrário, más consequências.
O Karma é o nome de um dos mais famosos ensinamentos de Buda, na qual indica que suas ações trazem consequências na mesma proporção e intensidade.
Karma é um pseudónimo de Buda.
7
O que é Nirvana?
Nirvana é uma vertente do budismo, que realiza oferendas, orações, meditações e leitura dos ensinamentos diários de Buda (Siddhartha Gautama) para alcançar a iluminação.
Nirvana é ter paz, através da meditação. Ele é uma das coisas para atingir a iluminação.
Nirvana é uma banda de Grunge, um sub-gênero do Rock. Teve uma carreira curta entre 1987 e 1994, após a morte do vocalista Kurt Cobain. Seu albúm mais famoso é Nevermind.
Nirvana é a iluminação, atingida com os ensinamentos de Buda. Uma pessoa que alcança o Nirvana atinge a total sabedoria.
8
O que é o Caminho do Meio?
Caminho do Meio é o caminho criado por Buda para alcançar a iluminação. Nele não possuí extremismo, por isso é o caminho do meio.
Caminho do Meio é o caminho denominado por Buda, no qual indica os templos para alcançar o Nirvana.
Caminho do Meio é um ensinamento de Buda, que indica que tudo tem seu esforço correto e que nada deve ser feito com extremismo, mas não leva a iluminação, apenas a paz interior.
Caminho do Meio é o caminho proposto por Nichiren para alcançar a iluminação. Ele não concordava com o extremismo do primeiro Buda, então desenvolveu o Caminho do Meio para que a iluminação e a total sabedoria fosse mais realizável e acessível.
9
O que é Zen?
Zen é a prática budista realizada de forma sentada, pernas cruzadas e braços sobre elas para alcançar a iluminação. Também chamada de meditação. É uma prática de auto-controle e foco.
Zen é um estado de paz, que permite a resolução e compreensão de todos os problemas, permitindo a iluminação.
Zen é estar em um estado de paz imperturbável, no qual uma pessoa tem o total auto-controle.
Zen é uma das vertentes do Budismo, que apenas é chamada de Zen. É a vertente mais conhecida que pratica a meditação para alcançar o budismo.
10
O que são as Quatros Verdades Nobres?
Verdades proferidas por Nichiren, que nada mais são conclusões dele e resumo de boa parte dos ensinamentos de Buda.
Verdades proferidas por Buda para alcançar o Nirvana. São as primeiras coisas que devem serem compreendidas para compreender o sofrimento humano, sendo a base do Budismo.
São quatros verdades que são praticadas e compreendidas nos templos budista, sendo a base da prática zen.
Verdades proferidas pelos monges budista para auxiliar seus discípulos nas meditações.
11
Quais são as Quatros Verdades Nobres?
1- O Samsara existe.
2- O Samsara deve ser cessado.
3- Ele cessa com o Nirvana.
4- O Nirvana é atingido através do Zen.
1- O sofrimento existe.
2- O sofrimento é causada pelo
dukkha.
3- O sofrimento cessa com o fim do
dukkha.
4- O dukkha é cessado alcançando
o nirvana através do Nobre
Caminho Óctuplo.
1- Os ensinamentos de Buda trazem a iluminação.
2- A iluminação é atingida com a prática da meditação e o fim do Dukkha.
3- A iluminação fornece a compreensão do sofrimento humano, do universo e o auto-controle.
4- A iluminação interrompe o Ciclo do Samsara, o tornando livre e um mortal.
1- Buda possuí toda sabedoria.
2- A sabedoria é atingida com o Nirvana.
3- O Nirvana é atingido com a prática do Zen.
4- O Nirvana fornece a compreensão do sofrimento humano e a paz interior, finalizando o ciclo do Samsara.
12
O que é o Nobre Caminho Óctuplo?
É o caminho desenvolvido por Buda, no qual não deve haver extremismo para alcançar a iluminação.
É o caminho com as práticas que devem ser realizadas para alcançar o Nirvana, como a auto-consciência de suas ações, falas, pensamentos, a concentração correta e outros.
É o caminho desenvolvido por Nichiren, para que as pessoas tenham mais acesso a iluminação budista, pois considera a filosofia budista muito complexa.
É o caminho para alcançar o Nirvana, tendo base no ascetismo. Havendo práticas como grandes restrições e privações de necessidades e longas meditações.
13
O que é Atma?
Atma é a compreensão do universo, que tudo é mutável.
O sofrimento é chamado de Atma no budismo.
É a compreensão do eu, de pensar em você mesmo. Ele é aprovado no Budismo pois trazem a compreensão de si mesmo, compreendendo sua identidade e função no mundo.
É a compreensão do eu, de pensar em você mesmo. Ele é negado no Budismo pois trazem a ignorância, falta de empatia e egoísmo.
14
O que é Anatta?
É a compreensão do não eu. Aprovado no Budismo, pois leva a resolução do egoísmo e ignorância.
É a compreensão do não eu. Negado no Budismo, pois leva a má compreensão de si mesmo, impossibilitando alcançar o Nirvana.
É o estágio em que uma pessoa se encontra totalmente submersa a ignorância e egoísmo.
É um dos reinos do Ciclo do Samsara, o reino humano.
15
O que é Dukkha?
Dukkha é a ignorância e antipatia, na qual leva ao sofrimento humano e falta de compreensão de si mesmo e do universo.
Dukkha é o desejo, o estado de insatisfação. Esse desejo leva ao sofrimento.
Dukkha é o sofrimento humano, no qual é cessado com o Nirvana.
O Dukkha é uns dos ensinamentos de Buda, na qual fala que suas necessidades devem ser respeitadas, sendo uma base para alcançar o Nirvana sem extremismo.
16
E Anicca? Sendo umas das três marcas da existência, que são o Dukkha, Anatta e Anicca. Eles descrevem o universo.
Anicca é a compreensão de que tudo é mutável. Ou seja, as coisas boas e ruins cessam. Sendo fundamental para a falta de apego.
Anicca é a compreensão dos outros, desenvolvendo a empatia.
Anicca é a arte de pensar, que promove o Nirvana, fazendo você compreender a existência de si mesmo, dos outros, do universo e das outras marcas da existência.
Anicca é a compreensão total do universo.
17
O que é o Samsara
O Samsara é um ciclo de renascimento, onde o ser humano renasce em outro corpo humano. Ele é visto como uma condição a ser superada, pois é considerado como o estado passivo da ignorância.
O Samsara é uma vertente do Budismo que pratica orações e meditações. Ele recebe esse nome devido ao seu criador indiano, Manu Samsara.
Samsara é a causa do sofrimento humano.
Samsara é um ciclo de reencarnação. Ele é encerrado alcançando a iluminação. O ser humano, no budismo, possui reencarnação e pode reencarnar de várias formas, que são definidas pelo Karma. Ele é visto como uma condição a ser superada, pois é considerado como o estado passivo da ignorância.
18
O Samsara possui 6 reinos em que uma mente pode encarnar, dependendo do Karma. O que são Devas, Manusya, Animal e Asura, respectivamente.
1- Asura são entidades poderosas que reservam o karma positivo, mas sofrem reencarnação e os males do ser humano, como lúxuria.
2- Animal é o reino do ser humano e nele é alcançado o nirvana.
3- Manusya é o reino em que uma mente ignorante encarna como um animal.
4- Deva é o reino demoníaco, com ser humanos repgunantes, ciumentos e sanguinários, mas são entidades poderosas, sendo os opostos dos Asuras.
1- Asura são entidades poderosas que reservam o karma positivo, mas sofrem reencarnação e os males do ser humano, como lúxuria.
2- Manusya é o reino do ser humano e nele é alcançado o nirvana.
3- Animal é o reino em que uma mente ignorante encarna como um animal.
4- Deva é o reino demoníaco, com ser humanos repgunantes, ciumentos e sanguinários, mas são entidades poderosas, sendo os opostos dos Asuras.
1- Devas são entidades poderosas que reservam o karma positivo, mas sofrem reencarnação e os males do ser humano, como lúxuria.
2- Manusya é o reino do ser humano e nele é alcançado o nirvana.
3- Animal é o reino em que uma mente ignorante encarna como um animal.
4- Asura é o reino dos fanstasmas famintos, com pessoas que eram falsas, manipuladoras e invejosas
1- Devas são entidades poderosas que reservam o karma positivo, mas sofrem reencarnação e os males do ser humano, como lúxuria.
2- Manusya é o reino do ser humano e nele é alcançado o nirvana.
3- Animal é o reino em que uma mente ignorante encarna como um animal.
4- Asura é o reino demoníaco, com ser humanos repgunantes, ciumentos e sanguinários, mas são entidades poderosas, sendo os opostos dos Devas.
19
E o reino do Naraca?
É o reino dos vermes, um ser humano repugnante e derespeitoso e encarnado como vermes.
O reino Naraca é um abismo. Pessoa totalmente vazias, sem sentimentos, sem empatia são levadas para esse abismo, onde tudo é escuro e nada acontece.
A encarnação acontece quando a mente realmente entende como os sentimentos e os outros importam. Sendo dessa forma, o abismo preenchido.
O reino Naraca é semelhante ao inferno. Um local onde o sofrimento é puro e possui longa duração. Uma pessoa só encarna novamente até que sua Karma negativo trazido seja equilibrado.
O reino Naraca é semelhante ao paraíso. Um local superior aos Devas. Os Naracas são como deuses e podem alterar a vida e os eventos futuros da terra, mas sofrem a reencarnação.
20
E o reino dos Pretas? Também chamados de fanstasmas famintos.
Os Pretas são as criaturas que ficam no reino Naraca. Elas se alimentam dos karma negativos dos seres humanos que encarnaram como Naracas.
Sua fome e insaciável, fazendo os Naracas terem um mau tempo.
Os Naracas são fanstasmas que possuem seu próprio reino e vagam em busca de alimentos.
Eles são fanstasmas onde ninguém consegue vê-los, mas estão presente no reino dos Manusyas. Sua sede e fome não cessam, além de o frio ou o calor ser intenso. Eles eram seres humanos manipuladores, falsos e invejosos.
Ele sente invejas dos manusya se alimentando. Como são invisíveis, existem lugares onde as pessoas deixam restos de alimentos, dinheiro, água, refeições para eles.
21
Conhece essa linda flor? Ela é chamada de Flor de lótus presente em pântanos, mas muito conhecida devido ao seu significado no Budismo. Você sabe qual é esse significado?
Ela representa a pureza da mente e do corpo, mesmo num local com tanto sofrimentos, odores e impurezas.
Ela representa a iluminação. Devido suas cores forte e brilhante, indica que mesmo em um local com tantos sofrimento, a iluminação pode ser conquistada.
Ele representa a sabedoria. Devido suas cores, elas conseguem se destacar nos pântanos, representando que a sabedoria é algo que chama atenção.
É a representação de Buda, principalmente de sua pureza.
22
Qual o pais com maior influência budista?, ou seja, com maior quantidade de seguidores?
China
Japão
Tailândia
Myanmar
23
O que é Dharma? Ele é um pouco complexo e pode ter algumas interpretações e significados diferentes. Ele pode ter o significado de que todo o indivíduo possui um dharma individual. O dharma nos definem, definindo nossos gostos, personalidade e qualidade e defeitos. Ou seja, nossa alma, mas ir contra ela é sofrer o Samsara. Mas no budismo, o que significa?
A Roda do Dharma é a representação do Nobre Caminho Óctuplo, com cada flecha indicando um ensinamento. Ou seja, O dharma é os ensinamentos de Buda.
É a nossa alma. Ir contra ela, fazer coisas impulsivas e deixar de sermos nós mesmos, fazem-nos continuar no ciclo do Samsara.
O Dharma é a lei cósmica que governaa natureza e a vida.