O PROCESSO, QUE NÃO É O DE KAFKA.
Trata-se de um Quiz acerca de alguns temas relacionados ao direito processual civil, com foco em direcionar os alunos da turma 2022.2 à obtenção de êxito na prova de 1ª chamada da NP1.
0
0
0
1
De ofício ou a requerimento, o juiz condenará o litigante de má-fé a pagar multa, que deverá ser superior a um por cento e inferior a dez por cento do valor corrigido da causa, a indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou
Verdadeiro
Falso
2
Na legitimidade extraordinária, o substituído passa a titularidade do direito, para que o legitimado extraordinário possa litigar em juízo
Falso
Verdadeiro
3
Haverá sucessão processual quando um sujeito sucede o outro no processo, assumindo a sua posição processual, isso ocorrerá independentemente da natureza do direito, seja transmissível ou intransmissível.
Falso
Verdadeiro
4
Na assistência simples há um interesse mediato e direto na causa, que se dar a partir de uma atuação coordenada entre a parte assistida e a assistente.
Falso
Verdadeiro
5
independente do regime de litisconsórcio, a conduta determinante não pode prejudicar o outro.
Falso
Verdadeiro
6
Nas obrigações solidárias, nem sempre o litisconsórcio será unitário, embora a relação jurídica seja sobre um único objeto, a decisão pode ser simples se a obrigação for divisível
Falso
Verdadeiro
7
Não mais existe litisconsórcio unitário passivo facultativo.
Falso
Verdadeiro
8
A capacidade processual consiste em estar apto a participar da relação processual, ainda que seja em nome de outrem.
Falso
Verdadeiro
9
Na assistência litisconsorcial, o terceiro interveniente tem interesse mediato e direto na causa, se qualificando como parte, a partir de uma relação de igualdade.
Falso
Verdadeiro
10
É perfeitamente possível que haja litisconsórcio necessário simples, por conveniência da lei. por isso, nem todo litisconsórcio necessário é unitário.
Falso
Verdadeiro
11
Se houver litisconsórcio em uma obrigação solidária, a decisão será, necessariamente, unitária.
Verdadeiro
Falso
12
Acerca do litisconsórcio e da colegitimação julgue a premissa a seguir: é possível a formação de um litisconsórcio por dois legitimados extraordinários.
Falso
Verdadeiro
13
Não há que se falar em litisconsórcio ativo necessário, pois fere o direito de ação, sendo, algo inexistente no direito processual civil brasileiro desde 2015 com o advento do novo CPC.
Falso
Verdadeiro
14
O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença.
Verdadeiro
Falso
15
Uma das modalidades de intervenção de terceiros é a assistência, essa cabe até a sentença ser prolatada, depois disso, não se fala mais nesse instrumento processual.
Verdadeiro
Falso
16
Tanto na desistência, como no reconhecimento do pedido, o Autor e o réu dividem os honorários sucumbenciais. Tal fato se dar pelo princípio da sucumbência que visa resguardar maiores danos às partes.
Verdadeiro
Falso
17
Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz suspenderá o processo e designará prazo razoável para que seja sanado o vício.
Falso
Verdadeiro
18
Tanto no ato atentatório à dignidade da justiça, como na litigância de má-fé, os benefícios decorrentes de multas e indenização por danos serão pagos à parte contrária.
Verdadeiro
Falso
19
No litisconsórcio unitário, a conduta alternativa não se estende aos demais.
Verdadeiro
Falso
20
Com a morte do advogado ocorre a suspensão do processo para que haja a constituição de novo advogado no prazo de 30 dias. Caso não haja essa constituição tempestiva, ocorrerá extinção do processo independente se é advogado do Autor ou do Réu.
Verdadeiro
Falso
21
A legitimidade ordinária complexa se apresenta quando existe mais de um legitimado para litigar em juízo por direito próprio.
Verdadeiro
Falso
22
A apresentação da petição inicial se qualifica como um pressupostos subjetivo de existência, assim como a investidura do juiz.
Verdadeiro
Falso
23
Em um litisconsórcio unitário facultativo, há extensão da coisa julgada, porque como há legitimação extraordinária, qualquer um pode demandar e os outros arcam com as consequências ultra partes da decisão.
Falso
Verdadeiro
24
No litisconsórcio simples a conduta determinante só é eficaz para quem a praticou.
Verdadeira
Falso
25
no litisconsórcio simples a conduta alternativa de um litisconsorte não aproveita aos demais, com exceção do princípio da comunhão da prova.
Verdadeiro
Falso
26
Pode haver litisconsórcio com um legitimado ordinário e um extraordinário.
Falso
Verdadeiro