O nascimento do Hospital - Game
Esse jogo tem a intenção de facilitar a assimilação dos conteúdos do texto, "O nascimento do hospital", extraído do livro A microfísica do poder, de Foucault. É de caráter opcional! Aula de 20/04/2022, com Vanessa Pita.
0
0
0
1
A que serviam os lazaretos (instituições comuns na Europa nos séculos XVII e XVIII)?
Os lazaretos, ou casas de acolhimento, foram os primeiros modelos de spa. Lá, as pessoas mais abastadas da sociedade escolhiam se internar, por um alto valor, a fim de recobrarem sua saúde. Foram os grandes responsáveis pela qualidade de vida europeia no período.
Os lazaretos eram locais de internamento compulsório e de isolamento social. Recolhiam pessoas com doenças infecciosas ou indesejadas socialmente.
2
As reformas hospitalares foram movimentos importantes para a construção da saúde que temos hoje!
As reformas diziam respeito à estrutura, funcionamento e às condutas de profissionais de saúde. Foram feitas visitas de inspeção para construir um modelo de hospital mais eficiente em sua proposta curativa.
As reformas foram fundamentais para melhorias da estética arquitetônica, bastante ultrapassada, dos hospitais. A decoração anterior tendia a potencializar o adoecimento dos pacientes, pois é sabido que a presença de obras de arte renomadas, no ambiente, promovem saúde.
3
Segundo o texto, houve o entendimento de que as características ambientais poderiam interferir na saúde?
Sim. Isso mudou o manejo dos recursos hospitalares. Ar, água, regimes, temperatura ambiente e outros fatores foram considerados e manipulados em prol do bem-estar dos doentes.
Não. Foucault revela que no século XVIII a concepção de saúde e doença dizia respeito à máxima "corpo são, mente sã". Logo, uma mente sã era a principal fonte de cura e se sobrepunha às condições do ambiente.
4
O militarismo trouxe muitas influências aos modelos hospitalares, dos mais antigos até o que temos hoje.
As influências militares se referem a questões de poder no ambiente hospitalar, repercutem na disciplina e contenção de corpos, interferem até em como o hospital se organiza e procede com registros e sistematizações.
Verdadeiro. A influência militar é crucial ao bom funcionamento do hospital, pois traz as necessárias noções de hierarquia. Nessa perspectiva, o doente assume papel de protagonismo no seu tratamento e na instituição, o que permite maior organização, evitando sobrecarga dos médicos.
5
Os hospitais militares e marítimos tinham grande proeminência nos modelos de saúde mais antigos.
Verdade. Os hospitais militares utilizavam táticas de guerra na cura dos pacientes, procedimentos de muito sucesso no período.
Verdade. Essas instituições revelavam estratégias punitivistas e de controle, com vistas às necessidades do Mercantilismo e interesses militares.