O Incrível Reino dos Fungos
Os fungos possuem um reino só para eles, assim como as plantas e os animais. É o Reino Fungi, que possui tantas espécies (calcula-se em milhões) que até hoje os cientistas seguem descobrindo novos exemplares.
0
0
0
1
Durante muito tempo, os fungos foram classificados no reino Plantae, juntamente com as plantas. Entretanto, uma característica evidente nos permite reconhecer os motivos de estes serem separados em reinos distintos. Que característica tão evidente pode ser essa?
Os fungos se reproduzem por esporos, diferentemente das plantas que o fazem por sementes.
Os fungos não fazem fotossíntese.
O fato dos fungos possuírem clorofila b, diferente da clorofila a presente nas plantas.
O fato dos fungos serem procariontes.
Os fungos são autótrofos decompositores.
2
Substância presente na parede das hifas fúngicas, também presente no esqueleto de alguns animais como crustáceos e insetos:
Oxalato de cálcio
Glicogênio
Celulose
Quitina
Amido
3
Os fungos apresentam nutrição heterótrofa, sendo decompositores de matéria orgânica morta e em alguns casos, viva. Durante seu processo de obtenção de nutrientes, a digestão dos fungos ocorre através de:
Não realiza digestão
Digestão extra e intracelular
Digestão intracelular
Digestão interna
Digestão extracelular
4
Os fungos são utilizados pela indústria farmacêutica na fabricação de medicamentos, principalmente antibióticos. Estas substâncias bactericidas foram descobertas na década de 1920, por Flemming. Qual o gênero do fungo utilizado nesta pioneira descoberta:
Penicilium
Clostridium
Rhyzopus
Bacillus
Saccharomyces
5
A associação entre hifas fúngicas e raízes de plantas, em solos carentes de nutrientes, promovendo uma associação mutualística entre ambos, é conhecida como:
Parasitismo
Micorriza
Conjugação
Comensalismo
Liquens