Multiletramento e a linguagem na contemporaneidade
O uso cada vez mais constante das novas tecnologias da informação e comunicação tem influenciado mudanças em muitas atividades da sociedade contemporânea. Os textos ganham novas possibilidades... o Multiletramento!!!
0
0
0
1
Vivemos em um contexto, em que os meios de comunicação e as novas mídias acenam para uma nova necessidade. Qual?
A necessidade de uma sociedade não apenas letrada, mas multiletrada e multimodalizada pelas múltiplas linguagens e mídias da forma diferente de ver o mundo e de conceber a vida.
A necessidade de uma sociedade letrada numa concepção de letramento como sendo as próprias práticas de leitura e escrita, somente no ambiente escolar.
2
Surgem novas representações e conceitos, tais como: multiletramento, multimodalidade, hipermídia já se encontram nas práticas da sala de aula, você sabe o que é um multiletramento?
Multiletramento são práticas de leitura e produção de textos construídos a partir de diferentes linguagens (sonoras, visuais, escritas, corporais e digitais) e que, por isso, exigem letramentos diversificados.
Multiletramentos como textos compostos de inúmeras linguagens e que exigem poucas habilidades de compreensão e produção para decodificar apenas o que está explícito.
3
Sobre os multiletramentos em sala de aula é correto afirmar:
Os letramentos digitais só conseguiram se desenvolver em função da agilidade de preparação do corpo docente para a utilização do aparato tecnológico de forma adequada.
A compreensão dos novos modos de representação da linguagem verbal e não verbal se materializam em diferentes gêneros textuais, digitais veiculados na Internet, domínio discursivo em crescente evolução e a habilidade de interpretar a linguagem em suas diferentes representações.
4
Vamos analisar a seguinte situação: um professor trouxe para a sala de aula algumas postagens do grupo de Facebook, WhatsApp para comentar com os estudantes os gêneros: postagens, memes, charges e comentários essa prática favorece a:
Socializar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes por meio de exposições e debates com a comunidade escolar.
Analisar as relações multissemióticas em diferentes textos de circulação em mídias digitais sociais.
5
O hipertexto é uma multiplicidade de caminhos onde o leitor insere novas informações e muda a noção tradicional de autoria, por quê?
Propicia um evento textual-interativo em que apenas o
autor é ativo.
É o leitor que constrói a versão final do texto.
Só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.
O autor detém o controle absoluto do que escreve.