1
O aquecimento global designa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas – embora existam discordâncias quanto a isso no campo científico.
VERDADEIRO
FALSO
2
A principal causa desse aquecimento global que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.
VERDADEIRO
FALSO
3
Sob o ponto de vista oficial, o principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados com o aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
VERDADEIRO
FALSO
4
O aquecimento global envolve causas antrópicas, ou seja, que são causadas pela ação do ser humano.
VERDADEIRO
FALSO
5
Registro de queimadas, aumento do desmatamento, emissão de poluentes são exemplos de ações humanas que contribuem para o aumento das temperaturas terrestres.
VERDADEIRO
FALSO
6
Se considerarmos a dinâmica das mudanças climáticas em termos mundiais, pode-se concluir que a remoção das florestas contribui para o aumento das médias térmicas e para a aumento dos índices de pluviosidade em vários lugares.
VERDADEIRO
FALSO
7
A Floresta Amazônica, por exemplo, é uma grande fornecedora de umidade para a atmosfera, provendo um maior controle das temperaturas e certa estiagem de chuvas para boa parte do continente sul-americano, conforme estudos relacionados com os chamados rios voadores.
VERDADEIRO
FALSA
8
O desmatamento das áreas naturais não contribui para o aquecimento global no sentido de promover um desequilíbrio climático decorrente da remoção da vegetação, que tem como função o controle das temperaturas e dos regimes de chuva.
VERDADEIRO
FALSA
9
Outra causa para as mudanças climáticas é a emissão dos chamados gases-estufa. Os principais gases são: o dióxido de carbono (CO2), gerado em maior parte pela queima de combustíveis fósseis; o gás metano (CH4), gerado na pecuária, na queima de combustíveis e da biomassa e também em aterros sanitários; o óxido nitroso (N2O), produzido pelas fábricas; além de gases com flúor, tais como os flúor-hidrocarbonos e os perfluorocarbonos.
VERDADEIRO
FALSO
10
A poluição das águas também é um fator relacionado com o aquecimento global. No caso dos oceanos, existem seres vivos responsáveis pela absorção de gás carbônico e emissão de oxigênio: os fitoplânctons e as algas marinhas. Portanto, a destruição de seus habitat também pode interferir diretamente na dinâmica atmosférica global.
FALSO
VERDADEIRO
11
Com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível das águas dos oceanos, pode ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas.
VERDADEIRO
FALSO
12
Com as mudanças climáticas pode ocorrer o crescimento e surgimento de desertos somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais, com isso a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra, o que pode agravar os problemas da desnutrição pela carência alimentar (fome).
FALSO
VERDADEIRO
13
O aquecimento global não enfrenta críticas, pois é aceito grupos científicos e econômicos, que defendem que o aumento das temperaturas médias do planeta é um processo apenas causado por seres humanos.
FALSO
VERDADEIRO
14
O aquecimento do globo é um processo natural, mas que vem sendo intensificado pelas ações humanas, especialmente por meio da concentração de chuvas nas cidades.
VERDADEIRO
FALSO
15
Efeito estufa é um fenômeno natural está diretamente relacionado à ocorrência do aquecimento global.
VERDADEIRO
FALSO