Música Popular Brasileira
Questões sobre história da Música Popular Brasileira do período Colonial ao início do século XX (década de 1930)
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Qual gênero musical, considerado a primeira dança genuinamente brasileira, surgiu no Rio de Janeiro no final do século XIX, combinando influências europeias e africanas?
Lundu
Maxixe
Polca
Choro
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Qual compositora brasileira, pioneira no maxixe, desafiou as convenções sociais da época e se destacou como uma das principais figuras femininas da música brasileira?
Elis Regina
Nara Leão
Carmen Miranda
Chiquinha Gonzaga
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Qual obra de Chiquinha Gonzaga, um maxixe famoso, se tornou um marco na música popular brasileira?
"Aquarela do Brasil"
"Ó Abre Alas"
"Corta-Jaca"
"Carinhoso"
4
Qual gênero musical instrumental, conhecido por seu virtuosismo e improvisação, teve sua era de ouro nas décadas de 1920 e 1930 no Brasil?
Maxixe
Samba
Lundu
Choro
5
Qual das seguintes opções NÃO é uma característica da música indígena no período colonial brasileiro?
Canto monódico.
Uso de chocalhos e percussões.
Transmissão oral das tradições musicais.
Influência de instrumentos europeus como o violão.
6
Qual evento marcou o início da popularização do samba no Brasil e de fundamental importância para a indústria fonográfica?
O surgimento do rádio na década de 1920.
A chegada da Família Real em 1808.
A gravação de "Pelo Telefone" em 1917.
A criação do programa "A Hora do Brasil" em 1935.
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Qual foi o principal objetivo dos jesuítas ao utilizarem a música durante a colonização do Brasil?
Divertir os colonos portugueses.
Desenvolver uma música brasileira única.
Preservar as tradições musicais indígenas.
Catequizar os povos indígenas.
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Qual programa de rádio, criado em 1935, se tornou um importante veículo de divulgação do samba e de outros gêneros musicais durante o Estado Novo?
"A Hora do Brasil"
"A Voz do Brasil"
"Repórter Esso"
"Programa Casé"
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Quem foi o líder do grupo "Os Oito Batutas", um dos mais importantes conjuntos de choro da década de 1920 e compositor de 'Carinhoso" (eleita a música brasileira do século XX)?
Pixinguinha.
Chiquinha Gonzaga.
Joaquim Callado.
Noel Rosa.
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Qual cantora brasileira se tornou um ícone internacional, popularizando a música brasileira no exterior?
Dalva de Oliveira.
Carmen Miranda.
Chiquinha Gonzaga.
Tia Ciata.
11
Em que ano foi fundada a primeira gravadora do Brasil, a Casa Edison, marcando o início da era das gravações musicais no país?
1902
1888
1930
1917
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Qual a relação entre o Lundu e a Polca na formação da música brasileira?
Ambos os gêneros são de origem africana.
O Lundu e a Polca se fundiram para criar o Maxixe.
A Polca substituiu o Lundu nos salões da elite.
A Polca influenciou a melodia do Lundu.
13
Qual o impacto das gravações musicais no desenvolvimento da música popular brasileira?
Favoreceram a preservação da música indígena.
Impulsionaram a profissionalização do mercado musical.
Dificultaram o acesso à música pelas classes populares.
Limitaram a difusão da música popular.
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Qual a importância de Tia Ciata para a história do samba?
Primeira cantora de samba a alcançar fama internacional.
Criadora do estilo moderno de samba.
Foi a compositora do primeiro samba gravado.
Anfitriã de encontros musicais que impulsionaram o desenvolvimento do samba.
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Qual gênero musical brasileiro, com suas raízes na música portuguesa do século XVIII, se destaca por suas melodias românticas e letras que exploram o amor e a saudade?
Modinha
Maxixe
Lundu
Choro
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Por que o maxixe, inicialmente popular nas classes mais baixas, foi resistido pela elite brasileira?
Por ser visto como vulgar e sensual.
Por ser considerado muito lento e monótono.
Por ser uma cópia da música europeia.
Por ser associado a letras politicamente subversivas.
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O Choro, gênero musical genuinamente brasileiro, se caracteriza por:
a) Letras românticas e melodias melancólicas. b)
Virtuosismo, improvisação e ritmo sincopado.
Ritmo marcado e coreografia sensual.
Temática religiosa e influência indígena.
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Qual das seguintes opções NÃO representa uma característica marcante da música brasileira no período colonial?
Uso da música como ferramenta de catequização.
Popularização da modinha e do Lundu.
Influência do jazz americano.
Fusão de elementos indígenas, europeus e africanos.
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Como o maxixe se adaptou aos salões da elite brasileira?
a) Alguns compositores nominavam de "tango brasileiro".
Passou a ser tocado apenas por instrumentos clássicos como violino.
Foi proibido de ser tocado em público.
Adotou letras em francês.
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Como a música africana se fez presente no Brasil colonial, apesar da repressão cultural imposta pelos colonizadores?
Através de grandes festivais de música africana.
Através de escolas de música africanas.
Através da influência de músicos africanos famosos que visitavam o Brasil.
Através da transmissão oral e da incorporação de elementos africanos à música europeia.
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Quais as principais características da música africana que influenciaram a música brasileira?
Rítmica (síncope, polirritmia), dança (sensualidade, expressividade) e instrumentos (berimbau, atabaque, agogô).
Uso de instrumentos eletrônicos.
Melodias complexas e harmonias sofisticadas.
Letras que contam histórias épicas.
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Qual a importância do samba para a construção da identidade nacional brasileira?
O samba foi imposto pelo governo Vargas como único gênero musical permitido.
O samba foi utilizado pela elite branca como símbolo de domínio.
O samba representou a resistência cultural dos povos indígenas.
O samba se tornou um símbolo da cultura afro-brasileira e da miscigenação.
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Qual o impacto do processo de aculturação musical promovido pelos jesuítas sobre a música indígena?
Criação de um novo gênero musical híbrido.
Incorporação de elementos indígenas à música europeia.
Fortalecimento da identidade musical indígena.
Perda gradual da identidade musical indígena.
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Quais as evidências da desvalorização da cultura musical indígena pelos jesuítas?
Uso de termos pejorativos para descrever a música indígena e substituição de canções indígenas por orações religiosas em língua indígena.
Proibição da música indígena em todas as suas formas.
Obrigação dos indígenas a cantar apenas em latim.
Destruição de todos os instrumentos musicais indígenas.
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Qual a principal característica da música no período colonial brasileiro?
Mistura complexa de influências indígenas, europeias e africanas, formando uma identidade musical única.
Isolamento musical, sem interação com outras culturas.
Homogeneidade musical, com predomínio da música europeia.
Inexistência de música profana.
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Qual a relação entre a música e a dança no contexto da cultura afro-brasileira?
A dança é uma forma de expressão corporal que se manifesta através da música.
A música é utilizada apenas como acompanhamento para a dança.
A música e a dança estão intrinsecamente ligadas, expressando a cultura e a religiosidade afro-brasileira.
A música e a dança são elementos separados e independentes.
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Qual das opções abaixo NÃO representa uma influência da música africana na música brasileira?
Melodias e harmonias dissonantes.
Danças sensuais e expressivas.
Rítmica sincopada e polirritmia.
Uso de instrumentos de percussão como o atabaque.
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O que significa o termo "síncope" no contexto da música brasileira?
Um tipo de instrumento musical de percussão.
Uma dança sensual de origem africana.
Um ritmo caracterizado pelo deslocamento do acento métrico.
Um estilo de canto típico da música indígena.
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Qual a importância do rádio para a popularização da música brasileira no século XX?
O rádio dificultou o acesso à música popular pelas classes populares.
O rádio permitiu que a música erudita europeia chegasse ao Brasil.
O rádio possibilitou a difusão da música brasileira para um público mais amplo, ultrapassando as barreiras geográficas.
O rádio promoveu a música indígena em detrimento de outros gêneros.
30
Como a indústria cultural impactou o desenvolvimento da música brasileira no século XX?
A indústria cultural impulsionou a profissionalização do mercado musical e influenciou a produção musical de acordo com as demandas do mercado.
A indústria cultural impediu a influência de gêneros musicais estrangeiros.
A indústria cultural contribuiu para a preservação da música indígena.
A indústria cultural promoveu a diversidade musical e o respeito às tradições instituídas por lei pela ditadura do Estado Novo, em 1937.