Modernismo brasileiro
Trabalho qualitativo de português. Feito por: Laira Queiroz, Juliana Bernard, Beatriz Teixeira, Carla Estefani, Amanda Limoeiro
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Na Terceira Fase do Modernismo, houve uma ruptura com os valores instaurados em 1922, dando lugar a uma literatura com quais características?
Volta para o psicológico do ser humano; sentimentalismo; prosa intimista; presença de símbolos e imagens que representam a realidade; questionamento sobre a existência humana.
Sentimentalismo; questionamento sobre a existência humana; arte engajada, com crítica social; linguagem aproximada do popular.
Poesia com rigor das antigas formas, com valorização de rimas e vocabulário erudito; prosa intimista; volta para o psicológico do ser humano; questionamentos existenciais.
Arte engajada; volta para o psicológico do ser humano; sentimentalismo; desejo de construção de arte brasileira; vocabulário erudito.
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Quais os principais autores da Segunda Fase do Modernismo brasileiro?
Guilherme de Almeida, Graça Aranha, Aluízio Azevedo, Adolfo Caminha, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira.
Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, Rachel de Queiroz, Érico Veríssimo, João Cabral de Melo Neto.
Vinícius de Moraes, Jorge Amado, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, João Cabral de Melo Neto.
Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz, Érico Veríssimo.
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Qual o principal tema abordado pelos autores na 2ª fase do modernismo?
Dadaísmo
Materialismo
Regionalismo
Romantismo
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Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face? No poema de Cecília Meireles fica evidente:
A função referencial e o uso da metáfora
A função emotiva e o uso da anáfora
A função poética e o uso da metáfora
A função metalinguística e o uso da anáfora
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O soneto, como formato fixo de poesia, teve e tem muitos cultores. Alguns extraordinários. Entre os poetas brasileiros contemporâneos a seguir citados, qual deles se notabilizou nessa modalidade literária?
Cecília Meireles.
Vinícius de Moraes.
João Cabral de Melo Neto.
Carlos Drummond de Andrade.
Ferreira Gullar.
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O período do Modernismo no Brasil trouxe várias publicações. Dentre estas, podemos destacar algumas, como:
Amar, Verbo Intransitivo; Sagaana; Jubiabá; Quincas Borba; Vidas Secas; O Guarani; Iracema; Macunaíma; Lira dos Vinte Anos; Bom Crioulo; O Cortiço; O Ateneu; Gabriela, Cravo e Canela; Memórias Póstumas de Brás Cubas.
O Cortiço; Macunaíma; A Hora da Estrela; Perto do Coração Selvagem; Sagarana; Morte e Vida Severina; Tenda dos Milagres; Jubiabá; Dom Casmurro; Quincas Borba; Vidas Secas; O Guarani; Gabriela, Cravo e Canela.
Iracema; Macunaíma; Amar, Verbo Intransitivo; Dom Casmurro; Grande Sertões: Veredas; Sagarana; Perto do Coração Selvagem; A Hora da Estrela; Vidas Secas.
Amar, Verbo Intransitivo; Macunaíma; Gabriela, Cravo e Canela; Capitães da Areia; Sentimento do Mundo; Perto do Coração Selvagem; A Hora da Estrela; Vidas Secas; Grande Sertões: Veredas; Morte e Vida Severina.
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Sobre o Modernismo brasileiro, em que se insere a obra de Carlos Drummond de Andrade, pode-se afirmar corretamente que: 1. Conta com diferentes tendências individuais e pelo menos duas fases distintas; 2. Discute as diferenças culturais e estéticas e valoriza as peculiaridades locais; 3. Respeitas as regras da poética tradicional e evita formar ideias originais.
1 e 2 estão corretas
somente 2 é correta
1, 2 e 3 estão corretas
1 e 3 estão corretas
2 e 3 estão corretas
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Sobre a Semana de Arte Moderna, é incorreto afirmar:
à época, a Semana provocou grande comoção, sendo destaque em vários jornais, que dedicaram suas páginas à cobertura do polêmico evento que reuniu várias tendências de renovação que vinham ocorrendo na arte e na cultura antes de 1922.
é tida, por muitos estudiosos da literatura brasileira, como um divisor de águas na cultura nacional. A partir dela, os ideais modernistas ganharam visibilidade em todo o país.
Do ponto de vista artístico, o objetivo fundamental da Semana foi acertar os ponteiros da nossa literatura com a modernidade contemporânea. Para isso, era necessário entrar em contato com novas técnicas artísticas, expressas principalmente pelas vanguarda
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de artistas do Rio de Janeiro e São Paulo.
Não se conhece ao certo de quem partiu a ideia de realizar a Semana, contudo, sabe-se que, já em 1920, Oswald de Andrade prometera para 1922 – ano do centenário da Independência – uma ação dos artistas novos “que fizesse valer o Centenário!” (palavras de
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Sobre Graciliano Ramos estão corretas as proposições, exceto:
Iniciou sua carreira de escritor com obras de cunho regionalista e de denúncia social; passou por diferentes fases até chegar à fase em que se voltou para a crônica de costumes.
Graciliano Ramos alcançou raro equilíbrio ao reunir análise sociológica e psicológica, mostrando-se como o legítimo continuador de Machado de Assis na trajetória do romance brasileiro.
Mais conhecido por seus romances, Graciliano Ramos não foi apenas romancista: escreveu contos (Histórias incompletas, Insônia, Alexandre e outros heróis), crônicas (Linhas tortas, Viventes das Alagoas) e impressões de viagens (Viagem).
O autor de Vidas secas sobressai-se sobre os demais de sua época pelas suas qualidades universalistas e, sobretudo, pela linguagem enxuta, rigorosa e conscientemente trabalhada.
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Sobre Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar:
Um dos grandes nomes da poesia da segunda geração modernista, sua obra é marcada pela preocupação religiosa e pela angústia existencial diante da condição humana.
Escritor cuja obra pertence à segunda geração modernista, quatro fases podem ser identificadas em sua obra: fase gauche, fase social, a fase do “não” e a fase da memória.
Sua obra está inserida na segunda geração modernista e sua principal característica é a poesia surrealista inspirada no cristianismo e no experimentalismo linguístico.
Sua poesia denuncia a condição de exploração e marginalização dos negros em nosso país e também apresenta grande enfoque nos temas religiosos.