MINAS GERAIS 300 ANOS: DANÇAS, FESTAS E MÚSICAS TÍPICAS.
VOCÊ CONHECE AS DANÇAS, FESTAS E MÚSICAS TRADICIONAIS MINEIRAS?
0
0
0
1
A DANÇA DO PAU DE FITAS É APRESENTADA NAS FESTAS EM LOUVOR A...
Nossa Senhora Aparecida.
Nossa Senhora do Rosário.
2
QUAL A ORIGEM DA DANÇA CATIRA?
A origem da Catira é múltipla, ou seja, ela reúne traços europeus, indígenas e africanos. Ela está associada às atividades dos tropeiros, eles faziam o transporte de gado entre os locais, provavelmente, a dança tenha surgido nos momentos de descanso e descontração do grupo.
A origem da Catira é unicamente Portuguesa, pois é uma dança que faz parte de nossa cultura desde o período colonial. Não há traços de outros grupos étnicos associados a origem da Catira.
3
QUAL É A ORIGEM DA CONGADA?
A congada é uma manifestação cultural africana, apresentada quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes.
A congada é a mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia. Suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes.
4
A FOLIA DE REIS É PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE MINAS GERAIS?
SIM.
NÃO.
5
EM QUAL REGIÃO MINEIRA SURGIU O INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO, CORAL DAS LAVADEIRAS DE ALMENARA?
NO VALE DO RIO DOCE.
NO VALE DO JEQUITINHONHA.
6
QUAL É A ORIGEM DAS PASTORINHAS?
As Pastorinhas foram introduzidas no Brasil pelos africanos no século XVI. Esse bailado folclórico compõe-se de representações coloridas e movimentadas com cantos e danças dramatizados principalmente por moças, que seguem a Belém com o intuito de homenagear o menino Jesus.
As Pastorinhas foram introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVI. Esse bailado folclórico de origem portuguesa compõe-se de representações coloridas e movimentadas com cantos e danças dramatizados principalmente por moças, que seguem a Belém com o intuito de homenagear o menino Jesus.
7
VOCÊ SABE A ORIGEM DA FESTA JUNINA?
Trazida pelos colonizadores portugueses virou tradição apenas em Minas Gerais . Os 'caipiras' saúdam junho com quadrilhas e homenagens aos santos do mês. A dança surgiu em agradecimento pela colheita.
Trazida pelos colonizadores portugueses virou tradição em Minas Gerais e em todo o Brasil. Em Minas Gerais, 'caipiras' saúdam junho com quadrilhas e homenagens aos santos do mês. A dança surgiu em agradecimento pela colheita.
8
O QUE É A CAVALHADA?
Cavalhada é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da Reconquista.
Cavalhada é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem no processo de conquista da América, onde os colonizadores exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia ao conquistar as terras americanas.
9
O QUÊ COMEMORA A FESTA DO DIVINO? EM QUAIS REGIÕES MINEIRAS ELA ACONTECE?
Consagrada ao Divino Espírito Santo, é um dos mais antigos folguedos portugueses, introduzido em Minas nos tempo dos Brasil Colônia. A tradição é preservada em Minas Gerais há mais de 300 anos, principalmente em Diamantina MG, Alto Jequitinhonha, onde a festa é chamada também de Festa do Império.Consagrada ao Divino Espírito Santo, é um dos mais antigos folguedos portugueses, introduzido em Minas nos tempo dos Brasil Colônia. A tradição é preservada em Minas Gerais há mais de 300 anos, principalmente no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Consagrada ao Divino Espírito Santo, é um dos mais antigos folguedos portugueses, introduzido em Minas nos tempo dos Brasil Colônia. A tradição é preservada em Minas Gerais há mais de 300 anos, principalmente em Diamantina MG, Alto Jequitinhonha, onde a festa é chamada também de Festa do Império.Consagrada ao Divino Espírito Santo, é um dos mais antigos folguedos portugueses, introduzido em Minas nos tempo dos Brasil Colônia. A tradição é preservada em Minas Gerais há mais de 300 anos, principalmente em Diamantina MG, Alto Jequitinhonha, onde a festa é chamada também de Festa do Império.
10
O QUE É CAXAMBU?
Caxambu, na língua africana é o tambor maior e principal usado nas manifestações afro-brasileiras. Em Minas Gerais, é o nome dado a uma cidade do Sul de Minas e a uma dança de origem africana, também conhecida por Jongo, em alguns estados. Essa dança foi introduzida no Brasil e em Minas Gerais pelos negros bantos, sequestrados na África e vendidos no Brasil como escravos. No Brasil, a dança se popularizou, principalmente nas senzalas das fazendas de café de Minas e do Rio de Janeiro, tendo tido grande influência na formação do samba carioca, bem como da nossa cultura em si.
Caxambu, na língua africana é o berimbau usado nas manifestações afro-brasileiras. Em Minas Gerais, é o nome dado a uma cidade do Sul de Minas e a uma dança de origem africana, também conhecida por Jongo, em alguns estados. Essa dança foi introduzida no Brasil e em Minas Gerais pelos negros bantos, sequestrados na África e vendidos no Brasil como escravos.