Metabolismo da Contração Muscular
Descrevendo a bioquímica envolvida no metabolismo da contração muscular.
0
0
0
1
Sobre o mecanismo de contração dos músculos esqueléticos, é correto afirmar que:
O fosfato de creatinina e o glicogênio são as principais fontes de energia para a contração muscular.
Na presença de íons Ca2, a miosina afasta-se da actina, o que provoca o relaxamento muscular.
Os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina fazendo com que o comprimento do miômero diminua.
Na presença de íons Ca2+, a miosina aproxima-se da actina, o que provoca a contração da fibra muscular.
2
Os músculos estriados esqueléticos, apresentam estriações. A repetição de determinadas unidades é que são responsáveis pela formação dessas estriações. Quais são essas unidades?
Sarcômeros
Fibras
Actina
Miosina
Sarcolema
3
O mecanismo de contração e relaxamento muscular só é possível graças a um determinado elemento que é liberado após o estímulo nervoso. Qual o nome desse elemento?
Potássio.
Fosfato de creatinina.
Cálcio.
ATP.
4
A contração do músculo estriado esquelético ocorre pela interação entre os filamentos de actina e miosina. Para gerar a contração muscular, a cabeça da miosina empurra os filamentos de actina. Na condição em que o músculo se encontra descontraído (relaxado), uma terceira proteína ocupa este local de conexão entre esses filamentos. Essa terceira proteína é a:
ADP
Troponina
ATP
Tropomiosina
5
A contração muscular é desencadeada pelo estímulo nervoso que se propaga para o interior da fibra estriada e provoca a liberação de íons cálcio armazenados no interior de bolsas do retículo sarcoplasmático. Os íons cálcio espalham-se pelo citosol e entram em contato com as miofibrilas, provocando o deslizamento entre os filamentos de actina e miosina e o encurtamento dos sarcômeros. Essa descrição a respeito da sequência do mecanismo de contração muscular pode ser classificada como:
Verdadeira
Falsa
6
Para a movimentação da cabeça da miosina ocorrer, é necessário hidrolisar ATP (adenosina trifosfato, uma molécula de transferência de energia da célula) geralmente ligada à miosina; esta hidrólise consiste na “quebra” de uma molécula de:
ATP em ADP e fosfato (ATP -> ADP+P)
ADP em ATP e fostato (ADP -> ATP + P)
Fostato em ATP e ADP (P -> ATP + ADP)
7
A quantidade de ATP presente nas fibras musculares é suficiente para suprir apenas alguns segundos de atividade muscular intensa. Por isso, quando o trabalho muscular esgota a quantidade de ATP disponível, as células musculares repõem os estoques de ATP e de fosfocreatina pela intensificação da respiração celular através do(a):
Sistema de adrenalina.
Sistema creatina-fosfato.
Fermentação lática.
Metabolismo glicolítico.
8
Em relação aos efeitos do ácido lático, assinale a alternativa que corresponde aos itens corretos descritos abaixo: I - Diminuição do pH II - Maior atividade da fosfofrutoquinase (PFK) III -Invasão da fenda sináptica (fadiga)
I, II e III
I e II
I e III
II e III
9
O metabolismo oxidativo da contração muscular acontece através da respiração aeróbica. Classifique as alternativas abaixo em verdadeiro ou falso quanto às características do metabolismo oxidativo: ( ) Ocorre menor produção de ATP ( ) Envolve mais substratos ( ) Sustenta uma atividade física por até 4 horas ( ) Os lipídios geram mais energia que o piruvato
V F V F
F F V V
V V V V
F V V V