Lutas pelos direitos das mulheres e feminismos
O tema do quiz são as lutas pelos direitos das mulheres e o movimento feminista. Este quiz faz parte da apresentação do grupo 5 no seminário "O século XX: da intolerância à conquista dos direitos humanos" da disciplina de História.
0
0
0
1
Leia o trecho abaixo: "Adoro essa definição [...]. Adoro porque afirma de maneira muito clara que o movimento não tem a ver com ser anti-homem. Deixa claro que o problema é o sexismo." (Fonte: HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 14ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020) Assinale a alternativa correta que traz a definição de bell hooks para feminismo.
Movimento para acabar com o sexismo, exploração e opressão sexista, podemos simplificá-lo e enxergá-lo como um movimento de mulher contra os homens.
Movimento para acabar com a discriminação baseada em gênero, de pouca importância.
Movimento para acabar com a discriminação baseada em gênero, exploração sexista e opressão.
2
Além de apresentar conceitos e questões fundamentais sobre o feminismo, bell hooks traz sua experiência de vida: "É fácil para o público diverso entender o que faço como crítica cultural e compreender minha paixão por escrever. Mas teoria feminista - é nesse ponto que as perguntas param. A tendência é eu ouvir sobre a maldade do feminismo e as feministas más: 'elas' odeiam homens; 'elas' querem ir contra a natureza (e deus); todas 'elas' são lésbicas; 'elas' estão roubando empregos e tornando difícil a vida de homens brancos... Quando PERGUNTO A ESSE MESMO PESSOAL sobre os livros, revistas e palestras feministas, RESPONDEM que TUDO QUE SABEM SOBRE FEMINISMO entrou na vida deles POR TECEIROS [...]." (HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020. p. 11-12) Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta:
Baseado na afirmação feita pela autora, não existe a necessidade de ensinar sobre o feminismo, uma vez que a internet facilita o acesso à informação. Nenhuma fake news sobre o movimento é divulgada e todas as pessoas compreendem sua importância.
Muitas pessoas criticam o movimento e algumas vezes até mesmo fazem afirmações errôneas e difamam o movimento. O problema não é ter opiniões diferentes, mas sim, a falta de conhecimento a respeito do assunto e a negação em torno da sua importância que faz com que essas opiniões reproduzam comportamentos sexistas. Antes de criticar, é preciso conhecer e entender de fato o movimento, sem preconceitos e sem generalizar.
Afirmação da autora condiz com a realidade: muitos"sabem sobre o feminismo" por "terceiros", mas não há nenhum problema em não conhecer o assunto e falar sobre o mesmo.
3
Carlota Pereira de Queirós foi médica e escritora, no ano de 1933, primeiros anos da Era Vargas, ela se tornou importante em uma outra área porque:
Nenhuma das alternativas anteriores
Ajudou a criar escolas literárias
Foi a primeira mulher a publicar um livro no Brasil
Foi eleita deputada federal
4
(Enem 2013) - Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a:
Aprovação do direito ao divórcio
Garantia de equiparação salarial
Liberdade de orientação sexual
Redivisão do trabalho doméstico
Obtenção da participação eleitoral
5
(PUC MINAS - 2019) Ainda se tratando de questões referentes à mulher, é interessante lembrar que foi em 1918 que o voto foi aprovado no Reino Unido após a luta das mulheres conhecidas como sufragistas. Foi em 1918 que a aprovação do "Representation of the People Act", uma emenda na lei que permitiu que mulheres com mais de 30 anos de idade - e que se enquadrassem em mais algumas regras sobre propriedades - pudessem votar. O ato também estendeu o direito a todos os homens acima de 21 anos. No Brasil o voto só foi aprovado em 1932 (decreto 21.076 do Código Eleitoral Provisório). Sobre a luta pelo voto de mulheres, é CORRETO afirmar:
Insere-se na busca por direitos no contexto das lutas por cidadania e igualdade, que coincide, no século XVIII e XIX, com o desenvolvimento urbano e industrial, consequentemente, com as
transformações e tensões sociais da sociedade pós-industrial e com a ampliação da participação das mulheres por meio do trabalho.
As mulheres até então eram consideradas inferiores aos homens e incapazes do exercício na vida pública. Com os avanços na ciência e, particularmente na medicina, as diferenças entre homens e mulheres não se comprovaram como diferenças cognitivas e foram corrigidas com a extensão do sufrágio às mulheres.
Hoje, cem anos mais tarde, louvamos as conquistas mulheres sufragistas e comprovamos o avanço na ampliação do espaço político com a inserção das mulheres nas câmaras legislativas de forma igualitária e com resultados positivos nas mudanças culturais, principalmente extinguindo as diferenças sociais por sexo/gênero.
Podemos dizer que as atitudes e as leis mudaram. No entanto, há muitas questões pelas
quais as mulheres ainda estão lutando. Apesar de já terem superado as diferenças salariais entre
homens e mulheres contemplando mais igualdade, ainda lutam contra o assédio sexual e a
violência tão presentes na sociedade.
6
Baseado no trecho de "Feminismo no Cotidiano" de Marli Gonçalves, o que leva a esse ódio "sem sentido e desnecessário"?
O fato do movimento não estar relacionado a justiça, pois todas as pessoas conhecem apenas informações verdadeiras relacionadas ao feminismo
A falta de conhecimento a respeito do movimento feminista
7
(Enem 2016) Texto 2 - Metade da nova equipe da NASA é composta por mulheres: Até hoje, 350 astronautas americanos estiveram no espaço, as mulheres não chegam a um terço desse número. Após o anúncio da turma ser composta 50% por mulheres, alguns internautas escreveram comentários machistas e desrespeitosos sobre a escolha nas redes sociais. A comparação entre o anúncio publicitário de 1968 e a repercussão da notícia de 2016 mostra a:
Manutenção do estereótipos de gênero
Qualificação da atividade doméstica
Equiparação de papéis nas relações familiares
Elitização da carreira científica
Ambição de indústrias patrocinadoras
8
(ENEM 2019) O feminismo teve uma relação direta com o descentramento conceitual do sujeito cartesiano e sociológico. Ele questionou a clássica distinção entre o “dentro” e o “fora”, o “privado” e o “público”. O slogan do feminismo era: “o pessoal é político”. Ele abriu, portanto, para a contestação política, arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc. O movimento descrito no texto contribui para o processo de transformação das relações humanas, na medida em que sua atuação:
subverte os direitos de determinadas parcelas da sociedade.
redefine a dinâmica das instituições sociais.
limita os mecanismos de inclusão das minorias.
constrói a segregação dos segmentos populares.