PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA
Esse é um jogo para que você possa testar seus conhecimentos
0
0
0
1
Qual é a diferença entre planta medicinal e droga vegetal?
A droga vegetal é a espécie vegetal, cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos. Já a planta medicinal é as suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias químicas que são responsáveis pela ação terapêutica, após terem passadas por processos de coleta, podendo estar na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.
A planta medicinal é um fitofármaco e a droga vegetal é um tipo de fitoterápico.
A planta medicinal é a espécie vegetal, cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos. Já a droga vegetal é a planta medicinal, ou suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias químicas que são responsáveis pela ação terapêutica, após terem passadas por processos de coleta,podendo estar na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.
2
Qual é a diferença entre Fitocomplexo e Princípio Ativo
O fitocomplexo é conjunto de todas as substâncias, originadas do metabolismo
primário ou secundário, responsáveis, em conjunto, pelos efeitos biológicos de uma planta
medicinal ou de seus derivados. Já princípio ativo é a substância dentro de uma planta ou alimento é responsável pelo seu efeito farmacológico.
O princípio ativo são seres vivos eucarióticos multinucleados que não
sintetizam clorofila, não armazenam amido como substância de reserva e, em sua maioria,
não possuem celulose na parede celular. Já o fitocomplexo é produto da extração da planta medicinal fresca ou da droga
vegetal, que contenha as substâncias responsáveis pela ação terapêutica, podendo ocorrer
na forma de extrato, óleo fixo e volátil, cera, exsudato e outros;
O princípio ativo é conjunto de todas as substâncias, originadas do metabolismo
primário ou secundário, responsáveis, em conjunto, pelos efeitos biológicos de uma planta
medicinal ou de seus derivados. Já o fitocomplexo é a substância dentro de uma planta ou alimento é responsável pelo seu efeito farmacológico.
3
Qual é a diferença entre o Medicamento fitoterápico e o Fitofármaco
Os fitofármacos também são considerados medicamentos da biodiversidade de origem vegetal e diferem dos fitoterápicos por serem substâncias purificadas e isoladas a partir de matéria-prima vegetal com estrutura química definida e atividade farmacológica.
Os fitofármacos também são considerados medicamentos da biodiversidade de origem vegetal e diferem dos fitoterápicos por serem substâncias que não são purificadas e isoladas a partir de matéria-prima vegetal com estrutura química definida e atividade farmacológica.
O fitofármaco é a planta medicinal usada logo após a colheita/coleta
sem passar por qualquer processo, já o fitoterápico é o medicamento em que se é realizado um isolamento de um ativo.
4
Quais as principais potencialidades da Fitoterapia no Brasil?
O Brasil por possuir uma baixa biodiversidade contribui para que ele seja um grande mercado de fitoterápicos, podendo ser substituído por qualquer medicamento convencional em qualquer tratamento.
O Brasil com sua rica biodiversidade possui uma significativa quantidade de plantas medicinais, tendo algumas que podem ser usadas em unidades de atenção básica e investindo nisso, o país terá maior segurança, menor custo, maior eficácia e obtendo menos efeitos colaterais do que os medicamentos convencionais. Outra potencialidade é o uso de fitoterápiccos como prática integrativa e complementar.
5
Quais são os principais desafios da fitoterapia no Brasil?
Estão entre os pincipais desafios a baixa biodiversidade no país, a falta de eficácia dos fitoterápicos, pois mesmo realizando-se pesquisas sobre as plantas, descobre-se que elas não são efetivas para tratamentos.
Estão entre os principais desafios a aceitação pelos médicos, pois a maioria não confiam e não sabem utilizá-los, disputa comercial, na qual a indústria farmacêutica desqualifica esses produtos para não perder seus lucros no mercado de medicamentos e a falta de investimentos e divulgação na área da fitoterapia.